O Que É o Tal do Ton Sur Ton?

28/01/2013 Sem comentários por

ton_sur_ton_moda_masculina_ft01

Ton sur ton, color block e look monocromático são algumas das expressões mais presentes nas conversas femininas quando o assunto é moda, mas o curioso mesmo é saber que a maioria delas não sabe ao certo o que estes termos significam. Dando uma busca rápida pelo Google encontrei exemplos de combinações em ton sur ton (ou “tom sobre tom” no idioma de Camões) publicadas em blogs de moda feminina que simplesmente não são compostas por um único tom igual! Focando nesta expressão, tema do nosso post, acredito que o problema maior está no fato de que quase todos confundem matiz com tom, portanto acho apropriado jgarmos uma luz sobre este assunto:

Matiz

É a cor pura, sem adição de branco ou preto, ou seja, quando alguém combina um verde oliva com um verde água não é tom sobre tom como muita gente imagina, neste caso o que temos são apenas diferentes matizes de verde com adição de um pouco mais de azul ou amarelo em sua composição.

Tom

Tons são variações mais claras e mais escuras de um mesmo matiz, simples assim!

ton_sur_ton_moda_masculina_ft03

Ton sur tom

Se seguirmos a risca o termo chegaremos a conclusão que é utilização de diversos tons mais claros e mais escuros de uma mesma cor criando uma harmonia em um conjunto de peças.

Na moda masculina

O homem muitas vezes se utiliza do tom sobre tom sem nem saber da existência de tal expressão, já que em sua preocupação de não ter que combinar cores acaba optando por unir peças em tons similares, mantendo-se na zona de segurança, isso quando não descamba para os neutros de uma vez por todas!

Abaixo mais alguns exemplos:

ton_sur_ton_moda_masculina_ft05

ton_sur_ton_moda_masculina_ft04

ton_sur_ton_moda_masculina_ft02

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Que É o Tal do Ton Sur Ton?”

Deixe um comentário