O Que NÃO Vestir em Uma Entrevista de Emprego

Saiba quais são as peças de roupa que você deve evitar em uma entrevista de emprego.

0

Nós já falamos sobre as roupas adequadas para uma entrevista de emprego, mesmo assim sempre aparece alguém muito criativo perguntando se pode fazer alguma adaptação ou “melhoria” no traje escolhido para a ocasião. O problema é que a pessoa que está te entrevistando nem sempre (na realidade quase nunca) está aberta a esse tipo de inovação ou mesmo não acha muito sério o fato de você ter aparecido na entrevista vestido como quem vai correr uma maratona ou fazendo cosplay de rapper americano.

Como atualmente ninguém pode se dar ao luxo de bancar o excêntrico e perder a tão sonhada vaga, montei uma lista do que não usar em uma entrevista de emprego. Algumas coisas podem parecer bastante óbvias, mas acredite, muita gente me pergunta a respeito, veja abaixo:

O que não usar em uma entrevista de emprego

Atenção: em termos de dress code estamos levando em consideração um ambiente profissional razoavelmente liberal, já que o formal não tem muita conversa, é terno e gravata e acabou!

1 – Camisetas com frases engraçadas

Em primeiro lugar, o momento é bem sério, então não convém arriscar uma piadas e desenhos anedóticos; em segundo lugar, muitas vezes essas camisetas podem soar ofensivas (machistas, racistas, preconceituosas). É essa a imagem que você quer passar?

2 – Cores berrantes

Se você curte combinar cores fortes e vibrantes deixe isso para seus momentos de lazer, mesmo em uma empresa com dress code liberal não é aconselhável levar o conceito aos limites antes mesmo de ser contratado. Fique com as cores sóbrias.

3 – Roupas detonadas

Aquela calça que ganhou um charme adicional quando começou a desfiar em certas partes mais surradas é ótima para um momento de descontração, mas em uma entrevista de emprego isso pode passar uma imagem de desleixo, podendo te custar a contratação. Dê preferência àquele jeans comportado, uma calça chino ou mesmo uma calça social.

Ah, isso vale também para aquele seu jeans destroyed premium de 1.200 reais, o entrevistador não vai levar em conta o valor e vai te gongar do mesmo jeito.

4 – Tênis para academia/esporte

Parece chover no molhado continuar falando sobre isso, mas ainda tem gente que acha que um calçado com duzentas molas e faixas verde limão é algo imprescindível no dia a dia de um profissional. Troque por um tênis bem discreto ou por um sapato casual bacana.

5 – Jaqueta de couro

A não ser que você esteja indo a uma entrevista para vaga no staff do Slipknot ou do Iron Maiden é melhor apelar para um blazer bem cortado sobrepondo uma camisa, o visual selvagem da motocicleta não cai bem em uma entrevista de emprego.

6 – Excesso de acessórios ou acessórios muito chamativos

Você não está proibido de usar acessórios, uma pulseira estilosa ou um relógio bacana não vão chocar ninguém, mas controle o ímpeto de usar um anel em cada dedo. Chapéus e outros adereços usados na cabeça devem ser retirados ao passar pela porta de entrada como pede a etiqueta, além disso essa atitude evitará que o entrevistador preste mais atenção no que você veste do que naquilo que é dito.

7 – Casacos a la Matrix

Está frio e você quer aproveitar para usar seu casaco de lã que vai até as canelas? Sinto muito, não é uma boa ideia! Esse é outro item excêntrico demais para nossa realidade e que pode despertar mais interesse do que seu currículo. No máximo use-o por cima das outras roupas e tire-o quando adentrar o recinto.

8 – Óculos escuros

Óculos de sol devem ser retirados assim que você chegar na empresa, os entrevistadores gostam de contato visual e além disso essa atitude blasé pode ser tomada como falta de interesse e falta de respeito – ou falta de noção mesmo!

9 – Mochila de nylon

Poucas são elegantes o suficiente para acompanhar um traje mais sério, prefira uma pasta, uma bolsa carteiro ou mesmo uma clutch (estilo porta documentos) discreta.

10 – Camisas floridas e estampas chamativas

Mais um elemento que pode distrair o contratador e passar um ar muito descompromissado. Um xadrez discreto ou listras verticais são aceitáveis, mas estampas de folhagens, florais grandes e outros desenhos muito exagerados não estão alinhados com alguém que vai buscar emprego.

11 – Peças incomuns

Macacões, ponchos e até saias podem ser comuns no dia a dia de muita gente que curte uma maneira mais descolada e alternativa de se vestir, mas quando não se sabe com quem vamos lidar é melhor dar um tempo na excentricidade e adotar uma postura mais simples e contida. Pense bem, você quer ser lembrado por ser o cara do currículo impressionante ou por ser o “cara do poncho”.

12 – Roupa esportiva em geral

Toda peça com um toque esportivo tende a parecer muito descontraída para ambiente de trabalho, algumas até dá para disfarçar, mas são exceções. Como no caso dos tênis de corrida X sapatos casuais, o melhor é optar por peças mais urbanas e que tenham a ver com o meio profissional.

…….

Em resumo, você tem que evitar:

  • Parecer muito casual e descompromissado;
  • Parecer desleixado;
  • Usar roupas que tirem a atenção do entrevistador;
  • Passar uma imagem de pessoa que não leva nada a sério;
  • Dar a impressão que não se encaixa no ambiente;
  • Dar a impressão que não está se esforçando para conquistar a vaga;
  • Não fazer contato visual;
  • Quebrar etiquetas e protocolos.

…….

Dê preferência para:

  • Camisas no lugar de camisetas;
  • Sapatos (mesmo que casuais);
  • Calças discretas;
  • Cores neutras ou pouco chamativas;
  • Estampas pequenas ou roupas lisas;
  • Blazers ao invés de jaquetas e casacos;
  • Malhas de lã no lugar de moletons.

…….

Não deixe de ler:

Dicas de Como Se Vestir Corretamente Para Uma Entrevista de Emprego

Exceções

Existem peças que fogem às regras, mas que tem um design bacana e fazem um bom combo com outras peças mais alinhadas, por exemplo: um blazer de moletom pode ser muito descolado, mas se for combinado com uma camisa social de corte impecável e uma calça chino neutra o conjunto se torna equilibrado. Logicamente você vai ter que usar um bocado de bom senso para fazer algo assim.

Deixe uma resposta