Quão Versátil o Guarda-Roupas Masculino Tem Que Ser?

2

Quão Versátil o Guarda-Roupas Masculino Tem Que Ser?

Muito mais do que se vestir bem, também é necessário se adequar a certas situações, e não estou falando apenas do ponto de vista de estilo, estou me referindo a praticidade e funcionalidade também. Em um só dia é comum para algumas pessoas frequentar academia, ir trabalhar e sair para um encontro a noite e dificilmente você vai usar a mesma roupa para tudo. Dentro do seu guarda-roupas devem haver categorias de roupas, muitas delas intercambiáveis, para atender a demanda da vida moderna.

A grosso modo meu guarda-roupas pode ser dividido em 4: as roupas confortáveis que eu uso para ficar em casa ou, no máximo, dar um pulo no mercado; os itens casuais que geralmente me acompanham aos momentos de lazer; as peças mais elegantes para ocasiões profissionais, eventos ligados a moda ou uma ocasião social exigente e roupa formal para momentos que pedem um dress code bem específico.

Quão Versátil o Guarda-Roupas Masculino Tem Que Ser?

A maioria dos homens salta de um ambiente para o outro durante a semana, são poucos os que ficam confinados a um único lugar, mesmo trabalhando 8 horas por dia em um escritório. Sempre há o shopping, a festa no fim de semana, o encontro com amigos e reunião de negócios, a faculdade ou até mesmo um encontro romântico.

O problema é que muita gente tem uma versão muito limitada de si mesmo em mente, se o cara tem um estilo específico, tende a achar que seu visual está cercado apenas por 3 ou 4 peças de roupa, o que não é verdade. É importante poder se adaptar as situações mesmo que o look fuja um pouco ao costumeiro, ou ainda saber usar o que mais gosta e ainda se manter dentro do dress code, mas aí você precisa gastar um pouco de massa encefálica e sair do automático, abandonar a zona de conforto.

Eu acredito que existem 4 divisões que podem ser feitas na maioria dos guarda-roupas masculinos e que ajudam a superar os compromissos cotidianos sem furos, mas podem ocorrer variações de acordo com seu estilo de vida, cidade e cultura, o ideal é partir dessas informações abaixo e repensar suas prioridades na hora de comprar.

1 – Guarda-roupa esportivo

Quão Versátil o Guarda-Roupas Masculino Tem Que Ser?

Eu espero, sinceramente, que você seja um cara ativo que cuida da saúde praticando alguma atividade física, para tanto é necessário ter algumas peças que te ajudem a fazer isso com conforto e melhorem sua performance como um tênis de corrida, camisetas dry fit, jaquetas ou casacos corta-vento, etc.

Minha divisão esportiva é a mais fraca, mas está conseguindo quebrar meu galho e admito que vou ter que investir mais nela este ano.

2 – Loungewear

Quão Versátil o Guarda-Roupas Masculino Tem Que Ser?

Nada mais é do que um nome mais fresco para aquelas roupas confortáveis para ficar em casa, mas não se engane, não se trata de um moletom velho ou uma camiseta que foi brinde do aniversário do supermercado do bairro. Invista em pijamas confortáveis (para verão e inverno), pelo menos um robe, bermudas de malha, camisetas básicas de algodão, meias de qualidade, etc.

O ponto aqui não é só ficar em casa com roupas bonitinhas, mas ter algo confortável para dormir ou passar o dia antes de se vestir para algo específico. Aquelas roupas mais velhinhas também valem, desde que você não fique parecendo um mendigo.

3 – Guarda-roupa casual

Quão Versátil o Guarda-Roupas Masculino Tem Que Ser?

Provavelmente é aqui que você vai fincar sua bandeira de estilo. Aqui está a gama de roupas reservadas para momentos de passeio e que te dão liberdade de mostrar sua personalidade, mas também é onde que mora o perigo, pois muitos homens se sentem tão confortáveis que acabam usando essas combinações para tudo, do batizado do sobrinho ao enterro do tio, passando por festas formais, trabalho, eventos sociais importantes e afins. Não caia nessa, tenha suas roupas do coração, mas saiba o momento de deixá-las no cabide e usar algo condizente com o momento.

4 – Guarda roupa formal

Quão Versátil o Guarda-Roupas Masculino Tem Que Ser?

Por mais descolado, casual e desencanado com compromissos sociais que você seja, sempre é inteligente da sua parte ter alguns itens formais, pois nunca se sabe quando será necessário usá-los, independentemente de seu estilo ou idade, um casamento não vai te liberar do dress code porque você é adolescente ou roqueiro. Um terno decente, uma camisa com bom caimento, um sapato de amarrar bem lustrado e uma gravata discreta são o mínimo que você deve ter para não ser pego desprevinido.

Opcional – Guarda-roupa adventure

Quão Versátil o Guarda-Roupas Masculino Tem Que Ser?

Para quem gosta de atividades na natureza é importante ter peças que sejam condizentes com esse tipo de lazer, como jaquetas impermeáveis, calçados para terreno acidentado, roupas leves, mochilas e outros acessórios funcionais. Mesmo que o momento peça por itens desse tipo ainda existe quem se recuse a investir em algo apropriado para o momento, optando por gambiarras que podem diminuir sua performance e até causar um acidente – tente subir em uma pedra escorregadia sem um calçado com tração na sola para saber do que eu estou falando!

Conclusão

Por mais que você acredite que o seu estilo atingiu os píncaros da versatilidade, não há como cobrir qualquer situação que surge, portanto analise bem seu repertório e seus costumes cotidianos para saber o que deve receber investimento para suprir melhor suas necessidades, seu estilo é importante, mas transformar seus looks preferidos em uniforme pode te deixar deslocado ou limitar sua performance em alguns casos.

Leia também:

Dica: Qual É o Dress Code Quando Não Há Dress Code

2 COMENTÁRIOS

  1. Depois de 2 anos de mudança de habito e dando a devida importância para como me apresento ao mundo, acho que estou chegando (em quantidade) no número certo de peças. Agora estou aos poucos, subindo o nível de qualidade das minhas peças. Substituindo algumas mais fracas por outras mais robustas e elegantes. Um dia quem sabe chego no patamar que quero chegar. Mas essa semana, com um vídeo que fiz (inclusive lhe mostrei no instagram) recebi um elogio que me deixou sem palavras. Estava eu com meu terno de lã fria totalmente ajustado com muito carinho. Então uma colega de trabalho me disse que nunca havia estado ao lado de uma pessoa tão bem vestida. Que aquele tipo de imagem ela só via em blog de moda masculina ou em instagram de webcelebridades, mas nunca havia visto um homem tão elegante e bem vestido. E detalhe, sou Servidor Público em um Órgão do Judiciário Superior em Brasília onde as pessoas deveriam estar em sua melhor versão e sou apenas um Analista de Sistemas. Enfim, sempre pensando em evoluir.

Deixe uma resposta