O Xadrez é o Novo Liso na Moda Masculina?

07/01/2013 Sem comentários por

xadrez_novo_liso_ft10

Há alguns anos aposto que muitos de vocês até embarcaram na moda do xadrez, mas pensaram que em breve este tipo de estampa ficaria saturada, sendo posta de lado, permanecendo apenas no guarda roupa de algumas pessoas com estilo bem específico. Mais de quatro anos se passaram, mas o xadrez, continua a todo vapor e, ao que parece, será incorporado definitivamente pela moda masculina. Mas como ele consegue se manter por tanto tempo, você deve estar se perguntando?

xadrez_novo_liso_ft02

Os acessórios em xadrez são um sucesso inegável!

Em primeiro lugar o xadrez não é nenhuma novidade, ele está por aí há anos, do streetwear às roupas de cowboy. O Brasil era um dos poucos países que não tinham muita afeição por ele, mas mudou sua mentalidade nos últimos anos, tornando a estampa um hit nas lojas. A partir daí uma coisa curiosa aconteceu, o xadrez passou a ser menos notado por ser tão comum em todos os lugares, perdendo o status de peça principal e passando a funcionar como acompanhante.

xadrez_novo_liso_ft04

Dez anos atrás esse look seria inconcebível!

De repente as camisas não eram mais o destaque, mas usá-las com uma jaqueta ou blazer davam um tempero todo especial a combinação, permitindo até misturas de xadrez com pesos diferentes, desde que houvesse alguma peça para equilibrar. Nessa onda começou a proliferação dos acessórios na estampa, então gravatas, tênis, cachecóis, lenços e até cintos passaram a valorizar o look, com o madras das camisas migrando para bolsas, o vichy aparecendo em gravatas, o lenhador deixando os tênis mais atualizados. O que parecia uma moda passageira, evoluiu e se adaptou ao estilo dos novos tempos com incrível sucesso. Vamos ver no que isso vai dar!

Para entender melhor

Um guia visual do que aconteceu com o xadrez nos últimos anos (atenção às legendas):

xadrez_novo_liso_ft12

O mais próximo de xadrez em um look era esse quadriculado, pois era considerado bem discreto, caso contrário, achariam que você era grunge.

xadrez_novo_liso_ft07

O vichy (para alguns o xadrez de toalhas de mesa) ganhou espaço, principalmente pequeno e em tons suaves ou neutros para não chocar.

xadrez_novo_liso_ft08

Com a introdução desta variação do vichy, em duas cores, o visual começou a ficar mais ousado, valia até gravata combinando.

xadrez_novo_liso_ft01

Xadrezes maiores começaram a parecer mais sedutores, a estampa com colete ganhou um ar retrô e agradou o público masculino.

xadrez_novo_liso_ft03

Já que ficava tão bacana, porque não combinar dois tipos de xadrez desde que um deles fosse bem discreto? Um window pane ou príncipe de gales, como este da foto, eram opções tentadoras.

xadrez_novo_liso_ft05

Com a popularização do casual misturado com o formal outros tipos da estampa ganharam força. Este look com um xadrez lenhador ficaria ótimo em uma balada, por exemplo!

xadrez_novo_liso_ft06

A gravata de croché (também em alta) foi outro fator que influenciou muito, pois sua combinação com o xadrez traz resultados ótimos.

xadrez_novo_liso_ft09

Aos poucos, aqueles que dominam bem o mix de cores começaram a criar combos incríveis e absolutamente modernos usando apenas peças clássicas.

xadrez_novo_liso_ft11

A camisa xadrez com terno, ou com blazer e jeans, como na foto, são as bolas da vez e há também quem arrisque uma gravata listrada para deixar o visual ainda mais marcante.

 Nota do autor:

Não estou afirmando aqui que este tipo de combinação é um fenômeno moderno, mas devemos admitir que ela nunca fez tanto sucesso como agora.

Quer apostar? Faça um teste: entre no site de qualquer revista masculina que se preze e veja quantas vezes aparece alguém usando um terno com uma camisa xadrez.

Mas a pergunta é: será que para por aí?

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Xadrez é o Novo Liso na Moda Masculina?”

Deixe um comentário