Porque Você Vai Voltar a Usar Moletom

25/10/2012 3 Comentários por

No Brasil do início dos anos 90 era socialmente aceito que um indivíduo saísse na rua completamente coberto por roupas feitas unicamente de moletom. Perto do ano 2.000 chegou-se finalmente a conclusão que este tipo de traje era uma afronta a pessoas de bom senso, ficando mais restrito a práticas esportivas e ao ato de comprar pão no domingo de manhã.

Casaco de moletom + mochila de moletom. Um pouco exagerado, não?

Mas sejamos honestos: o problema não era o moletom e sim a maneira como era usado, com exagero no tamanho, nas estampas e, geralmente, com mais moletom, dando a impressão o que o sujeito estava vestindo um pijama. Dessa maneira qualquer um fica parecendo desleixado, isso porque nem começamos a falar de como este tipo de malha, com aquele corte da década de 90, desvalorizava o corpo.

O clássico moletom canguru, mas agora em cores da estação!

Então por que você pode ter uma recaída agora?

Lá fora o movimento pró moletom é forte. Quando você entra em um site de streetstyle, uma revista online ou tumblr e vê dezenas de fotos de pessoas usando a peça é porque vem aí uma tendência forte, que pode tomar de assalto as fast-fashions e quando a coisa chega neste nível, pode se preparar.

Aqui o moletom dá a pegada descolada do look. Algo assim há 15 anos seria impensável!

Mas o que mudou nos últimos 10 ou 15 anos?

A maneira como as pessoas se relacionam com seu vestuário, a chegada do conceito hi-lo que mistura peças caras, de grife, com outras mais básicas e baratas e, finalmente, o corte e caimento das roupas, muito mais ajustado e elegante.

Blusão de moletom clássico Kenzo combinado com peças clássicas acabou ficando moderninho.

Quem acredita na volta do moletom?

Muita gente, a começar por grifes top como Kenzo, só para citar um exemplo, afinal, depois que o moletom começou a ser usado como material para criação de blazers casuais, calças com corte de alfaiataria, tênis assinados por designers renomados, casacos com corte clássico, gravatas skinny, bolsas e mochilas, ele tem reaparecido em diversas vitrines.

Ainda há quem torça o nariz devido ao déjà-vu do século passado e realmente as lembranças não são das melhores, mas assim que todo mundo compreender que trata-se da mesma matéria prima aplicada de maneira melhor e diferente, acredito que veremos mais moletom usado com estilo pelas pessoas nas ruas.

Isso mesmo, o rapaz está usando uma calça de moletom com um blazer de abotoamento duplo e lapela picked.
Você já tinha pensado am algo assim?

Como usar?

O segredo está em mesclar peças em moletom com roupas com cortes clássicos, ou mesmo itens bem modernos, criando um visual contrastante e despojado, confortável sem perder o estilo.

Tudo básico, mas os toques modernos como a barra dobrada e o calçado dão o contraste que valoriza a peça.

Como a conversa é longa, é possível que façamos um artigo focado nisso futuramente. Por enquanto, meu conselho é que você fique atento ao que acontece nas semanas de moda, em sites e blogs e veja como há aplicações bacanas para este que já foi um traje anti-social, mas foi reinserido no guarda roupa do homem fashion. 🙂

O pessoal descolado se beneficia do ar descontraído do moletom para montar looks confortáveis e estilosos.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

3 Responses to “Porque Você Vai Voltar a Usar Moletom”

  1. willian MATIAS says:

    poxa gostei muito dessa proposta em moletom sempre gostei deste estilo e aplicar com outros tipos de peça acho isso muito moderno e estiloso

  2. Marcel dos Santos says:

    Alguem ai sabe qual o melhor tipo de moletom para usar com blazer?

    • Ricardo says:

      Marcel.
      não há um tipo melhor, tudo vai depender do estilo que você quer. Dá para usar o modelo com capuz que fica mais despojado ou um básico cinza mescla para sobre por uma camisa. O preto, com caimento mais justo, pode fazer as vezes de uma camiseta manga longa e criar um look cool para uma balada.
      Abs.

Deixe um comentário