O Que São as Hiking Boots (Botas Para Caminhada)

28/03/2017 Sem comentários por

Look masculino usando hiking boots

As hiking boots são um tipo muito específico de bota para uso externo, pois sua estrutura destina-se aqueles que desejam se aventurar por terrenos acidentados e fazer longas caminhadas, tornando-a o calçado ideal para quem quer fazer trilhas pavimentadas unicamente por terra e pedregulhos, ainda assim é possível mostrar como usar hiking boots em looks urbanos ou adaptar o visual “adventure” para a cidade.

Hiking boots X tênis para caminhada

Hiking boots - botas para caminhada

Antes de qualquer coisa é melhor deixar claro que vamos falar sobre botas para caminhada com uma cara mais clássica (acima), pois temos os tênis estilo hiking (abaixo) e suas versões de cano alto que também são consideradas botas, mas tem um visual que agrega elementos trazidos de calçados esportivos e não tem o mesmo charme, apesar de terem seus fãs.

Hiking boots - tênis cano alto para caminhada

…….

História das hiking boots

Hiking boots - botas para caminhada

Registros históricos mostram que há 12.000 anos atrás o homem já fazia melhorias em seus calçados – que não passavam de sandálias de couro – para ganhar tração em terrenos difíceis e fazê-los mais resistentes. Apesar dessa necessidade de algo que protegesse os pés em caminhadas longas e rigorosas, a bota de caminhada só se tornou realidade a partir do século XX, quando, ironicamente, as caminhadas e trilhas foram transformadas em lazer, pois os carros eliminaram a necessidade de atravessar grandes distâncias a pé.

Nos anos 40 os italianos despenderam bastante tempo e talento criando hiking boots de couro, mas, apesar dos esforços, os calçados não eram lá muito confortáveis e ainda enfrentavam outro problema: a água! Por serem totalmente fechadas, visando proteger os pés do frio e do terreno acidentado, esse tipo de bota, uma vez invadido pela água, demorava muito para secar. Mas, ainda assim, houve progresso nas solas e costuras, cada vez mais parrudas e resistentes.

Nos anos 70 as botas de caminhada foram ganhando materiais mais tecnológicos que começaram a resolver os problemas do passado. Lona impermeável e Gore-Tex passaram a integrar o cabedal de alguns modelos, mantendo os pés secos; solas tornaram-se mais maleáveis; forros e palmilhas ganharam tratamento acolchoado para garantir o conforto; tênis e botas começaram a ficar cada vez mais parecidos e compartilhar matérias primas. Hoje alguns modelos são pura tecnologia, mas os tipos clássicos de couro não só resistiram, como ganharam espaço devido ao visual vintage estiloso.

…….

Principais características das hiking boots

Hiking boots - botas para caminhada

Cabedal – de couro nos modelos clássicos que algumas vezes pode ser mesclado a lona rústica. Nos pares modernos pode ser de nylon, Gore-Tex, nobuck e lona. Nas de couro muitas vezes o cabedal é feito em uma só peça enquanto em outros modelos de botas biqueiras e wingtips são comuns. Como a ideia é que o calçado mostre-se a prova d’água, brogues (furos) não são bem-vindos, mesmo que, como de costume, e sejam só decorativos.

Amarração – parte integrante do visual da hiking boot são as alças de metal e os ganchos que substituem as ilhoses, tão comuns em outros calçados. Os cadarços podem variar bastante, mas os mais comuns são de cordão encerado e nylon, pois podem repelir água.

Solado – é tratorado para manter a tração em qualquer terreno e alto o bastante para impedir que pedras ou espinhos machuquem os pés, além de proporcionar durabilidade. O tradicional é parecido com os das working boots, mas os mais moderninhos tem um formato mais próximo dos tênis para atletismo, o que tira muito de seu charme.

Forro e palmilha – antigamente eram muito rústicos, hoje toda a tecnologia disponível é empregada para torná-los confortáveis. Acolchoamento, gel, borracha, espuma e toda a sorte materiais macios e que absorvem o impacto é empregada para garantir uma melhor performance.

…….

Fique atento:

Hiking boots - botas para caminhada

– Algumas botas worker podem incorporar elementos da hiking boot, mas essa geralmente tem a amarração indo até perto do bico ou metade do pé (veja os modelos da Danner), enquanto as workers geralmente vão apenas até o início do peito do pé. As solas das botas de caminhada sempre são tratoradas, já as workers nem sempre apresentam essa característica.

–  As hiking boots também podem ser encontradas com o nome de trail boots.

…….

Nos próximos posts falaremos sobre como montar looks com esse tipo de bota e onde comprá-la.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Que São as Hiking Boots (Botas Para Caminhada)”

Deixe um comentário