Pirâmide do Estilo: A Base Para Ser Um Homem Bem Vestido

3

Pirâmide do Estilo: A Base Para Ser Um Homem Bem Vestido

Quase tudo que nós abordamos aqui quando falamos sobre moda masculina se encaixa em alguns dos tópicos do lendária “Pirâmide do Estilo”. Talvez você já tenha ouvido falar sobre ela, longe das construções faraônicas do passado, ela é apenas a união de 3 elementos que formam o tripé (no bom sentido) do guarda-roupas do homem bem vestido.

A Pirâmide do Estilo e como ela pode te ajudar

Para inaugurar nosso novo canal de vídeos nós preparamos um especial sobre o tema:

Se você está começando agora a se interessar por moda masculina e a desenvolver visual, a “Pirâmide do Estilo” é uma boa maneira de fincar os dois pés no assunto, pois ela explica de uma maneira básica como se vestir bem, daí em diante é só lapidar seu repertório de acordo com seu gosto e sua personalidade.

Como é composta a Pirâmide do Estilo?

Em inglês os itens da pirâmide do estilo são fáceis de lembrar, pois todos começam com a letra F: Fit (caimento), Fabric (tecido) e Fashion (estilo), mas eu não concordo muito com a definição destes dois últimos e ainda adiciono mais um item que considero fundamental para que você tenha sucesso na hora de fazer suas combinações.

Para entender melhor, vamos ao primeiro tópico:

1 – Caimento

Pirâmide do Estilo: A Base Para Ser Um Homem Bem Vestido

O caimento é o elemento mais importante em uma roupa, até peças baratas parecem mais nobres quando tem um corte bacana e vestem bem, por outro lado, mesmo o melhor tecido é prejudicado por uma roupa com caimento ruim.

Mas o que é o caimento de uma roupa?

É exatamente isso que acabei de comentar, a maneira como ela veste o seu corpo. O bom caimento é acertado ao corpo sem apertar, dá liberdade de movimentos e te deixa mais elegante. Uma roupa feita com precisão pode fazer o gordinho parecer mais magro e alongar a silhueta do baixinho, como não há tecido desnecessário até seus movimentos parecem mais fluídos. Parece mágica, mas é só anatomia aliada a algo parecido com “engenharia”, a roupa é construída para te melhorar.

…….

2 – Tecido Qualidade

Pirâmide do Estilo: A Base Para Ser Um Homem Bem Vestido

Um bom tecido, acabamento bem feito, materiais de primeira e uma estrutura precisa vão garantir que a peça tenha durabilidade, boa aparência e elegância. Mesmo o caimento pode ser prejudicado se o tecido não tem estrutura e fluidez, costuras tortas também impedem que a roupa se ajuste perfeitamente ao seu corpo, então como você pode ver os 3 vértices da pirâmide estão realmente interligados.

…….

3 – Estilo Design

Pirâmide do Estilo: A Base Para Ser Um Homem Bem Vestido

Acho um pouco leviano chamar esse item de “estilo” quando design é muito mais abrangente, pois o estilo me parece apenas se preocupar com o visual, enquanto o design contempla forma + função, e temos que convir que a roupa do homem preza muito a funcionalidade, logo não basta ser bonita apenas.

O “design” conversa diretamente com a “qualidade”, já que ela influencia o visual, mas o caimento também requer soluções de design para que não fique apenas elegante, mas confortável e com boa mobilidade.

…….

O que você deve procurar em uma roupa?

Pirâmide do Estilo: A Base Para Ser Um Homem Bem Vestido

  • Ao provar uma roupa verifique se não está faltando ou sobrando tecido  em locais como tórax, barriga, coxas, costas, nádegas, na dúvida experimente um tamanho diferente para fazer o tira-teima;
  • Dê uma checada nas costuras, veja se estão retas, resistentes e simétricas;
  • Veja a composição do tecido na etiqueta, dê preferência para as fibras naturais, mas também vale experimentar alguns materiais tecnológicos que, por exemplo, repelem água ou não amassam, mas cuidado com os sintéticos muito quentes, principalmente no Brasil;
  • Tudo que parece sobrar é um mau indício, pois provavelmente vai te deixar mais baixo, mais gordo ou com jeito desleixado. Verifique ombros, o cavalo da calça, mangas e barras;
  • Botões, zíperes e bolsos também merecem sua atenção, itens ruins podem afetar a durabilidade da peça.

…….

Peraí, você não falou em um quarto item???

Sim, a harmonia

Pirâmide do Estilo: A Base Para Ser Um Homem Bem Vestido

Um ponto importante para ter estilo é saber harmonizar as peças levando em conta elementos como seu tipo de corpo, seu formato de rosto, a cor de sua pele e de seus cabelos, mas são lições que a gente vai aprendendo aos poucos, muitas delas já foram dadas aqui no Canal Masculino, na parte de estilo, como quando falamos sobre roupas para gordinhos ou as chest stripes que ajudam a aumentar seus ombros e tórax usando apenas ilusão de ótica!

Pirâmide do Estilo: A Base Para Ser Um Homem Bem Vestido

Mesmo que você fique atento aos 3 itens da Pirâmide do Estilo, uma estampa errada ou uma cor que não te favorece podem arruinar seu look. Eu sei, parece complicado, mas depois que você pega o jeito a coisa flui com facilidade e assim que você olha para um peça que não te serve o “sentido de aranha” dispara. ; P

3 COMENTÁRIOS

  1. Adoro o seu site, me baseio muito nele para fazer minhas compras.
    As Suas matérias são sempre úteis e práticas, de extrema funcionalidade.
    Ótima idéia a do canal é maravilhosa.
    Parabéns!

Deixe uma resposta