Os Piores Looks Masculinos do SPFW Inverno 2013

01/11/2012 4 Comentários por

Devido a mudança em seu calendário, o São Paulo Fashion Week que apresentou as coleções de inverno 2013 contou com um número reduzido de desfiles e, consequentemente, muito menos marcas voltadas para o público masculino. Este fato até poderia ser negativo, caso existisse algo decente a ser mostrado para o homem interessado em moda, mas levando-se em conta a capacidade criativa dos estilistas brasileiros, prefiro acreditar que fomos poupados de um show de horror maior e mais deprimente. Mas nem por isso deixaremos de comentar alguns dos looks impressionantes (de uma maneira ruim, claro) que cruzaram as passarelas do evento:

Osklen

Repetindo seus batidos clichês (gola alta, mangas muito cumpridas e design sem sal) a Osklen se segura no cordão de puxa-sacos da imprensa que resolveu elevar o fanfarrão Oskar Metsavaht a categoria de gênio. Muita gente compra a propaganda, mas a mim ele não engana: entre roupas mal cortadas, estampas de gosto duvidoso e materiais utilizados de maneira equivocada, não há nada que se salve nas caríssimas roupas desta grife superestimada.

…….

Colcci

A marca, que faz grande sucesso com o público jovem, jogou no liquidificador a maioria das coisas que vimos nas passarelas do hemisfério norte, mas o resultado foi uma salada indigesta de boas ideias mal empregadas, com roupas de caimento tosco, e uma paleta de cores que poderia agradar caso estivesse em mãos mais talentosas. O look da esquerda reúne a maioria das coisas que odeio, como peças largas demais, bermuda com casaco e legging por baixo da bermuda, o da direita dispensa comentários, é um erro de styling ambulante.

…….

Ellus

Uma grife que vive se gabando de seu jeans não teve uma só peça deste material que chamou atenção na passarela. A jaqueta, seja em sua versão em denim índigo ou em sua versão amarela (horrenda!) tem um caimento abominável, para comprovar, basta olhar o tamanho das mangas. O visual da direita, com inspiração em uniformes policiais, está entre as piores coisas desta temporada de moda, um amontoado de peças sem cabimento, com resultado afetado.

…….

João Pimenta

Em primeiro lugar o estilista precisa parar de perder seu tempo com essas alegorias na cabeça dos modelos, isso não acrescenta nada, muito pelo contrário, só serve como distração e, muitas vezes, atrapalha a composição. O uso de tendências atuais, como o paisley, por exemplo, também não ajudou, vide a imagem à direita, o corte e o caimento também foram uma péssima escolha. Além disso, em nenhum momento senti uma conexão entre a ideia do estilista, de que “os malandros são nossos dândis”, e o que foi apresentado. Se você olhar as imagens ampliadas no site FFW verá que o acabamento de muitas delas deixa a desejar, principalmente o casaco da foto em destaque (no topo deste post), onde é fácil notar a falta de alinhamento entre os bolsos (na verdade entre os dois lados da peça). É triste, já acreditei mais em João Pimenta.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “Os Piores Looks Masculinos do SPFW Inverno 2013”

  1. Eduardo says:

    Ricardo, mais uma vez adorei seu post, retratou quase a mesma opinião que tive sobre o SPFW.
    Onde esses estilistas acham que vão, mostrando uma moda masculina super conceitual, em um país onde os homens mal usam meias coloridas, ou colocam um blazer?
    Custa mostrar nas passarelas o que o homem real poderá usar em sua vida real?
    Chega dessa moda conceitual, onde a finalidade é impressionar o consumidor, mas acaba é envergonhando e sendo motivo de risadas.

    • Ricardo says:

      Eduardo,
      Acho que você resumiu bem o problema! Dessa maneira tudo o que se consegue é fazer com que o homem comum se sinta excluído deste cenário de moda, quando, na verdade, as coleções deveriam ser voltadas única e exclusivamente para ele.
      Abs

  2. Gabriel Fontes says:

    Esses panos daí não são roupas. São fantasias.

  3. Michel Adam says:

    Palmas. Comentários pertinentes e com propriedade. Parabéns.
    Estive em uma loka da Osklen dias atrás e saí de lá completamente pasmo: não preciso mencionar valores, mas camisetas com corte, tecido e estampas que eu encontraria melhor até em cestões de lojas de economia. Ou subestimam demais a inteligência do consumidor ou… ou eu não sei o que se passa!

Deixe um comentário