Por Que as Barras das Calças Masculinas Estão Encurtando Tanto?

7

Por Que as Barras das Calças Masculinas Estão Encurtando Tanto?

Apesar de não ser nenhuma novidade, as calças cropped entraram definitivamente na lista de tendências masculinas nesta temporada. Vejo uma grande parte dos homens olhando para esse tipo de roupa e torcendo o nariz, mas não os recrimino, eu também não sou nada fã do modelo “pula brejo” – afinal, “cropped” é apenas um golpe de marketing – embora não me importe com as barras um pouquinho mais curtas, aliás acho-as até uma necessidade dentro da moda masculina atual, pois sanam um pequeno problema – calma, vou explicar melhor mais adiante!

Por que as barras das calças masculinas estão encurtando tanto?

Por Que as Barras das Calças Masculinas Estão Encurtando Tanto?

Eu notei também que muita gente se pergunta como essa história começou, afinal sempre foi ponto pacífico que barras muito curtas davam uma má impressão de roupa encolhida, emprestada ou simplesmente mal-ajambrada.

O mais impressionante desse fenômeno é que ele começou por necessidade, mas tomou rumos inesperados.

De quem é a culpa?

Se é para escolher um culpado os dedos devem apontar para o caimento skinny, mas em alguns casos isso também vale para a roupa slim fit! Com o afunilamento da barra da calça a boca fica mais fechada, consequentemente mais embolada quando encontra o sapato, entrando dentro do calçado e/ou amassando.

Agora, suba a barra um pouco e esse problema desaparece! Não precisa ser muita coisa, apenas um centímetro acima do calcanhar. A meia aparecendo nem chega a ser problema se você fizer o certo e combiná-la com a calça ou então assumir que ela está a mostra e optar por um modelo descolado, já falamos sobre esse costume aqui. Claro que nem todo mundo se contentou em tirar tão pouco e resolveu cortar fora um palmo de barra.

Uma pequena ajuda dos influenciadores e estilistas

Na década passada, o estilista Thom Browne jurava que ia revolucionar a moda masculina com costumes que pareciam roubados da sessão infanto juvenil da Zara. Não rolou, claro, mas ele ficou milionário vendendo sua marca para a Zegna.

O problema na moda é que os limites estão sendo testados a todo momento, dito isso, para a barra ir parar no meio das canelas era só uma questão de tempo e falta de noção. Os estilistas viram na barra cada vez mais curta uma boa maneira de chamar atenção para suas criações, enquanto os influenciadores de moda masculina adoravam a tendência para deixar o visual mais moderno.

O mankle

Isso acabou gerando outra tendência que não é nada nova: o mankle. A palavra é uma junção de man (homem) e ankle (tornozelo) e denomina o ato de deixar essa parte do corpo a mostra.

Eu estou tratando a calça cropped e o mankle como coisas separadas, porque existem pessoas que dobram a calça de comprimento normal para deixar essa parte do corpo a vista, enquanto tem gente que compra peças mais curtas e acaba usando meias que escondem todo o final da perna, então uma coisa não puxa a outra automaticamente se você não quiser. Além disso, existem comprimentos que, mesmo mais curtos, não deixam muito a mostra, como você vai ver abaixo.

…….

Os comprimentos de barra mais comuns na moda masculina

Estes são os diversos comprimentos (bons e ruins) usados atualmente. Qual é o seu?

Sobrando pano

A calça com pouca circunferência na barra não assenta corretamente sobre o calçado, deixando o tecido embolado no final da perna, acrescente a isso a mania que a maioria dos homens tem de não fazer o ajuste no comprimento quando necessário e o resultado é um look que poderia ser impecável prejudicado pelo caimento ruim próximo ao sapato.

O exemplo acima é bem light e até passável, tem gente que tem tanto pano abaixo do joelho que praticamente dá para fazer outra calça com o excesso de tecido.

…….

Barra tradicional

Este é o comprimento mais tradicional da calça masculina, com uma pequena dobra devido ao tecido que ligeiramente repousa em cima do calçado. Se bem feita, ela não encurta a perna e serve para pessoas de qualquer tipo físico. Pode não ser novidade, mas é elegante, o difícil é errar com ela.

…….

No break

Este comprimento de barra praticamente não apresenta a pequena dobra (ou “break”) na altura do início do cadarço. Também alonga bem a perna e agrada a muitos homens, embora não seja tão tradicional. Veste bem qualquer pessoa, mas tem um contra: a boca muito fechada costuma entrar dentro do sapato no calcanhar ou deixar a língua do calçado para fora – ou os dois – tornando necessária uma verificação constante para saber se o visual está impecável.

…….

Um pedacinho da meia

Este é preferido de quem gosta de mostrar o detalhe da meia, mas prefere um visual discreto, deixando só um pedacinho a vista. Acho que tem seu charme, principalmente com peças que tem cores sóbrias e estampas pequenas, mostrando a preocupação com estilo e uma certa descontração no look, aliás, já falei há um certo tempo sobre isso aqui. O ponto negativo surge quando você senta, se as meias não forem longas, suas canelas aparecem.

…….

Tornozelos à mostra

Este comprimento se tornou muito popular no hemisfério norte, mas no Brasil são poucos os homens que o adotaram, provavelmente por estar bem fora do tradicional, sobretudo no traje formal para trabalho. No verão até parece uma boa solução, mas no inverno não há quem aguente as canelas de fora, então o melhor é estar com meias bem longas, principalmente quando for se sentar.

Esse comprimento não me agrada, principalmente quando usado com botas de cano médio, acho muito estranho usar um calçado com cano e ainda deixar a meia aparente.

…….

Cropped radical

Algumas pessoas consideram a peça do exemplo anterior como sendo a calça cropped (cortada, em inglês), mas existem marcas que vendem modelos ainda mais curtos, a Zara é uma delas.

Esse tipo de calça é considerada ruim para baixinhos e gordinhos, pois corta a silhueta, achatando o corpo, e o recurso de usar meia e calçado na mesma cor não ajuda, basta olhar a foto acima. O pessoal tentou compensar a falta de perna subindo a cintura, mas eu não acho que isso funcionou, pois encurta o dorso.

É o tipo de “fashion move” que tem que ter muita segurança para usar.

…….

Se for usar algo assim:

  • Lembre-se que quanto mais curtas as calças, mais casuais;
  • O ambiente de trabalho não é o melhor lugar para usar isso, prefira os momentos de lazer para libertar seus tornozelos;
  • Para não gastar com uma calça curta que corre o risco de ficar fora de moda, experimente apenas dobrá-la, isso ainda te dá liberdade de ajustar o comprimento quando quiser;
  • Mande fazer a barra no comprimento desejado se você não quer dobrar, mas pense bem antes de radicalizar.

…….

Opinião do autor:

Quem lê o Canal Masculino há um certo tempo deve saber que não sou fã de nada muito extremo, ou seja, muito curto, longo, apertado ou largo. Na minha opinião a roupa tem que acompanhar nossa silhueta e, quando possível, melhorá-la. Mas entendo que algumas pessoas se animam com as tendências que andam surgindo nos últimos anos e, de certa forma, isso é bom, pois faz dos homens seres mais tolerantes de um lado e mais assertivos de outro, desde que as escolhas sejam feitas com algum discernimento e não por pura síndrome do “Maria vai com as outras”. ; P

…….

O texto é antigo, mas vale a leitura:

O Que Meias Coloridas Podem Dizer a Respeito do Homem Atual?

7 COMENTÁRIOS

  1. Há uns tempos eu pedi pra uma amiga costureira encurtar e apertar a perna de algumas calças slim que eu tinha. Elas ficaram um dedo acima do tornozelo. No começo eu gostei, mas depois de um tempo acabei percebendo que o visual, na minha opinião, não funciona bem com todo tipo de calçado. Tive que comprar outras calças, que agora estão com a barra do jeito que me agrada, com um mínimo break. E estou muito mais confiante em usá-las.

  2. No meu caso, gosto de usar calças com barra mais curta somente se a boca for mais justa (não skinny) e com tênis New Balance. Acho que fica bem estiloso, com um “ar” esportivo-retrô. Hahahaaha. Seja em calça jeans ou calça esportiva “dry-fit”.

  3. O que eu demorei um pouco a aprender foi essa questão da abertura. Hoje já tenho calças com diferentes ajustes. Umas mais sérias que deixo um pouco mais abertas para a quebra única, outras um pouco mais casuais que prefiro deixar com os mágicos 16 cm, que deixo no limite do sapato, mas que também ficam melhores quando dobradas… E aí com botas, ou uso a mais fechada e dobro acima do cano, ou a mais aberta para cair por sobre o cano

Deixe uma resposta