O Que é Melhor, Fazer a Barra ou Apenas Dobrar o Jeans?

4

O Que é Melhor, Fazer a Barra ou Apenas Dobrar o Jeans?

A despeito da dúvida entre fazer a barra ou dobrar, uma coisa é certa, a pior opção é deixar a barra dos jeans completamente emboladas no fim da perna, aliás não só dos jeans, mas das chinos e das calças de alfaiataria também, o efeito da negativo na silhueta masculina é devastador (pausa dramática aqui). ; )

Voltando ao assunto central deste post, qual é a melhor solução?

O Que é Melhor, Fazer a Barra ou Apenas Dobrar o Jeans?
Veja como a barra sem dobras alonga a perna e deixa a silhueta mais esguia.

Eu diria que a barra feita é a melhor opção para o trabalho, dá um visual limpo, elegante e organizado enquanto a barra dobrada é claramente mais casual e passa a imagem de que você não se importa tanto com o acabamento de suas roupas ou com os ajustes que elas merecem, o observador tira uma porção de conclusões a partir disso, pode parecer exagero, mas nós sabemos que o seu visual comunica muito sobre você.

Isso quer dizer que a barra dobrada é uma má escolha?

O Que é Melhor, Fazer a Barra ou Apenas Dobrar o Jeans?
Por mais discreta que seja a dobra ela sempre vai deixar o visual mais casual.

Não, nem de longe! Se você gosta de usar assim, não tem problema, mas tente deixar isso fora do ambiente profissional conservador ou de ocasiões que pedem uma certa formalidade. Em um ambiente descontraído nossa percepção de uma combinação de roupas é diferente, as expectativas em torno do que você está vestindo também, já no local trabalho onde há um dress code pouco flexível, qualquer detalhe que denote casualidade excessiva pode passar uma imagem inadequada sobre você.

Claro, em locais onde o dress code é liberal você pode adotar um look bem mais relax, desde que não exagere.

Que cuidados devo tomar ao dobrar a barra?

  • Para pessoas com baixa estatura e gordinhos é preferível que as dobras sejam estreitas, dobras largas costumas fazer as pernas parecerem curtas e mais grossas;
  • Para quem é muito alto existe a possibilidade de fazer dobras mais largas e até deixar um pedaço da canela a mostra, desta forma a sua perna vai sofrer uma leve encurtada;
  • O efeito de encurtamento na barra dobrada é maior com os jeans, por causa da parte interna que é mais clara, marcando visivelmente a barra, em chinos, por exemplo, sobretudo as escuras, é bem mais difícil de notar a dobra, pois o tecido é da mesma cor dos dois lados. Ainda assim é melhor não descuidar.

Resumindo:

  • Jeans com a barra feita são ótimos em qualquer ocasião, mas no trabalho eles são quase obrigatórios;
  • Jeans dobrados são descolados e fazem sucesso em momentos de lazer, só tenha cuidado para que ele não prejudique sua silhueta;
  • Se o denim ou qualquer outra calça está muito longo – já que encontrar um do tamanho ideal é bem raro – mande fazer a barra, o visual criado pelo excesso de tecido no fim da perna não é nada elegante.

Mate todas as suas dúvidas relacionadas as barras das calças!

Como eu já disse esse assunto parece simples, mas envolve uma diversos elementos que influenciam seu visual e, embora sejam fáceis de resolver, muita gente ignora, por exemplo:

Qual é a altura correta da barra de um jeans? – Tem um macete para acertar a barra na altura clássica e já falamos sobre isso, veja a resposta aqui.

Como posso usar a barra da minha calça? – Pode ser ao natural, feita, dobrada e até desfiada (essa eu não aconselho). Também tem post detalhado sobre isso, clique aqui para ler.

Dobrei mas não ficou legal. Onde eu errei? – Algumas dicas foram dadas neste post que você acabou de ler, mas tem mais algumas aqui.

Como me livrar dos problemas com a barra quando estiver de botas? – Dá para usar a barra por dentro, por fora, dobrada, mas para ficar por dentro é melhor clicar aqui.

4 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo post, Ricardo. Confesso que apenas recentemente comecei a ajustar as barras das minhas calças (shame on me!). E me veio uma dúvida:

    Tenho comprado calças slim e skinny (aquelas não tão exageradas) pelo efeito positivo que me trazem ao olhar para baixo e ver a calça mais ajustada na panturrilha. No entanto, ao fazer as barras, a costureira me falou que este tipo de calça não cobre a “boca” do calçado. Após feita a barra, percebi que um pouco da meia aparece, coisa pouca (eu costumo usar a meia da cor do calçado). É errado aparecer a meia? Devo usar esse tipo de calça apenas com calçado sem meia?

    Te pergunto isto pois não queria ter que voltar a usar calças mais largas novamente. Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    • Jorge,
      pois então, quando falo que esse assunto parece bobo, mas tem iversos desdobramento e gera muitas dúvidas o pessoas fica achando que é exagero!

      A moda das meias aparecendo surgiu justamente por causa das calças skinny. Como a boca da calça não cobre o sapato muita gente começou a dobrar a calça ou fazer a barra um pouco mais curta, o resultado foram as meias a mostra, logo, o que até então era um underwear virou acessório, era preciso encarar meia com parte importante do look e usar criatividade par combiná-las.

      O que muita gente faz é deixar a barra na altura tradicional e dobrá-la para não raspar no sapato, ou então, como a disse a costureira, fazê-la mais curta e deixar um pedacinho da meia a mostra. Há 20 anos isso seria considerado errado, mas as tendências nos obrigam a rever certas regras para o bem do look. ; )

      Tenho um post sobre isso que está há tempos para ser publicado, mas precisa ser terminado, acho que está na hora de colocá-lo no ar.

      Abs.

  2. Obrigado, Ricardo. Última dúvida: é errado a meia aparecer mesmo eu estando de pé? (Aparecendo coisa de um dedo ou menos…)

    • Depende do traje, em uma roupa casual, com calça skinny, por exemplo, muita gente faz a barra mais curta, com eu disse, nesses casos aparece um centímetro ou menos, mas também há quem deixe bem rente. Sentado, com tênis de cano baixo ou sapato, a meia sempre vai aparecer esteja a barra na altura tradicional ou mais curta.

      Abs.

Deixe uma resposta