Perfumes Masculinos: Quais São as Notas Mais Adequadas Para o Inverno?

0

Perfumes Masculinos: Quais São as Notas Mais Adequadas Para o Inverno?

Apesar de muitos homens usarem o mesmo perfume durante o ano todo, existem notas olfativas que funcionam melhor nos dias frios e outras que fazem sucesso no calor, pois, como já dissemos aqui, as fragrâncias tem o poder de evocar sensações e lembranças.

Para escolher um perfuma de verão parece simples, basta optar por notas que remetam a água, flores, frutas cítricas, etc. Mas para o inverno, quais são as opções masculinas?

Perfumes masculinos: Quais são as notas mais adequadas para o inverno?

A estratégia está em focar nas notas que tem alguma ligação com o inverno (madeira, chocolate) ou que convidam a sentir o perfume mais de perto (couro, especiarias), estes odores estão ligados a elementos quentes e, se bem combinados, podem criar um perfume altamente sedutor.

Notas amadeiradas

São notas ricas, sofisticadas e quentes, muito presentes em perfumes masculinos, dão aquele toque invernal aconchegante ao perfume, sempre relaciono (e isso é bem pessoal) com chalés, lareiras, lenha e bosques no inverno. Sândalo, vetiver e patchouli são algumas das notas mais comuns.

…….

Notas especiadas

As especiarias dão um tom exótico e sensual ao perfume, geralmente composto por elementos como canela, pimenta, noz-moscada e cravo, entre outras. Com estas notas o odor parece mais quente, sexy e confortável, até um pouco inebriante.

…….

Notas gourmand

Pense nos sabores que nós apreciamos no inverno, como o chocolate, baunilha e o caramelo. O toque gourmet dá ao perfume uma personalidade doce e agradável, despertanto também, e em menor grau, o paladar.

…….

Outras notas que podem surgir

O couro também é muito relacionado ao inverno, talvez porque ao sentir seu cheiro lembremos de um belo casaco que nos aquece.

O tabaco é outra nota que funciona muito bem nos dias frios, provavelmente porque remete a ambientes fechados e aconchegantes.

Os cítricos, como a tangerina e o grapefruit, são totalmente ligados ao verão, contudo, determinados tipos de limão podem integrar um perfume de inverno para dar um toque levemente mais fresco sem quebrar o clima.

…….

Perfumes de inverno e suas composições

É importante deixar claro que um perfume invernal não precisa apenas dessas notas para ser assim considerado, muitos deles recebem toques florais, cítricos a até aquosos para alcançar um resultado diferente e sedutor, tudo depende da habilidade e conhecimento do perfumista.

Outro fator importante é a pirâmide olfativa, ou seja, quais são as notas de topo, coração e fundo. Geralmente as notas amadeiradas e o couro estão no fundo ou no coração das fragrâncias de inverno, com as especiarias surgindo primeiro em alguns casos, ou as notas aquosas e frias em outros – como disse tudo depende das sensações que o perfumista quer passar quando elabora o perfume e do público que ele pretende atingir.

…….

Nota do autor

Na minha opinião está tudo ligado a sensações, a percepção de um perfume é muito pessoal, existem fragrâncias que são consideradas de verão, mas eu gosto mais de usá-las no inverno, pois possuem alguma nota que me faz lembrar dessa estação. Acredito que isso acontece com todos, pois já ouvi outras pessoas afirmando o mesmo, ainda assim acho que tomar como base a presença desses elementos que foram citados no artigo para identificar seu perfume de inverno já é um bom começo.

…….

Leia também:

Perfumes Masculinos: Conheça as Famílias Olfativas

Deixe uma resposta