O Que é um Oyster Perpetual da Rolex

20/07/2013 2 Comentários por

rolex_cronograph_daytona_oyster_perpetual

Se você gosta de bons relógios certamente já reparou na inscrição Oyster Perpetual que consta no mostrador dos cobiçados Rolex, mas provavelmente nunca entendeu o que significa exatamente este termo, nem imagina o que sua invenção representou para a relojoaria, aliás, eu mesmo sempre fui curioso a respeito disso.

Conta a história que no começo do século XX um dos maiores problemas dos relógios de pulso era a poeira e sujeira que prejudicava seus delicados mecanismos, demandando de muita manutenção e pouca praticidade. Então entra em cena o alemão Hans Wilsdorf, dono da Rolex e um perfeccionista nato que, incomodado com este problema, desenvolveu em 1926 uma caixa impenetrável e a prova d’água, trazendo rosqueada como uma escotilha de submarino, uma revolucionária coroa dupla, selando perfeitamente a peça. Wilsdorf batizou sua criação de Rolex Oyster, remetendo a dificuldade que temos de abrir uma ostra (oyster em inglês).

O relojoeiro também era um bom marketeiro e vendo a incredulidade das pessoas quanto a eficiência de sua obra, mandou colocar seus relógios dentro de aquários nas vitrines das lojas, provando ter inventado algo revolucionário para a época. Wilsdorf também investiu em um engenhoso golpe publicitário, presenteando Mercedes Gleitze que estava prestes a atravessar a nado o Canal da Mancha. Quando ela alcançou seu objetivo havia um fotografo da empresa esperando para registrar o momento que estamparia a capa do Daily Mail de Londres no dia seguinte, não por ser notícia, mas porque o alemão pagou uma propaganda para alardear o feito da nadadora e, principalmente, a infalibilidade de seu relógio. Nascia uma lenda!

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “O Que é um Oyster Perpetual da Rolex”

  1. Diogo says:

    Ricardo

    Existe alguma regra para relógios?
    Tanto em um look formal, quanto casual, é obrigatório combinar a cor da pulseira (marrom, preta) com a cor do cinto e dos sapatos?

Deixe um comentário