O Que Um Homem NÃO Deve Vestir no Ambiente de Trabalho

2

Para falar o que um homem NÃO deve vestir no ambiente de trabalho precisamos supor que você trabalha em um local fechado e em um momento ou outro você pode ter que lidar com clientes ou com seus superiores em reuniões de uma certa importância, ou seja, o traje social pode não ser uma regra, mas ainda assim é preciso uma certa elegância e discrição.

Sei que existem locais onde ninguém liga para o que as pessoas vestem, se é o seu caso, sorte sua, porém ainda é bom ter cautela e não abusar muito, nunca se sabe com quem vamos tratar quando estamos trabalhando. Por via das dúvidas dê uma checada nos itens a seguir:

1 – Roupas que você um homem não deve vestir no ambiente de trabalho

a) Camiseta regata

O Que Um Homem NÃO Deve Vestir no Ambiente de Trabalho

Os problemas são tantos: roupa de praia, muita pele a mostra, sovaco suado para todo mundo ver e o jeitão de que você preferia estar tomando uma cerveja no bar. Desculpe amigo, não dá nem para cogitar usar regatas no trabalho se você não é funcionário de um quiosque a beira-mar.

Solução: uma camiseta básica ou uma camisa casual dão conta do recado. Se o calor bater, dobre as mangas até acima do cotovelo.

…….

b) Moletom

O Que Um Homem NÃO Deve Vestir no Ambiente de Trabalho

Até da para enganar usando uma blusa de moletom bem neutra debaixo de uma jaqueta ou blazer, mas no geral qualquer peça feita desse tecido pode comprometer seu estilo, portanto só use se estiver muito certo de que a combinação está impecável. No caso da calça jogger de moletom, nem tem discussão, só em momentos de lazer mesmo.

Solução: uma malha de lã ou algodão com caimento bacana vai te aquecer perfeitamente.

…….

c) Camisetas com frases cômicas

Se você quer ser o cara divertido do escritório, basta contar uma piada, não precisa sair com ela estampada na camiseta, o pessoal até pode achar engraçado, mas em uma reunião com um cliente isso pode pegar mal, dando a impressão de que você não leva as coisas a sério.

Solução: camisetas básicas ou com estampas minimalistas dão conta do recado.

…….

d) Camisetas com estampas exageradas

Não é só o que está estampado, mas também o tamanho da estampa, e é por isso que as camisetas full print, por exemplo, não são indicadas para o ambiente profissional.

Solução: estampas pequenas de bom gosto e que não chamem muita atenção podem substituir florais, geométricos ou galaxy prints. Na dúvida, fique com as lisas.

…….

e) Camisas com tecido brilhante

Tem gente que ama uma camisa com tecido acetinado! Gostos pessoais a parte, seu trabalho não é lugar para esse tipo de roupa. Se a palavra da vez é sobriedade, não há como encaixar uma peça assim.

Solução: algodão ainda é o melhor tecido para uma camisa social, caso precise de algo casual vá de sarja, jeans, chambray ou flanela. Para os dias muito quentes o linho é bacana, mas o ambiente de trabalho tem que comportar algo tão casual.

…….

f) Jeans destroyed

Jeans detonados não são a melhor escolha para trabalhar, aliás, nós já falamos disso. O denim destroyed passa um ar muito casual e as versões mais recentes, com buracos de um palmo de comprimento faz você parecer que foi vítima do Sharknado.

Solução: o jeans bruto, sem lavagem, é perfeito, mas em locais mais tolerantes dá para usar calças ligeiramente estonadas e com alguns efeitos leves.

…….

g) Ternos de cores fortes

Algumas marcas até podem te vender a ideia de que o homem ousado não pensa duas vezes na hora de escolher um terno de cor forte para trabalhar, mas vamos ser realistas, isso é bem difícil! Além de chamar muita atenção, provavelmente não vai se encaixar na maior parte dos dress codes corporativos.

Solução: além dos básicos nas cores preto, marinho e grafite, tente algo em um tom de azul um pouco mais claro, bege e marrom.

…….

2 – Calçados que você um homem não deve calçar no ambiente de trabalho

a) Tênis de academia / corrida

Só porque você torrou 700 pratas em um tênis não quer dizer que ganhou um passaporte para usá-lo em qualquer lugar. Se você está no trabalho mostre comprometimento com o local e não com a academia depois do expediente, deixe sua intenção de ser um profissional comprometido com seu ofício.

Solução: para roupas mais formais use um sapato, mesmo que seja casual, para um look descolado, mas alinhado, escolha tênis discretos e clássicos.

…….

b) Calçados muito abertos – sandálias e afins

O uso de sandálias no ambiente de trabalho traz tantos problemas que eu nem sei por onde começar. Em primeiro lugar, esse é o tipo de calçado faz parecer que você quer fazer tudo menos trabalhar, e mesmo que ele fosse permitido em um escritório – o que não faria o menor sentido – seria melhor considerar os gastos extras para manter apresentável o pé cheio de calos, unhas encravadas e joanetes. 🙂

Solução: deixe a sandália para os dias quentes e passeios na praia, opte por tênis confortáveis e com design clean – presumindo que o dress code da empresa é casual, claro.

…….

c) Alpargatas

Só porque é um calçado fechado não quer dizer que tenha estilo suficiente para adentrar o escritório ou complementar suas roupas do dia-a-dia profissional. As alpargatas estão lado a lado com as sandálias na escala de formalidade dos calçados.

Solução: aqui, novamente, os tênis minimalistas são a melhor opção, mas eu também aconselharia a experimentar alguns modelos de sapatos casuais, a maioria é bem confortável e dá outra pegada ao look.

…….

3 – Acessórios que você um homem não deve usar no ambiente de trabalho

a) Gravatas engraçadinhas

Se tornaram celebres por causa dos publicitários dos anos 90 que achavam supercool ter o Papaléguas estampado em sua gravata, mas logo caíram em desuso, contudo ainda existem defensores desse tipo de acessório, o que não podia ser mais errado, pois ao invés de passar um ar descolado te fazem parecer infantil e nada sério.

Solução: das básicas lisas às com micro estampa, existe um mundo de opções, na dúvida, fique com as com xadrez, elas são modernas e despojadas.

…….

b) Acessórios em excesso

Neste caso não se trata de uma peça em específico, mas sim a combinação de muitos acessórios que podem deixar seu visual forçado e poluído.

Solução: escolha itens discretos e antes de sair de casa verifique se não estão pesando demais ou até redundantes.

…….

c) Bonés

Guarde os bonés para se proteger do sol em ambientes externos, na área de trabalho esse tipo de acessório soa muito casual e descompromissado. Outro erro é usar boné com terno ou costume, nesse caso prefira um chapéu ou não use nada, o estilo do traje não permite muitas liberdades.

Solução: em locais fechados nunca use nada desse tipo – inclusive chapéus – reserve esses itens para te proteger do sol.

…….

d) Óculos de sol

Pode usar óculos escuros sem problemas, mas não pense que mantê-los da porta para dentro são algo cool. Muito do ambiente de trabalho funciona por causa do “olho no olho”, então não é bom comprometer a comunicação e o relacionamento com os colegas porque você acha que é um astro de Hollywood ou um rockstar.

Solução: guarde os óculos assim que adentrar a empresa.

…….

e) Meias brancas

Tem gente que simplesmente não liga para as meias, mas usar meias brancas, além de inapropriado para o escritório – elas são esportivas – passam uma ideia de imaturidade e desleixo.

Solução: para roupa casual escolha meias com tom próximo ao das calças ou no máximo cinza (médio para escuro), no caso da roupa social já demos a dica aqui.

…….

f) Cintos coloridos ou cheios de detalhes exagerados

Ele pode parecer um mero detalhe, mas um cinto muito colorido pode chamar atenção demais e pender para o mau gosto.

Solução: invista nos modelos básicos de couro e os de cores neutras (marinho, marrom, cinza, bege ou preto) se for um modelo de lona.

…….

g) Bandanas

São um acessório geralmente ligado a motoqueiros ou rockeiros, portanto é difícil alinhá-los ao dress code de trabalho, mesmo nos locais mais tolerantes.

Solução: dentro do escritório sempre mantenha a cabeça livre de acessórios desnecessários.

…….

h) Mochilas de nylon (esportivas)

Sinto muito, mas aquela sua mochila de nylon comprada em surf shop só pode ser usada em suas viagens para a praia, o mundo profissional pede algo mais alinhado e sério.

Solução: mochilas de couro, sobretudo as pretas funcionam bem até com trajes mais formais, mas se seu trabalho permite escolha um modelo de lona com couro bem urbano, mas cuide para que a escolha tenha a ver com suas roupas, terno e gravata com bolsa trekking de lona não tem nada a ver, mesmo que seu chefe não encane com ela.

…….

Dica final:

Muito do que você usa para trabalhar deve sofrer seu próprio julgamento, mesmo sendo permitido pela empresa, afinal você sabe onde quer chegar e muitas vezes uma roupa mais alinhada pode te ajudar a galgar alguns degraus rumo ao cargo pretendido.

2 COMENTÁRIOS

  1. Ricardo Terrazo, não sei se você sabe, mas o “ambiente de trabalho” vai muito além do seu mundinho de escritórios de advocacia e contabilidade. Quero que você saiba que, neste momento, o Samuel (o estagiário) está de boné (para trás), o Ricardo (atendimento) está de calça destroyed e o Kauê está de shortinhos mostrando a coxa. Ninguém aqui vê problema nenhum nisso ou se sentiu representado no seu artigo. Tenha propriedade no que você sugere.

Deixe uma resposta