Qual é a Diferença Entre as Jaquetas Bomber, Varsity e Barracuda

Apesar de muito parecidas, cada uma delas tem uma característica que a define.

0

Varsity jacket

Ultimamente falamos muito sobre a jaqueta bomber, inclusive contamos a história dela neste post, mas alguns leitores me perguntaram a respeito da jaqueta varsity, pois julgam o modelo muito parecido com a bomber e houve até quem me questionou sobre a barracuda (ou barracuta em uns poucos casos) que é um modelo também bastante similar e pouco comentado pelos sites de moda.

Realmente são peças de vestuário masculino muito semelhantes, mas todas elas tem características que as diferem, mesmo que muitas vezes elas sejam bem discretas e, vez por outra, os estilistas misturem tudo criando jaquetas que são uma espécie de Frankenstein.

Qual é a Diferença Entre as Jaquetas Bomber, Varsity e Barracuda

Jaquetas bomber, varsity e barracuda

Olhando assim nem parece que são modelos diferentes, mas existem pequenos detalhes que ajudam a diferenciar e acredite, não é uma informação inútil, mas na hora de comprar saber identificar pode te ajudar a encontrar a jaqueta certa!

1 – Jaqueta Bomber

Também conhecida com jaqueta aviador

jaqueta bomber

O modelo foi mudando com o tempo, principalmente na região da gola, passando da lapela com pelos para a gola de material similar ao dos punhos. O fechamento tradicional é por zíper e os bolsos frontais no início eram externos com abas fechando, depois passaram a ser duas aberturas diagonais, atualmente é possível encontrar exemplares dos dois tipos. O material clássico é o couro, camurça ou suede, entretanto nylon (com ou sem matelassê), gabardine e sarja se tornaram comuns por serem mais baratos e apropriados também para temperaturas mais amenas.

Estilo: aventureiro/militar com toque urbano.

Mais exemplos:

Obs: os bolsos laterais estão se tornando mais populares que os antigos frontais com aba (criados nos anos 30) devido a tendência de design mais clean nas roupas masculinas.

…….

2 – Varsity Jacket

Também conhecida como college jacket e baseball jacket

Jaqueta varsity ou college

O que chama mais atenção e a difere da bomber são suas mangas, na maioria dos casos em cor e tecido diferentes do dorso. O fechamento tradicional também é diferente, feito por cotões de pressão. Pode ser de nylon com mangas de couro, de lã com mangas de couro ou até em um único material, mas dificilmente será toda em uma única cor. Outro diferencial são as listras na gola e nos punhos que dão uma pegada muito mais esportiva e jovem para jaqueta. Os bordados com letras góticas e brasões são opcionais que remetem a faculdades e times americanos, mas que podem ficar de fora nos modelos mais discretos.

Estilo: jovem e descontraído, com influência esportiva e referência retrô.

Mais exemplos:

Obs: note que as mangas mais claras são comuns, mas você também encontrará jaquetas varsity com mangas mais escuras que o dorso em alguns casos.

…….

3 – Jaqueta Barracuda

Também conhecida como barracuta jacket

Jaqueta Barracuda

Extremamente parecida com a bomber, tem como característica principal seu gola/colarinho que pode ser usado todo levantado para proteger o pescoço e os bolsos transversais fechados por aba abotoada. O punho pode ser elástico ou comum. Apesar do nome diferente e forte é apenas uma variação da bomber. Os tecidos mais comuns são: sarja, algodão, camurça e nylon (com ou sem matelassê), mas em algumas ocasiões pode ser encontrada em couro.

Estilo: Urbano sofisticado e descontraído.

Mais exemplos:

Obs: para reconhecer fácil é só olhar a gola, ela faz toda a diferença!

…….

Dica do autor:

Você tem preguiça dessas nomenclaturas todas para peças parecidas, tudo bem, não tem problema chamar de bomber a maioria dos modelos, pois no fim das contas eles são variações de um mesmo tema, mas é bom saber diferenciar para não dar mancada no momento da compra ou quando precisar buscar por uma dessas jaquetas na internet.

Também é bacana notar como os materiais e os detalhes “puxam” a peça mais para um estilo do que o outro, basta mudar o tipo do couro para conseguir algo mais adventure, adicione listras para uma referência esportiva e aposte em um design clean para um look urbano e cool.

Deixe uma resposta