Que Tal Trocar o Cinto Por Suspensórios?

69

suspensorios_destaque

Eis um acessório que divide opiniões: alguns são fanáticos por ele, outros não conseguem usá-lo, mas é fato que os suspensórios tem se tornado mais populares nos últimos anos e, tenho certeza, muita gente que está lendo este post tem pensado em trazê-lo para seu dia a dia.

Resumo de história até agora…

Os primeiros suspensórios sugiram há mais de 200 anos e foram parte integrante da indumentária masculina até os anos 60, quando, muito provavelmente, algum hippie resolveu que era bonito andar com o cofrinho aparecendo. Já nos anos 80 quem surgia de suspensório era automaticamente taxado de extravagante, mas o cinema ainda lançava mão peça quando queria mostrar algum personagem excêntrico. Os anos 90 trouxeram roupas largas o suficiente para que o silhueta desaparecesse e com ela qualquer resquício de épocas mais elegantes, não havia espaço para tal adereço no cenário dividido entre a calça semi-bag e a camisa de flanela.

Estilo atemporal

Curiosamente algumas tribos como os punks e os rockabillys mantiveram o suspensório sempre persente em seu guarda roupa mesmo após a peça ser considerada fora de moda, justamente por estes individuos não seguirem nenhuma moda, exceto o próprio senso estético que permeia seu universo onde, aliás, o acessório parecia cair como uma luva!

suspensorios_punks_rockabillys
Punks e rockabillys nunca deixaram de usá-lo: a moda passa mas o estilo fica.

Nos anos 2000

O mundo não acabou como se imaginava e, de repente, a moda ficou mais democrática e diversificada, um sentimento de resgate das coisas antigas e estilosas começou a pulsar na maioria das pessoas, vintage e retrô tornaram-se palavras repetidas a exaustão e a geração que cresceu respirando tecnologia passou a olhar com carinho para gravatas borboleta, brogues e, porque não, suspensórios, afinal usar cinto parecia tão óbvio em uma era onde as novidades já nasciam “manjadas” e o antigo, analógico ou rudimentar parecia misterioso e fascinante.

suspensorios_chuck_bass
Figurino do personagem da série “Gossip Girl” provando que os suspensórios estavam de volta nos anos 2.000.

Algumas dicas para quem vai usar suspensórios:

Jamais use suspensórios com cinto, sua função é manter as calças no lugar, se ele não está cumprindo com sua tarefa não faz sentido usá-lo, ainda que você esteja só querendo mostrar estilo;

suspensorios_simples
As fivelas de metal servem para regulagem, certifique-se que a calça ficará na altura correta.

– Eles sempre tem uma regulagem de altura simples, nunca fique com a calça muito baixa, como se estivesse caindo, ou muito alta causando, além do desconforto, um resultado estético bizarro;

– Invista em um exemplar em cor neutra no início, quando estiver acostumado a usá-lo e sentir-se seguro, procure outras cores. Essa mesma regra serve para gravatas, caso você queira saber;

suspensorios_jeans
Para usar suspensórios como esses é necessária uma calça com botões na cintura na frente e atrás.

– Existem calças com botões para que os supensórios fiquem presos, mas são uma raridade aqui no Brasil, assim como é raro encontrar os modelos que se prendem a estes botões. Fique no território seguro, compre aqueles que tem uma presilha de metal na ponta que se agarra a cintura da calça e serve em qualquer modelo;

suspensorios_casamentos
O visual retrô dos suspensórios tem marcado presença em casamentos no mundo todo como alternativa de look para os padrinhos.

– Quem quer fazer um visual anos 50 pode optar por uma camisa xadrez e um sapato de amarrar, mas se a idéia e seguir a linha punk, escolha uma camiseta de banda, um jeans de corte mais ajustado e um calçado pesado como um coturno ou um tênis estilo Converse All Star;

suspensorios_couro_diferente
Existem modelos em couro com um formato mais interessante, mas são difíceis de achar.

– Os seguidores do visual clássico podem usar o acessório com calça em alfaiataria e camisa clara arematada por uma gravata (borboleta, se quiser) e um sapato bem polido;

suspensorios_smoking
O smoking ganha um ar ainda mais clássico quando acompanhado por suspensórios.

– Ternos e smokings ficam muito bem com suspensórios, para estes escolha um modelo branco como o usado pelo ator Daniel Craig em “007 – Cassino Royale” da grife inglesa Albert Thurston, fica discreto e elegante;

– Suspensórios com bermuda vão te fazer parecer o Pinóquio, tire essa idéia maluca da cabeça!

E uma última e importantíssima dica: cuidado extra ao ir ao banheiro! Porque? Não vou explicar, deixo por conta de sua imaginação!

69 COMENTÁRIOS

  1. Como usar para quem vai trabalhar diariamente com roupa social(sem paletó)? Fica aquela de combina sapato com suspensórios como acontece com cinto?

  2. Olá Ricardo,

    estava procurando informações sobre suspensório e acabei encontrando seu site. Excelentes dicas para não fazer feio quando o assunto é se vestir bem. Comprei meu suspensórios e estava com algumas partes das presilhas e os reguladores de altura opaca, já utilizei um pano mas não resolveu. Tem solução pra isso?

    • Fernando,
      para ser bem sincero nunca tentei limpar este tipo de coisa. O que eu sei que funciona para dar polimento em metal são produtos como Kaol ou Brasso, só não sei se são indicados para este tipo de peça.
      Abs.

  3. Ola Ricardo tudo bem parece que minhas dúvidas terminaram quando conheci seu site,gosto de suspensol ,mas fico meio tímido ao usar,como posso usar com camisa social mangas curtas ou cumpridas com jeans,ou camisetas com manga longa ou curta com jeans,posso usar um blaser com jeans e suspensol.
    Se puder me dar uma dicas agradeço,valeu.
    Abraços,Luiz.

    • Luiz,
      com camisa social de manga curta você fica com cara de tiozinho que faz animação de festa infantil, aliás camisa social de manga curta é um item totalmente dispensável.Use com uma camisa manga longa, se esquentar dobre as mangas. O jeans fica muito bem com suspensórios, seja com camisas sociais ou camisetas (m/l ou m/c), não esquecendo também do xadrez que casa bem com o acessório e dá aquele charme vintage.

      Abs.

  4. Olá Ricardo gostei da matéria mas tenho uma dúvida posso usar o suspensório com bermuda… qual bermuda Jens ou linhoe tal Obrigado

  5. COMO FICA SUSPENSÓRIO COM CAMISA POLO PARA FORA DA CALÇA? SERÁ QUE POSSO COLOCAR O SUSPENSÓRIO NA PELE E A CAMISA POR CIMA?

    • Luiz Eduardo,
      se você usar os suspensórios por baixo da camisa, qual é a razão de usá-los? Não sou muito fã, mas há quem use com camiseta comum por fora da calça, com os suspensórios também por cima, dando uma embolada na camiseta na frente e atrás. Pode parecer moderninho, eu acho deselegante e de uso bem limitado.
      Abs.

  6. Olá Ricardo!
    Comprei um suspensório preto, por recomendação desse post. E estou querendo usar ele com uma camisa, gravata borboleta e colete. Posso usar o suspensório com colete? Caso positivo, usasse o suspensório por cima do colete?
    Desde já obrigado, gosto muito do site e do podcast!
    Abraço

    • Lenon,
      Já ví algumas fotos do pessoal usando os suspensórios por cima do colete, mas isso está mais para um recurso de estilo do que uma convenção de moda, afinal não há motivo prático para usá-los assim. Imagine um senhor vitoriano tentando pegar seu relógio de pulso em um bolso do colete coberto pela alça dos suspensórios, portanto o correto é usá-los por baixo da peça.
      Abs.

  7. Por gentileza pessoal , procuro um suspensório reforçado o suficiente para aguentar o peso de uma calça jens, alguém poderia me recomendar alguma loja onde possa encontrar? Necessidade por motivo de saúde! Obrigado!

  8. Olá Ricardo, quero antes de tudo parabenizar você pela qualidade do blog. Essa matéria sobre suspensórios foi muito boa. Eu tenho 21 anos e acho um máximo suspensórios, é algo bem ousado. Na sua opinião, fica legal um jovem de 21 anos usar suspensórios (não constantemente) com camisa pólo e calça jeans?
    Abraço!

  9. Bom dia! Vou a um evento em que se pede traje Casual Noite.
    É possível o suspensório com uma calça brim preta, camisa social e sapatênis? Desde já agradeço.

    • Jânio,
      em São Paulo tem uma loja que ica na esquina da Augusta com a Oscar Freire que se chama Petulan, já ví este tipo de suspensório na vitrine deles. A Zara também tem o produto, mas não é uma regra, eles trazem a peça quando bem entendem. Outra que pode ter este tipo disponível é a Topman, mas sofre do mesmo mal da Zara. Além disso você pode comprá-lo on line, basta fazer uma busca por suspensórios ou “suspenders” se quiser comprar fora do Brasil.

      Abs.

  10. Parabéns pelo site.
    Há muitos anos usei suspensório, sempre achei estiloso, porém hoje com mais idade não sei como combiná-lo com roupas sociais.
    É possível usar o acessório com terno completo? ou seja, terno com colete?
    Existe alguma restrição de cores?
    Obrigado,
    Sucesso!

    • Weverson,
      é possível usar suspensórios com o terno, mas algumas pessoas (inclusive eu) acham a combinação um pouco exagerada. Não existe restrição de cores, mas é sempre mais seguro optar por preto, branco e cinza, assim você perde menos tempo pensando na composição do visual, entretanto um acessório colorido pode ser interessante se você abriu mão da gravata, neste caso, vermelho e bordô são duas cores boas para acompanhar alfaiataria.
      Abs.

    • Thuan,
      errado não é, mas são duas peças com pegadas diferentes. Se for usar, opte por aqueles bem finos, assim você fica na mesma vibe dos calçado que é leve e urbano.
      Abs.

  11. Sou gordo e queria saber se pode usar suspensório com calção ou se é restrito a calça e qual um estilo vc me indicaria?. e a propósito parabéns pelo site

  12. Ola, Ricardo

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site, tem ótimas dicas de como pode ou não suar suspensório. Então agostaria de tirar uma pequena dúvida, comprei um suspensório na cor azul marinho e vou usa-lo com roupa social, a gravata é vermelha e a calça cinza escura listrada, tem algum dica da cor da camisa que devo usar? Pensei na branca listrada, mais gostaria de saber de você se tem outras dicas, Obrigado, abraços.

    • Edmar,
      você tem muitas opções, desde uma camisa rosa, uma listrada azul e branca, lisa azul claro, branca, etc. O suspensório marinho é neutro, a calça também, apenas tome cuidado com a gravata vermelha, algumas cores podem não combinar, também fique de olho nas listras da calça com as da camisa, elas não podem ter o mesmo “peso”, ou seja, se a calça é risca de giz, evite camisas com a mesma risca.
      Abs.

  13. ja uso suspensorio,todavia não tenho variedade uso sempre o mesmo modelo so que de cores diferentes.Não consigo achar modelos estilosos como os das fotos,poderia me recomendar onde encontrar-los?

    • Sergio,
      o santo Google sempre ajuda nessas horas! Procure por suspensórios ou suspenders, voltam algumas lojas que entregam no Brasil e tem uma variedade interessante de modelos.
      Abs.

  14. o suspensório já anda fazendo parte do meu look há um tempo, mas as dicas deste site ajudaram muito. Parabéns e obrigado por este espaço. percebe-se que você faz este trabalho com muito carinho e dedicação.

  15. Parabéns pelo blog e ótima publicação.
    E Ricardo o que vc acha de utilizar os suspensórios com calça jeans e camiseta comum, mas com eles soltos?

  16. Boa noite,

    Parabéns pela matéria.

    Tenho um suspensório, mas sou magro e tenho dificuldades em achar uma calça que “encaixe” o suspensório.

    Você conhece alguma loja que trabalhe com calças (preferencialmente jeans) com “encaixes” para o suspensório?

    Poderia também me dar alguma dica? Possuo quadril 38 sem barriga e realmente tenho uma grande dificuldade.

    Abraços

    • Jonathan,
      isso é muito raro no Brasil, não existe uma loja específica que faça jeans assim. O que acontece é que algumas lojas criam peças dentro da coleção com os botões para suspensórios como a Levi’s e a Zara. Aconselho a procurar alguma costureira e pedir para adaptar uma calça que você já tenha.

      Abs.

  17. Trabalho todos os dias com calça social e camisas de manga longa. Posso substituir o cinto por suspensórios? Gosto do estilo social. gosto de ternos e gosto de camisas com e sem bolso.
    Não uso muito paletós e blazer.
    Mesmo assim posso substituir?

    Muito Obrigado.

    Atenciosamente.

    • Luiz Gustavo,
      não há uma largura correta, geralmente as pessoas mais encorpadas usam os mais largos e quem é bem magro prefere os mais finos, fica mais proporcional.
      Abs.

  18. Uso suspensório, o problema maior , é a prisilha fraca que prende na calça, e amassa, por isso, esse é o único defeito, que os fabricantes, não procuram melhorar.

Deixe uma resposta