Por que é Importante Vestir-se Adequadamente?

02/03/2017 1 comentário por

Por que é Importante Vestir-se Adequadamente?

É normal topar com alguém, seja no trabalho, na faculdade ou mesmo nas redes sociais, revoltado com o dress code exigido em uma empresa ou evento, muita gente acredita que cada um devia vestir-se como acha melhor e, de certa forma esse pensamento não é errado. É raso, mas não errado!

Somos um time

Muita gente pode alegar que seria melhor todo mundo andar de bermuda nos dias de calor (a gente sabe que alguns ficariam assim para sempre) e que o terno ou o uniforme da empresa exclui a individualidade e personalidade de cada um, mas o buraco é bem mais em baixo, a maneira como você se veste não se trata apenas de você, mas de tudo que está a sua volta. Uma empresa que adota um dress code específico demonstra um ambiente muito mais organizado, seus funcionários parecem realmente um time e não um monte de pessoas reunidas aleatoriamente.

Parte da festa

Existe também o cara que reclama dos trajes para casamento, que geralmente pendem para o clássico “passeio completo”, mas esquecem que a elegância deste tipo de roupa serve para deixar a festa ainda mais bonita, além de evitar que tudo vire bagunça e que o dinheiro e esforços das pessoas envolvidas na realização do evento seja em vão. Imagine uma cerimônia em um local super chique e bem decorado com todos os convidados vestindo bermuda, camiseta regata e chinelo. Pode parecer brincadeira, mas se você abrir espaço para isso pode crer que o brasileiro vai cair de cabeça.

Respeito

Outro elemento fundamental que determina muito do que usamos no dia a dia se chama Respeito – assim mesmo, com letra maiúscula e negrito. Ir a uma entrevista de emprego bem vestido demonstra respeito pelo ambiente de trabalho e seu possível novo empregador, aparecer em um jantar com um traje adequado mostra respeito por seu anfitrião, usar uma roupa discreta para frequentar um ambiente religioso é um sinal de respeito por um credo que talvez nem seja o seu, mas nem por isso deve sofrer descortesia.

Criando oportunidades

Além de tudo que foi explanado aqui, vestir-se bem e adequadamente é uma maneira de se mostrar elegante, antenado, sofisticado e educado. É um adendo mais que bem-vindo a sua personalidade e inteligência que se faz notar logo no primeiro momento. Somos seres que se guiam essencialmente e primeiramente pela visão, então se você quer impressionar logo de cara, esteja com um visual impecável e adequado para o momento, muitas oportunidades vão surgir!

…….

Nota do editor

Entendo as limitações do clima brasileiro, sobretudo em certas regiões mais quentes, mas acredito que se uma empresa quer que seus funcionários usem terno ela deve proporcionar um ambiente adequado para isso, com uma climatização agradável, caso contrário deve estudar a liberação de certas peças de roupa para dias ou estações que causem desconforto ou mal estar devido a temperaturas elevadas. O mesmo vale para o trabalho que envolve algum tipo de  esforço físico e demanda de trajes confortáveis para obter uma melhor rendimento e prezar a saúde do trabalhador. No caso de eventos e afins, escolher um local com ar condicionado eficaz é o mínimo se você quer que se convidado guarde boas lembranças desse momento.

Obs: apesar da maioria das imagens mostrar homens de terno ou costume, é claro que você pode estar bem vestido usando roupas casuais, tudo vai depender do seu bom gosto e se a ocasião comporta esse tipo de traje.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “Por que é Importante Vestir-se Adequadamente?”

  1. frank kiliel says:

    “proporcionar um ambiente adequado “você disse tudo!
    É algo muito importante para quem trabalha

Deixe um comentário