Quais São os Tipos de Sapatos Masculinos?

06/03/2013 39 Comentários por

tipos_sapatos_masculinos_destaque

Quando o assunto é o tipo de sapato masculino muita gente sabe o que quer, mas na maioria das vezes não sabe dar nome aos bois. Este guia tem o objetivo de te ajudar a superar aqueles momentos em  que você vai comprar sapatos e tenta, corajosamente, explicar para o vendedor qual o formato desejado.

Oxford

tipos_sapatos_masculinos_oxford

Este calçado surgiu na Escócia e Irlanda, embora seja chamado de Oxford por ter sido adotado pelos alunos da Universidade de Oxford, podendo também receber os nomes de  Balmoral na Escócia, bal-type nos EUA e Richilieu, na França. A característica que define o Oxford são os furos nas abas para os cadarços feitos em uma peça de couro que parte da sola do sapato, enquanto nos outros modelos as perfurações são feitas em peças costuradas no meio do sapato. Outro detalhe muito comum no Oxford é a biqueira de couro (cap toe), mas não é regra, podendo estar ausente em alguns casos. É um calçado formal que fica muito bem com terno e, em suas verões em camurça, com jeans ou sarja em looks mais casuais.

Derby

tipos_sapatos_masculinos_derby

Também conhecido como Blütcher, este sapato é um derivado do Oxford e muitos tem dificuldade em distigui-los, mas basta lembrar-se das abas costuradas por cima de mesma peça de couro que vem do bico do calçado, coisa inexistente em seu irmão mais velho. É um pouco mais casual que o Oxford, mesmo assim pode acompanhar um traje formal, sem problemas.

O Derby ainda pode ser cap toe, com a biqueira de couro, ou split toe com a peça de couro frontal dividida em dois.

Monk

tipos_sapatos_masculinos_monks

Um dos mais fáceis de identificar devido a alça de couro presa por uma fivela de metal em sua lateral. O sapato derivado dos calçados usados pelos monges (daí o nome) no século XV tem também uma versão com duas alças e duas fivelas, chamada double monk straps, que anda em alta nos últimos anos. É um sapato formal, mas ainda assim não supera o Oxford.

Mocassim

tipos_sapatos_masculinos_mocassim

Criado pelos índios norte-americanos, pode ser facilmente reconhecido pela costura lateral alta que vai da ponta a lateral do peito do pé. Por ser bem casual, a preferência é que seja usado sem meias com jeans e até bermudas.

Loafer

tipos_sapatos_masculinos_loafer2

Uma versão mais modernizada e sofisticada do mocassim que teve seu auge na década de 50 quando foi adotada por jovens universitários nos EUA. Sem cadarço ou fivela, trás, na maioria dos casos, uma faixa de couro na parte superior do peito do pé, algumas vezes adornada por uma placa de metal  ou mesmo uma fivela. É bem casual, costumeiramente usado com jeans e calças chino combinadas com camisa ou pólo.

Variações

tipos_sapatos_masculinos_brogue

Brogue – muita gente confunde brogue com oxford, mas na verdade trata-se de qualquer calçado adornado por aqueles furinhos que o deixam com ar retrô. O sapato com a biqueira de couro recortada com um bico no centro lembrando um pássaro com as asas abertas chama-se wingtip ou full-brogue, half-brogue tem as mesmas perfurações mas a biqueira não é wingtip, é “captoe”, ou seja, um corte reto na ponta do calçado , existe ainda o 1/4 brogue que tem os furos apenas no cap toe.

Os furos do brogue não surgiram só por acaso, eles eram usados para drenar a água dos sapatos dos caçadores quando estes pisavam em alguma poça ou tinham que atravessar um pequeno riacho ou charco.

tipos_sapatos_masculinos_docksider

Dock side ou Boat Shoe – é uma variação náutica do mocassim que ganhou as ruas nos anos 80, uma característica curiosa é o cadarço, geralmente em couro, que passa por ilhoses nas laterais do sapato, de um lado até o outro. Mais um modelo extremamente casual que pede roupas leves e não deve ser usado com meias.

tipos_sapatos_masculinos_driver

Driver – mais uma vez o mocassim foi modificado para um propósito específico: este calçado tem a sola em gomos que dão aderência e conforto na hora de dirigir, daí o nome que lhe foi dado.

tipos_sapatos_masculinos_loafer

Side Gore – uma adaptação do Loafer que tem duas tiras de elástico em suas laterais e pode ser usado com blazer e calça em duas versões mais sofisticadas ou com jeans quando tem aparência mais casual.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

39 Responses to “Quais São os Tipos de Sapatos Masculinos?”

  1. Diogo Cordeiro says:

    Boa Ricardo. Sempre quis saber diferenciá-los bem. E pude notar também, que em muitas lojas, os vendedores falam um monte de bobagem… :/

  2. Victor Hugo says:

    Eu tenho aquele dock side da foto!!! acho que to começando a ter bom gosto vlw canal masculino!!

  3. Leonardo Teixeira says:

    Perguntinha:
    Tenho um Side Gore de couro preto, vai bem com calça jeans? (Se sim, quais cores?)

    • Ricardo says:

      Leonardo,
      Pode sim, mas lembre-se: quanto mais sério for o calçado, mais discreto tem que ser o jeans, então as calças em tom escuro, com pouca ou nenhuma lavagem são as ideais caso seu modelo de side gore seja bem tradicional.
      Abs.

  4. kleber says:

    Oi boa noite tenho um calçado da side gore gostaria de saber se combina com jaqueta de couro preta e calça jeans. Desde ja agradeço

  5. MARCELO CANDIDO PEREIRA says:

    AONDE EU POSSO ENCONTRAR SAPATOS OX FORD , EM S ÃO PAULO.
    Se exisye algum endereço , favor informar ,

    Grato,

    MARCELO CANDIDO PEREIRA

  6. Ronan says:

    Muito bom Ricardo, bem informativo, minha dúvida é em relação aos * nem tão modernos assim * sapatos de bico quadrado, eles possuem alguma nomenclatura exclusiva ou apenas se encaixam em qualquer uma dessas categorias?

  7. Emerence Oliveira says:

    Ricardo, vc é muito bonito.

    rs

  8. João says:

    Boa Noite
    De que marca é o driver da foto?
    Obrigado

  9. Anderson says:

    Seria interessante destacar também esse tipo de brogue: http://en.wikipedia.org/wiki/Spectator_shoe

    • Ricardo says:

      Anderson,
      não cheguei a falar sobre o Spectator por ser um calçado mais raro de se encontrar por aí, além de ser um pouco mais complicado de usá-lo em um look, mas isso não quer dizer que não vamos abordar o modelo futuramente!
      Abs.

  10. Vitor says:

    Ricardo,
    Ótimo post sobre calçados masculinos, fica muito mais fácil diferenciá-los detendo tais informações.
    Estive lendo em outro site os tipos de calçados masculinos existentes e o autor do texto descreve sobre um modelo denominado NAPOLITANO, seria mesmo outro tipo de calçado ou uma variação do Oxford ou Derby?

    http://www.ctb.com.pt/?page_id=769

    • Ricardo says:

      Olá Vitor,
      realmente algumas pessoas fazem essa distinção e a verdade é que o Napolitano é aquele que tem a costura no peito do pé, e o Derby ou Blutcher não, nas fotos do link que você passou é o contrário, mas caso fique em dúvida escreva derby shoes ou sapato napolitano na busca de imagens do Google para certificar-se.
      Abs.

  11. Rose Santos says:

    Muito bom! Parabéns por mais este trabalho!

    Posso usar em um trabalho de consultoria de imagem fazendo citação do seu nome?

  12. Sonia says:

    Onde encontro o mocassim da foto?

  13. Lucas Cassiano De Oliveira says:

    Ricardo

    agradeço pelas dicas estupendas.

    comprei meu sneacker, meu dock side e minha dress boot pensando nas dicas do canal masculino, trazendo para meu gosto claro.

    uma duvida estou pensando em adquirir essa bota como poderia usá-la ?

    http://www.lojafreeway.com.br/produto/3758-living-5

    grato.

    • Ricardo says:

      Oi Lucas, que bom que as dicas estão sendo úteis!
      Este é um bom calçado para se usar com jeans, calças de sarja ou chinos. A pegada casual dialoga bem com itens como blazers de algodão, camisetas, jaquetas (jeans, sarja ou couro) e camisas xadrez combinados com acessórios descolados e jovens.

      Continue ligado!

      Abs.

  14. Lucas Cassiano De Oliveira says:

    Obrigado, Ricardo !

    desculpe o incomodo. esqueci de perguntar aproveitando o abuso:

    como é o nome desse sapato do link anterior que te mandei, é um shoes boot ?

    gosto de barras de calças cáqui dobrada e queria encontrar com detalhe colorido na barra onde posso encontrar tipo essa (no link) Que não seja importada porque o dólar ta um absurdo kkkk

    http://samimg01.sammydress.com/S/2014/201406/source-img/1403630236575-P-1795836.jpg

    agradeço desde já.

    • Ricardo says:

      Lucas,
      essa bota não tem um nome que eu conheça.

      Não acho que você encontrará esse tipo de calça por aqui, em todo caso você pode tentar a Zara e a Topman que geralmente são as lojas que trabalham com esses itens mais moderninhos – pelo menos para nós brasileiros, porque lá fora eles são bem comuns.

      Abs.

  15. Eduardo Bassani says:

    Gostei muito desse post. Finalmente aprendi a diferença entre esses vários tipos. Uma coisa boa de observar é que os mocassins, além do clássico em camurça, vêm em couro também, ou couro sintético, tipo borracha. E os loafers vêm também em camurça, exatamente do jeito que você descreveu. Inclusive eu tenho um loafer de camurça, que adoro (Não tem a costura aparente do mocassin e tem a faixa grudada no alto do peito do pé, com um detalhe tipo fivela, mas é todo de camurça e não couro). Nesse caso, loafers e mocassins ficam quase indistinguíveis, mas vou adotar seu detalhe de diferenciação, mocassin com a costura alta e loafer com o detalhe da faixa do peito.

    Agora as dúvidas:
    O side gore é mais formal que o loafer? Pelo post entendi que sim. Mas eu costumo usar meu loafer de camurça em look com calça jeans moderna e camisa, e até mesmo no look com jeans, camisa e blazer, e sempre achei que ficou bom e moderno. É muito informal pra esse look?

  16. Raimundo Batista says:

    gostei muito de todos os modelos, pois tento está sempre acompanhando tudo sobre calçados.

  17. adriano santos says:

    posso usar um sapato docksider com um black tie? seria algo diferente que andei pensando, mas não quero sair do tradicional. Prefiro não errar e usar talvez um loafer, talvez.

    • Ricardo says:

      Adriano,
      certamente isso quebraria muitos paradigmas, mas não seria adequado ao traje e o resultado visual deixaria muito a desejar. A ideia do black tie é justamente criar um dress code rígido, onde todos estarão vestindo o mesmo, além disso, não há nenhum sentido em misturar um traje tão sério e elegante com um calçado totalmente casual. Fique com um oxford preto mesmo e guarde essa criatividade toda para seus looks casuais! ; P

      Abs.

  18. Thaís says:

    Vc pode informar onde encontro brogues bacanas em SP? Gostaria de comprar para meu marido, mas encontrei dificuldade. Obrigada

    • Ricardo says:

      Thaís,
      CNS, Craft Shoes Factory, Brooksfield, Zara e Crawford se for comprar nos Shoppings, pra compras on line tente a Loiue São Paulo, a loja virtual do Jorgito Donadelli ou a Dafiti.
      Abs.

  19. Danton Paz says:

    Na primeira foto (que tem os cinco pares de sapatos) do post, o terceiro par me chama a atenção (marrom, com umas “coisinhas”penduradas)
    Qual o nome desse tipo de sapato?? Não sei se é mocassim, se é loafer, só sei que não consigo achar pra comprar na internet

  20. Mauricio says:

    Gostaria de saber qual o tipo de solado em sapatos sociais que causa aquele barulho de “toc toc” no chão e o que faz causar aquele barulho. Seria o material?

    • Ricardo says:

      Mauricio,
      as solas de sapatos sociais são feitas de couro, mas podem ter detalhes em madeira e pequenas taxas para fixar, a rigidez desse materiais faz com que o sapato faça barulho. Atualmente os designers estão colocando material antiderrapante, geralmente borracha muito fina, em locais específicos, é por isso que alguns sapatos não fazem esse barulho que você citou.

      Abs.

  21. Lucas Mariano says:

    Olá, boa tarde. Tenho dois sapatos de bico quadrado, um largo é outro mais fino q praticamente não usei. Algum deles ainda está na moda? Vi num blog q devem ser evitados de toda forma.

    • Ricardo says:

      É Lucas, infelizmente você leu certo!

      Os sapatos de bico quadrado estão em baixa faz algum tempo, mas se te serve de consolo, o brasileiro continua usando o modelo. 🙁

      O problema dele é que além de ter um design meio grosseiro e ultrapassado, ainda encurta a silhueta.

      Abs.

Deixe um comentário