Quais São os Sapatos Usados Com Smoking?

Embora muitos achem que só o sapato Oxford é o único correto, existem mais 3 modelos que podem ser calçados com um smoking.

2

Ao contrário do dress code semi-formal – que pede um traje passeio completo, cujo complemento do terno ou costume escuro é um sapato Oxford ou Derby, geralmente preto – o dress code formal é um pouco mais específico, embora aceite 3 tipos de calçado.

Quais São os Sapatos Usados Com Smoking (Black Tie ou White Tie)?

Apesar de raros em eventos no Brasil, os trajes black tie e white tie podem vir a ser necessários para ocasiões extremamente formais, então saiba quais são os sapatos sociais masculinos que podem acompanhar o bom e velho smoking!

1 – Sapato Oxford

Certamente é o mais fácil de encontrar nas lojas brasileiras, mesmo o modelo em verniz. O Oxford é para quem não quer errar, já que seu visual clássico é a prova de falhas, mas se você quer um visual impecável mesmo fique com o captoe (só com a biqueira, como na foto) ou o wholecut, feito com uma única peça de couro, com pouquíssimas costuras, o visual clean tem tudo a ver com o elegante smoking.

…….

2 – Slipper

Com design clean, pode ser de verniz, couro de alta qualidade ou até veludo. Nem todos os homens preferem esse modelo, mas ele é tradicional e muito usado na Europa.

…….

3 – Venetian Loafer (mocassim veneziano)

É o loafer mais simples e, justamente por isso, o mais elegante e indicado para uma cerimônia tão formal. A preferência é que seja sempre de verniz, embora alguns se façam de desentendidos e usem o modelo de couro tradicional. O modelo da foto é um split toe, mas esse é um detalhe a mais, o modelo ais comum não necessita da costura dividindo o bico.

…….

4 – Opera Pump

Inconfundível devido a fita de gorgurão que enfeita o peito do pé. No restante ele é bem similar ao slipper, permitindo, inclusive versões em verniz e veludo. Dentre os calçados da lista talvez seja o mais difícil de encontrar no Brasil.

…….

Eu sei o que você está pensando…

“Pode usar sapato derby com smoking?”

“Pode usar sapato tipo Derby em um traje formal (smoking)?” Na teoria não, mas tem sempre quem dê um jeitinho, nesse caso fica entre você e sua consciência, o fato é que este calçado, embora muito usado com terno, não é tão classudo quanto o Oxford.

Se você não sabe a diferença básica entre os dois, não tem problema, a gente explica aqui.

…….

Nota do autor

Existe ainda o dress code black tie opcional que permite o uso de um terno preto no lugar do smoking, nesse caso o Oxford preto é o sapato perfeito para a ocasião.

…….

Leia também:

Tipos de Trajes Masculinos Para Eventos

Como Escolher a Lapela do Terno, Costume ou Smoking

O Que Vestir em um Casamento – Um Guia Para Homens

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta