Os Pequenos Detalhes Que Mudam a Cara de um Look Masculino

0

Encontrei um perfil de Instagram de moda masculina cujo autor, Chris Mehan, tem o saudável costume de publicar fotos de looks com pequenas variações que mostram as possibilidades que surgem com simples modificações na combinação de roupas, calçados e acessórios.

Mesmo a maneira de usar as peças influencia na percepção do conjunto, assunto que já foi comentado aqui. A camisa por dentro da calça permite ver sua silhueta de uma maneira completamente diferente de quando ela está por fora, um calçado com cor forte pode mudar o ponto focal e deixar coisas mais importantes em segundo plano – aliás, já falamos sobre ponto focal anteriormente.

Além disso, sempre há a preocupação de que o traje reflita seu humor, sua personalidade ou suas intenções (ou até tudo isso junto) e muitas vezes acertar os pequenos detalhes é o suficiente para deixar o look alinhado com seus planos para o dia. Uma gravata e um cinto mais sofisticado podem cair bem em uma ocasião profissional, uma camisa com alguns botões abertos e um jeans ajustado tem um apelo mais “sexy” e podem ser sua escolha para um encontro em um local com dress code casual, como um bar ou restaurante jovem.

Mas outra coisa importante aqui é não se prender a combinações só porque você está acostumado a usá-las, é uma boa saber que sempre há algo a se acrescentar ou tirar para dar frescor ao estilo pessoal e explorar novas opções e ideias.

Veja abaixo, nas imagens do influencer Chris Mehan, alguns detalhes que mudam o look com muito pouco esforço:

Jeans X Chino – nota-se claramente que a calça chino, embora casual, é mais mais séria que um jeans claro.

…….

Gola V X Gola careca – a diferença é discreta, mas você provavelmente vai confirmar que a gola V é mais elegante, pois destaca o colarinho da camisa e alonga o pescoço. Ambas estão certas, mas a opção um é melhor.

…….

Barra feita X barra dobrada – aqui temos que observar: a barra dobrada é bem mais descontraída; ela encurta a perna; mas deixa detalhes da bota a mostra. Ou seja, se a ideia é destacar a bota você vai perder por um lado para ganhar por outro.

…….

Camisa por dentro X camisa por fora – apesar do esforço para tornar o look 1 mais casual (jeans desbotado, acessórios de couro claro), a camisa por dentro sempre vai deixar o homem mais alinhado, além de trazer destaque para o cinto, principalmente quando ele é em tons como caramelo, bege e castor. A camisa por fora sugere lazer, mas recebe um reforço do jeans sério que deixa o combo equilibrado. Em um ambiente de trabalho com dress code casual os dois seriam tolerados.

…….

Só camisa X camisa com blazer e gravata – aqui fica bem claro o intuito do segundo look, se trata de uma combinação para ambiente de trabalho, o look 1 entretanto é bem mais versátil, serve um jantar a dois, trabalho ou algum tipo de evento casual que peça um traje mais arrumadinho.

…….

Calçado escuro X calçado claro – esse é para você que sempre escolhe qualquer coisa para calçar! Veja como o calçado claro remete muito mais a casualidade do que o escuro. Certamente a escolha do primeiro para um evento noturno seria bem mais acertada, enquanto o segundo se encaixa com perfeição em ocasiões despojadas.

…….

Malha escura X Malha clara – a malha escura alonga a silhueta, mas não chama atenção para o dorso, a malha clara cria um pouco mais de volume, sem alongar tanto, mas chama atenção para tudo que está acima da cintura. O que você quer que seu look faça por você? É só escolher!

…….

Manga sem dobrar X manga dobrada – aqui um dilema interessante: a segunda opção é mais cool, mas a primeira é considerada mais elegante. No Instagram, até onde pude ver, a maioria das pessoas estava votando pelo look 2, mas acho que tudo vai do clima, do local e da ocasião.

…….

Bermuda chino X calça chino – você usa bermuda o tempo todo? Aqui é possível ver claramente o quanto ela remete a lazer e atividades ao ar livre, enquanto a calça chino é bem mais indicada para atividades “indoor” e compromissos onde você tenha que mostrar uma cara mais “adulta”. Tudo isso graças a alguns centímetros a mais de tecido!

…….

Marinho X preto – ambos emagrecem e alongam a silhueta, o preto sempre é sério, as vezes até demais e o marinho um pouco mais relax, mas devo admitir que gosto das duas opções. Eu usaria o look 1 como traje profissional (com um sapato mais refinado) e o traje 2 para uma balada.

…….

Sem blazer X com blazer – aqui temos uma aula de como saltar do casual para o smart casual em segundos. Note que se o blazer fosse de uma cor mais sóbria ou um tecido mais formal o efeito teria sido diferente, com uma cara bem mais profissional, mas a esse tom claro e a fibra mesclada, que parece ser um linho, mantiveram o look com as duas pernas no casualidade, embora o tenham deixado bem mais sofisticado e elegante.

…….

Sapato X tênis – um detalhe sutil pode dizer muito sobre você, ou pelo menos sobre seu estilo. Sapatos bem combinados me sugerem uma pessoa mais metódica e focada, tênis indicam alguém mais descontraído e criativo. As vezes esses dois perfis tem que trocar as bolas, o criativo tem que usar um sapato quando o momento exige e o metódico pode optar por sneakers no lazer, mas são as escolhas que você faz quando não tem nenhum tipo de influência externa agindo é que te definem e mostram sua verdadeira personalidade. Se nada no mundo importasse, qual dos dois você escolheria?

…….

Se quiser ver mais looks como esse, basta seguir o perfil de Chris Mehan, vale a pena: www.instagram.com/chrismehan/

Aliás, siga também o Canal Masculino no Instagram: www.instagram.com.br/canalmasculino

Deixe uma resposta