Preparando-se Para o Calor do Alto Verão: Calças

21/11/2013 2 Comentários por

calcas_alto_verao_ft03

Como nós já dissemos neste post, as bermudas são um bom alívio para quem enfrenta o alto verão em cidades muito quentes, mas não são todos os ambientes que permitem o uso dessa peça, muitas vezes você não pode abrir mão da calça, entretanto esse não é um motivo para passar calor, basta escolher o modelo e o tecido ideal para esta época do ano e combinar com o que acha melhor.

1 – Tecidos

calcas_alto_verao_ft02

O jeans ainda é uma opção, mas os mais leves e com elastano em sua composição, material que deixa o denim mais confortável e elástico, o linho é para momentos casuais ou aquele passeio ao ar livre, o algodão é versátil e nas calças chino pode servir para trabalho ou lazer, a sarja, apesar de ser feita de algodão, só que mais espessa, ainda pode render alguns looks, mas para garantir, deixe as canelas a mostra com algumas dobras na barra, pode parecer pouco, mas a ventilação nessa área ajuda muito!

…….

2 – Cores

calcas_alto_verao_ft01

Se você não larga o jeans de jeito nenhum, pelo menos escolha aqueles cuja cor é mais clara, as lavagens fortes e os efeitos de lavanderia como puídos, bigodes de gato e dobras fazem sucesso nesta estação. O jeans color também é uma boa opção nesta época onde as cores ganham especial destaque, os color chinos também aparecem como um incremento visual interessante e até mais fresco, neste caso as cores parecem não ter limite, nas lojas é possível encontrar do amarelo ouro ao verde militar, passando pelo azul turquesa, laranja, vermelho, melancia, verde água e lilás, tudo vai depender de seu gosto e sua ousadia.

…….

3 – Modelos

calcas_alto_verao_ft05

O corte minimalista com bolsos faca, comum nas calças em sarja e chinos de algodão, tem uma boa relação com a estação que pede roupas leves com poucos detalhes, abas e penduricalhos, abrindo espaço também, nessa mesma vertente, para calças em alfaiataria, mas neste caso fique entre o algodão, linho e a lã fria, ou seja, os tecidos naturais, pois os sintéticos podem ser uma roubada. As calças cargo ainda se mantém em alta, mas agora com caimento mais slim e bolsos flat, afinal roupas volumosas tendem a prejudicar a silhueta de qualquer um. Os Jeans five pockets de corte reto (para os mais gordinhos) e os mais secos (slim fit e skinny para os magros) continuam perfeitos em qualquer estação.

…….

4 – Onde usar

calcas_alto_verao_ft08

Um linho levíssimo pode ser a escolha ideal para um passeio a beira da praia, acompanhado de uma camisa bem fresca e uma sandália. As calças chino são boas companheiras para o trabalho, sua silhueta enxuta e seu corte clássico são ótimos em quase todo ambiente. Quem quer um pouco mais de sofisticação pode ficar com a alfaiataria, sendo ela combinada com camisas sociais ou elementos mais casuais, a primeira sugestão é mais profissional, já a segunda pode funcionar para um tarde de compras, cinema ou barzinho com os amigos, entretanto nada impede que você inverta isso, desde que tenha liberdade para tanto. O jeans é o coringa, só encontra restrição quando chega na praia, neste caso, algodão e linho reinam.

…….

5 – O impasse da calça branca

calcas_alto_verao_ft10

Amada por uns, odiada por outros, a calça branca sempre ganha mais evidência no alto verão, mas para usá-la é necessário usar bom senso, pois a peça não é adequada para ambiente de trabalho, ficando restrita a locais mais abertos e arejados, além de possuir um caráter extremamente casual.  Em pequenas cidades litorâneas ela parece se adaptar bem, principalmente quando aliada a looks navy, mas em ambientes urbanos seu uso fica mais complicado, afinal é difícil manter sua cor original em meio a sujeira e a poluição de uma grande metrópole.

…….

 Mais algumas dicas:

calcas_alto_verao_ft06

como mencionado, a calça em alfaiataria pode render bons looks quando combinada com peças casuais, mas preze as feitas em tecido de fibra natural, como o algodão e a lã fria.

calcas_alto_verao_ft09

Em locais muito quentes não é pecado nenhum dar uma dobrada na barra da calça, um pouco de brisa nos pontos certos pode fazer a diferença!

calcas_alto_verao_ft04

As calças color são uma alternativa para montar looks mais descontraídos. Existem ainda, jeans com a parte interna de outra cor que se revela quando dobrada, dando um charme a mais na peça.

calcas_alto_verao_ft07

Quem acha a calça branca “over”, pode tentar uma opção em off white, muitas vezes o tom da uma apar6encia mais natural ao tecido.

Evite

– Tecidos resinados não respiram como os comuns, pode crer que você vai passar calor;

– Cores escuras, não preciso dizer que o material que absorve muita luz esquenta mais;

– Tecidos muito encorpados com tendência a reter calor.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Preparando-se Para o Calor do Alto Verão: Calças”

  1. Douglas says:

    Boa Noite, Ricardo
    Moro no litoral norte de sp, e por aqui ta bem quente.. No fim do ando vou me formar no ensino medio, e queria uma dica de roupa que eu possa usar no dia, algo que nao seja tão social, mas casual na medida do possível… Como por aqui faz bastante calor, fiquei em duvida nessa parte.
    Obrigado !

Deixe um comentário