Qual é a Diferença Entre Monocromático e Tom Sobre Tom

27/10/2016 Sem comentários por

look-monocromatico-preto

Já notei que muitos sites que falam a respeito de moda, tanto a masculina quanto a feminina, tendem a cometer equívocos quando falam de looks monocromáticos (foto acima) ou os que usam tom sobre tom como recurso de combinação de cores e talvez você também faça confusão a respeito, pois é muito comum isso acontecer, já que os conceitos são parecidos de certa forma, ambos repetem a cor, mas um deles apela para suas variações, o outro não.

Ficou em dúvida? Então veja abaixo a definição de cada um e exemplos:

O que é um look monocromático?

look-monocromatico-azul

Os tecidos reagem de maneira diferente, o tricô reflete a luz de uma maneira, a calça de lã fria de outra, isso faz com que elas pareçam ter tons desiguais.

Monocromática é aquela combinação de peças de roupa de uma única cor, sem nenhuma variação dos pés a cabeça. Um exemplo muito claro do visual monocromático está nos looks total black (ou all black, se preferir) nós já falamos sobre eles aqui e aqui.

Mas não pode ter nada de outra cor?

look-monocromatico-preto-tenis-branco

Alguns abre exceção para os sapatos, outros para sapatos e cintos, outros para nada, o que eu acho meio radical!

Não fica tedioso?

Uma boa maneira de não ficar com um visual chapado da cabeça aos pés, mesmo usando uma só cor, e deixar o combo mais interessante, é explorar a textura do tecido para criar variações, sendo assim, misturar um tricô com um blazer de lã fria e uma camisa de algodão pode resultar em uma combinação que atrai o olhar.

Ponto positivo – alonga a silhueta, ideal para quem é baixo ou está acima do peso.

Ponto negativo – se as peças não forem exatamente da mesma cor pode ficar esquisito.

…….

O que é o tom sobre tom (ou ton sur ton)

tom-sobre-tom-azul

É a combinação de peças de roupa que usa tons diferentes de uma mesma cor, ou seja, você pode combinar um terno marinho com uma camisa azul claro e estará fazendo um tom sobre tom de azuis, ou uma jaqueta marrom com uma camisa bege, por exemplo.

Mas tem que ser assim dos pés a cabeça?

Não, você pode usar o tom sobre tom na parte de cima do look, combinando uma malha uva com uma camisa lilás, mas usar uma calça jeans, seja ela clara ou escura.

tom-sobre-tom-cinza

Explorando os tons de cinza!

Ponto positivo – é fácil de combinar: concentre-se em uma cor de uma peça e procure outras em tons diferentes, elas certamente ficarão bem juntas.

Ponto negativo – ao contrário do monocromático, tons muito diferentes podem fatiar a silhueta, o que pode ser bom para quem é muito alto.

…….

Em tempo:

Tom – variação de uma mesma cor. Ex: azul claro, azul marinho e ciano.

Cor – é a gradação do espectro obtido pela decomposição da luz branca e notado pelo olho humano. Ex: verde, branco, amarelo ou vermelho.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Qual é a Diferença Entre Monocromático e Tom Sobre Tom”

Deixe um comentário