Perfume Assinatura: Como Escolher Seu

4

Perfume Assinatura: Como Escolher Seu

Muito mais do que uma simples referência de época ou situação, já que a memória olfativa é muito forte, um bom perfume pode até representar uma pessoa, pois sua fragrância consegue descrever seu usuário sem usar palavras ou imagens e pode estar tão ligada a ele que parece impossível ver outra pessoa usando-o com a mesma desenvoltura. É isso que nós chamamos de perfume assinatura, um perfume que, para todos a sua volta, está ligado a você e vice-versa.

Neste artigo vou dar algumas dicas de como encontrar o seu perfume assinatura começando do zero.

Fase 1 – A compra do perfume assinatura

Perfume Assinatura: Como Escolher Seu

Você decidiu que quer uma fragrância marcante para chamar de sua? Ótimo, mas esse é só o começo da jornada, dificilmente você vai encontrar algo assim de cara, prepare-se para provar muito, ouvir muitas opiniões e ficar indeciso diante tantas opções! ; )

1 – Saia de casa para escolher seu perfume assinatura

Não vai ser lendo reviews na internet que você vai encontrar seu perfume assinatura, isso até pode ajudar a pesquisar alguns produtos para iniciar a busca, mas tentar encontrar algo que combine com sua personalidade e seu estilo só na base da descrição é praticamente impossível. Vá até uma loja e prepare as narinas porque o trabalho vai começar!

…….

2 – Não tenha vergonha de pedir ajuda

Geralmente os vendedores de perfumarias são profissionais muito prestativos e eles sabem todo o processo que envolve a compra de um perfume, portanto não tenha receio de pedir ajuda. Fale um pouco sobre seu estilo e explique exatamente o que está buscando, ele vai saber indicar um bom perfume de acordo com algumas características pessoais. Por exemplo: um perfume muito frustrado e fresco, não é indicado para um roqueiro que vive na balada, outro muito esportivo não vai combinar com um executivo ou alguém pouco dado a esportes.

…….

3 – Experimente os mais populares e ignore-os em seguida

Se você pretende ter um perfume assinatura não vai querer 100 pessoas usando o mesmo em um local público, ainda assim é uma boa provar os campeões de venda, eles vão te dar um direcionamento, se gostar de algo pergunte ao vendedor por fragrâncias parecidas ou com a mesma pegada, mas que tenham suas próprias características que as diferenciem.

…….

5 – Esqueça marcas e não embarque no hype

Perfumes caros geralmente são bons, mas nem sempre agradam a todos e muitas vezes perfumes baratos podem atender suas expectativas. Um dos meus perfumes preferidos não custa nem 150 reais (50 ml), por outro alguns perfumes de 500 reais que já provei são bons, mas não combinam comigo. Tente não se prender a marcas, preços ou ao simples fato de ser um perfume que caiu nas graças do público, dê uma chance até para as fragrâncias mais obscuras, muitas delas não tem um grande esquema de marketing por trás, mas são ótimas!

…….

Fase 2 – O perfume assinatura no dia a dia

Perfume Assinatura: Como Escolher Seu

Pensou que já havia cumprido sua missão? Nada disso, sua escolha pode ser boa, mas nem sempre ela atinge o objetivo que é fazer as pessoas te identificarem no perfume que você está usando. Se segure, meu amigo, porque começa aqui a fase 2 e ela pode ser bem frustrante se o resultado final for negativo. : (

1 – Veja a projeção do seu perfume assinatura é boa

Sim, porque para ele funcionar tem que ser sentido pelos outros, não é? Não precisa empestear o escritório ou fazer desmaiar as grávidas e as velhinhas no metrô, mas tem que ter uma certa projeção, ou seja, tem que ser sentido por quem está a sua volta.

…….

2 – Saiba se ele está agradando

A triste realidade é que nem sempre o perfume escolhido vai agradar a todos. A realidade mais triste ainda é que ele pode não estar agradando a ninguém e neste caso você vai ter que voltar a fase 1, infelizmente.

…….

3 – Peça opiniões

Passou pelos 2 primeiros passos da fase 2? Meus parabéns, você está quase lá! Agora converse com as pessoas que fazem parte do seu cotidiano e tente descobrir se eles acham que esse perfume tem relação com sua personalidade e seu estilo. Pergunte se eles acham que esse perfume os faria lembrar de você se fosse sentido em outras circunstâncias. Se a resposta for sim para tudo você acaba de se tornar um feliz possuidor de um perfume assinatura que vai te acompanhar por muitos anos.

…….

 

Alguns pontos a considerar:

Perfume Assinatura: Como Escolher Seu

  • Se você acha um perfume popular ideal para ser seu perfume assinatura, tudo bem, mas não espere exclusividade;
  • É possível ter mais de um perfume assinatura, mas o trabalho para encontrar continua sendo o mesmo;
  • Você não é obrigado a usar o mesmo perfume todos os dias, mesmo com sua assinatura olfativa dá para variar de vez em quando de acordo com o humor, clima e até o tipo de roupa que está usando;
  • Dá para encontrar a fragrância perfeita antes de ter que passar por todos esses passos? Dá, mas se acontecer, considere-se um sortudo.

…….

Dica final – O amor pode chegar ao fim

Perfume Assinatura: Como Escolher Seu

Note que eu disse que “vai te acompanhar por muitos anos” mas não disse a vida toda. Um dia você pode enjoar desse perfume, ele pode ficar datado ou seu estilo pode mudar – e isso é perfeitamente normal. Nesse caso existem duas opções: voltar para a fase 1 ou deixar alguns bons perfumes de backup e passar a usá-los a partir da fase 2.

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma matéria com muita informação de qualidade.
    Parabéns Ricardo…

    Nesse assunto eu fui muito…MUITO sortudo
    Me deparei um dia, nem lembro como, com um perfume chamado “TABAK” da Mahogany

    Barato, fácil de encontrar, porém, curiosamente, pouco procurado….nunca conheci outra pessoa que use.

    Comecei a usar e a resposta foi imediata:
    “Nossa! Que perfume bom!”
    “Adoro esse seu perfume!”
    “Dá pra saber que você tá perto, por causa do perfume…a gente lembra de ti”

    Detalhe: Três ou quatro borrifadas e ele cheira o dia todo – na minha pele. A reação dele com minha pele foi ótima. Parece que projetaram pensando em mim…hahahahaha

    E como tu mesmo disse, já tentei usar outros mais caros\famosos e não tive o mesmo resultado, nem em aprovação, nem em reação com a pele.

    Enfim, sei que não é comum ter essa sorte que tive, mas eu tive!

    Só uma pergunta Ricardo:
    No caso da maioria das pessoas – que trabalham durante o dia, em horário comercial, e “socializam” à noite – é mais indicado dar preferência a um perfume para os momentos sociais? Porque, usando o meu caso como exemplo, trata-se de um perfume amadeirado, profundo, de características bem fortes….que fica um pouco “pesado” pra ser utilizado em uma manhã de sol de verão, por exemplo. Em um caso como esse, é melhor dar preferência a um perfume para ocasiões sociais e deixar de ter essa “marca” nos momentos de trabalho e suor do dia-a-dia?

    Parabéns mais uma vez!
    Um abraço

    P.S.: Sei que não é o espaço mais apropriado mas, se conseguir material\tempo, poderia tentar escrever um post sobre características da moda para negros ou aplicações de estampas étnicas na moda, como conversamos em um outro post (há tanto tempo atrás que nem lembro qual foi)?

Deixe uma resposta