O Que É e Como Usar o Casaco Chesterfield

07/07/2014 12 Comentários por

casaco_chesterfield_sobretudo_ft12

George Stanhope, o sexto o Barão de Chesterfield, foi imortalizado ao emprestar seu nome para um tipo de muito conhecido de poltrona e para um modelo de casaco, pois rumores afirmam ter sido ele o inventor desta peça de roupa ainda na metade do século XIX. Mas não se deixe enganar pelo nome pomposo, o Chesterfield é um dos sobretudos masculinos mais comuns, além de ser muito popular na Europa, principalmente na Inglaterra, pátria do barão.

casaco_chesterfield_sobretudo_ft10

Na maioria das vezes feito de tweed – aquela lã rústica cujo fio apresenta bolinhas coloridas – mas também encontrado em outros tecidos e até couro, este tipo de overcoat tem como características principais clássicas a lapela curta triangular ou pontuda, algumas vezes adornada com um colarinho de veludo, o abotoamento que pode ser simples ou duplo, uma única fenda traseira e bolsos retos com abas. O comprimento pode variar, mas o tradicional fica na altura do joelho, porém exemplares que vão até a metade da coxa não são difíceis de encontrar.

casaco_chesterfield_sobretudo_ft07

Com o tempo os estilistas foram modificando o modelo, muitos elementos que não faziam parte do Chesterfield original foram sendo incorporadas para melhorar o caimento ou simplesmente para deixar seu visual mais diferenciado. Dragonas nos ombros, recortes em couro e botões na parte de trás que servem para deixar a peça mais acinturada são algumas delas.

casaco_chesterfield_sobretudo_ft03

O Chesterfield em tecido liso geralmente aparece nas cores marrom, cinza chumbo, preto, marinho e camelo, já os padrões mais comuns são o Príncipe de Gales, window pane, espinha de peixe e risca de giz.

7 Dicas de como usar

casaco_chesterfield_sobretudo_ft091 – A aparência alinhada e sisuda do Chesterfield o transforma em um companheiro ideal para o terno ou costume, pois protege seu usuário do frio, mantendo o visual formal. Uma boa pedida para quem trabalha em ambientes conservadores.

…….

casaco_chesterfield_sobretudo_ft082 – Mesmo com seu ar austero, não é obrigatório o uso deste casaco apenas com traje social; jeans, camisas casuais e botas pesadas podem compor um look bacana para quem quer algo mais descolado e jovem.

…….

casaco_chesterfield_sobretudo_ft013 – As cores tradicionais citadas acima são as mais fáceis de ser encontradas, entretanto as releituras do Chesterfield em cores vivas também rendem combos interessantes, como a sugestão acima criada pela Gucci com calça chino e blusa de lã.

…….

casaco_chesterfield_sobretudo_ft064 – Modelos minimalistas trazem apenas as características o Chesterfield original, escondendo até os botões com casas cobertas por tecido, deixando o sobretudo com um visual extremamente clean e sofisticado ideal para ser usado com trajes formais, principalmente para quem quer manter a discrição.

casaco_chesterfield_sobretudo_ft115 – Algumas pessoas usam este casaco no lugar do paletó, certos tipos se parecem mesmo com um blazer alongado, aumentando ainda mais a sensação de que não é necessário o terno completo.

……..

casaco_chesterfield_sobretudo_ft026 – Aqui em uma versão um pouco mais curta, o Chesterfield deixa de parecer tão sério, mas não perde nada em elegância. Alguns são tão curtos quanto um blazer ou uma jaqueta, sendo os preferidos de quem gosta de um look casual com camiseta ou malha.

…….

casaco_chesterfield_sobretudo_ft047 – Acima uma amostra de como combinar a peça em um estilo que faz o meio de campo entre o social e o casual, com camisa, malha e calça que pode ser de sarja, jeans, alfaiataria ou chino. O exemplo do calçado (apesar de espalhafatoso, na minha opinião) mostra muito bem que o Chesterfield deixa espaço para a criatividade de quem o veste, não impondo nenhum tipo de protocolo em relação as peças que o acompanham.

Veja também mais dois tipos de casacos que você tem que conhecer:

Saiba o Que é Um Pea Coat e Como Usá-lo

Conheça o Duffle Coat e Veja Algumas Sugestões de Uso

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

12 Responses to “O Que É e Como Usar o Casaco Chesterfield”

  1. João Víctor says:

    Ahhh, se aqui em São Gonçalo/RJ fizesse frio pra isso tudo…

  2. Ian says:

    Ótimo artigo! Gosto muito de casacos longos e sobretudos, porém tenho uma dúvida. Me parece que esse tipo de vestimenta cai muito bem em pessoas de estatura alta, porém nem tanto em pessoas médias ou baixas. Na sua opinião, alguém como eu ( tenho 1,73m de altura) poderia ficar elegante com uma peça assim?

    • Ricardo says:

      Olá Ian,
      o ideal para quem não é muito alto é usar casacos que só vão até a metade da coxa, dessa maneira as pernas não sofrem muito com o efeito de encurtamento. Peças com corte bem correto, sem sobras, também ajudam a deixar a silhueta mais esguia, além disso procure usar roupas com tons próximos ao do casaco, esse recurso cria uma ilusão de alongamento. Evite dobrar a barra da calça, a não ser que ela esteja sobrando e faça um teste com calçados de bico um pouco mais fino, esses também parecem deixar as pernas mais longas.

      Eu não considero alguém com sua estatura baixo, mas sempre é melhor fazer com que a roupa valorize o corpo.

      Abs.

    • mauricio says:

      Parabens vejo que e uma pessoa estuda,viajada e de bom gosto.

  3. mauricio says:

    A onde comprar este casaco chesterfild.Muito boa a materia párabens e obrigado.

    • Ricardo says:

      Mauricio,
      nesta altura do campeonato será um pouco difícil, as lojas estão recebendo as coleções de verão e as peças para o frio ficam mais raras. Lojas como a Brooksfield, Via Veneto, Zara, Topman, Crawford e até mesmo a Riachuelo são uma opção. As marcas top como Zegna e Armani com certeza receberam a peça para o inverno, mas também devem estar com a coleção atualizada. Resta ainda tentar em e-commerces como Dafiti ou até liquidações de sites como o Privália que trabalha com coleções passadas. Se você é de São Paulo, Salvador, Rio ou Brasília pode tentar no Outlet Premium.
      Abs.

  4. mauricio says:

    A onde eu poço comprar no brasil?

  5. mauricio says:

    Parabens pela materia quando vier para salvador estou as ordens ,um abraço amigo

  6. Sergio Arruda says:

    Li uma matéria que dizia ser o inventor do sofá Chesterfield Phillip Stanhope, 4º Conde de Chesterfield.

    • Ricardo says:

      Sergio, encontrei esse dado do texto em mais de uma fonte, mas não descartaria a possibilidade de estarem erradas. Vou pesquisar um pouco mais e ver o que descubro, com dois nobres com nomes similares é bem possível que haja algum engano.

      Abs.

Deixe um comentário