Quais São os Elementos que Compõem o Estilo Masculino?

07/06/2014 5 Comentários por

tricot_camisa_liberty_black_jeans

O site Dappered.com montou um gráfico que lista “os fatores que compõem o estilo masculino”, atribuindo uma porcentagem de importância a cada um deles, envolvendo desde elementos que fazem parte da personalidade, como confiança, a hábitos comuns na hora de se vestir. O resultado, que pode ser visto abaixo, monta uma espécie de raio X do homem estiloso.

infografico_estilo_masculinoObs: os comentários são nossos.

Confiança – 35%

A importância atribuída ao fator confiança é alta, e verdadeira, afinal não adianta se armar com peças de estilo incontestável se você não se sente a vontade com elas, o homem confiante mostra ao mundo que ele sabe muito bem o que está fazendo, o que dizendo e, óbvio, o que está vestindo.

Caimento – 35%

Conhecer seu corpo, saber o que o beneficia e entender como funciona o caimento das roupas é fundamental para quem quer estar bem vestido, pois por mais bonitas que elas sejam, de nada adiantarão se estão sobrando, faltando ou arruinando suas proporções. Fique atento ao “fit” do que veste, não é por acaso que este quesito representa 35% do homem com estilo.

Vestir-se de maneira adequada para a ocasião – 10%

Um problema que recai sobre muita gente que se veste bem, mas não sabe quando! Saber a hora de usar um traje formal ou o momento para um combo extremamente casual evita algumas gafes, mostrando sua atenção às regras de etiqueta.

Não ficar obcecado por suas roupas – 5%

Cuide do que veste, mas não seja escravo disso! A obsessão por cada detalhe do que veste apenas mostra falta de confiança e, muitas vezes, gera exageros condenáveis. O homem estiloso sempre parece se vestir com naturalidade.

Conhecer as regras – 4%

Você não precisa decorar tudo o que existe a respeito de moda masculina e os inúmeros protocolos que permeiam esse universo, mas é desejável que algumas regras básicas façam parte do seu dia a dia e se esquecer alguma coisa, consulte o Canal Masculino! ; P

Saber adaptar as regras – 4%

Dizem que as regras existem para serem quebradas! De certa forma este é mais um elemento que define seu estilo: a maneira que você “dobra” algumas das regras a fim de que eles se adaptem a sua realidade, personalidade ou mesmo sua conta bancária. Mais uma vez você está dizendo ao mundo que domina o assunto, tanto que consegue tomar certas liberdades se por tudo a perder.

Praticar – 3%

É ótimo para você ler a respeito de tudo que está ligado a moda, estilo e etiqueta, mas exercitar o que você aprende também vai ajudar a dominar todos estes itens citados acima, portanto, mãos a obra, a prática leva a perfeição!

Tentar algo drasticamente novo por conta própria – 2%

Não é necessário fazer isso todos os dias, mas de vez em quando arriscar uma peça que você achava que não cairia bem ou algo considerado muito ousado pode separar os meninos dos homens. Faça suas tentativas, o espelho está lá para te dizer o que da certo e o que não dá.

Inspirar-se nos outros – 2%

Todo mundo precisa de um ponto de partida, seja ele aquele ator admirado ou a front man daquela banda que parece estar sempre em alta, não é errado usar outra pessoa como inspiração para seu estilo, desde que isso não te torne um clone, ou seja, tem que agregar e não copiar, é por isso que na ordem de importância esse quesito só tem 2% da composição do estilo.

…….

Opinião do editor

Muito (para não dizer tudo!) do que compõe esta lista se assemelha ao que tentamos passar no Canal Masculino, algumas dicas parecem até meio óbvias, mas mesmo elas podem se perder se você passar a prestar atenção nas  coisas erradas, como tendências de gosto duvidoso, marcas impulsionadas pela mídia e elementos que não agregam nada a seu estilo. Vale a pena, vez por outra, revisitar estes tópicos e ponderar se você não está se esquecendo do que realmente importa.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

5 Responses to “Quais São os Elementos que Compõem o Estilo Masculino?”

  1. Sérgio Fernandes says:

    parabéns pelo ótimo trabalho.
    o melhor blog de moda masculina!
    grande abraço!

  2. Marcio Ferreira says:

    Para variar seus post são muito bons, parabéns Ricardo,
    Abraço!

  3. Jefferson Santiago says:

    Ricardo,

    Parabéns pelo site,

    Há um ano degusto de todas as informações do mesmo,
    Bom gosto, requinte e dicas sempre proveitosas.

    Abraços.

Deixe um comentário