O Que é Algodão Pima e Porque Ele é Uma Boa Escolha

0

O Que é Algodão Pima e Porque Ele é Uma Boa Escolha

O algodão Pima (ou Pima cotton) é extremamente valorizado na moda masculina, principalmente para a confecção de camisetas. Seu toque suave e resistência valorizam a peça, que ganha um visual elegante graças ao caimento fluído. Contudo, ainda se trata de uma fibra pouco conhecida se comparada ao cashmere, lã ou linho, por exemplo.

Por que o algodão Pima é tão valorizado?

O Que é Algodão Pima e Porque Ele é Uma Boa Escolha

Tudo se resume na qualidade de sua fibra, longa e fina, precisando de menos emendas na hora de sua fiação, reduzindo a chance de rompimento e deixando o tecido mais macio, gerando um material 50% mais forte que o algodão comum e com fibra até 45% mais fina, o que o torna leve e agradável ao toque. Como se não fosse o bastante, ele ainda pode ser lavado na máquina e não cria as desagradáveis bolinhas em sua superfície.

Origem do algodão Pima

Os registros mais antigos datam de 4.200 AC na costa do Peru e do Equador, espalhando-se posteriormente para o restante da América do Sul, Central e Caribe. A planta encontrada nessa região é conhecida como gossypium barbadense.

Existem dois tipos de algodão considerado Pima: o peruano e o americano, sendo o primeiro o mais apreciado por ser mais fino e comprido do que qualquer outro (os norte americanos contam outra história). Contudo, o nome veio dos índios Pima que ajudaram a cultivá-lo experimentalmente nos Estados Unidos em meados do século XX.

O Pima Cotton Peruano

O micro clima encontrado nos vales próximos da costa protegida pela Cordilheira dos Andes, na região conhecida como Piura, a 70 metros acima do nível do mar, com temperatura média de 34.2º C e duas correntes oceânicas, a de Humbolt (fria, com 13 a 20 graus) e o El Niño (quente, com 20 a 27 graus), criam um nível de umidade que favorece a produção do Gossypol, a cera que reveste a fibra do algodão, garantindo brilho natural e suavidade.

Aliado a isso temos a fibra extra longa do Pima peruano que atinge o comprimento de 38,10 a 41,27 milímetros, contra 20 a 32 milímetros das fibras convencionais. A espessura também conta, com 3,3 a 4,0 Micronaire, 45% mais fina que as demais.

Curiosamente, a colheita é feita a mão para não danificar a fibra e o cultivo é efetuado sem nenhum pesticida ou fertilizante!

O Pima Cotton Americano

Segundo algumas fontes, o Pima americano surgiu do cruzamento de diversos tipos de algodão e acabou batizando também o algodão peruano, já que Pima era o nome da tribo que ajudou a cultivá-lo nas quintas experimentais do Departamento de Agricultura do Estados Unidos.

Supima Cotton

Você também ouvirá falar do Supima Cotton, que se trata do algodão Pima com qualidade certificada pela Supima® Association dos EUA.

Cultivado, em grande parte, nas fazendas da Califórnia, este tipo de algodão é considerado por alguns órgãos (a maioria deles yankees, claro!) o melhor algodão do mundo por ser ainda mais fino que o egípcio e o Pima peruano, contudo, acredito que há uma certa polêmica em torno desse assunto.

Onde é usado o o algodão Pima?

Camisas de pima cotton

E qualquer produto que possa ser feito de algodão, embora camisetas, suéteres, polos, camisas, pijamas, lençóis e roupas de bebê sejam os mais comuns. O brilho, a maciez e o caimento da malha feita com o algodão Pima faz com que a peça vista bem, seja extremamente agradável de usar e tenha um belo visual.

Opinião do autor

Camiseta listrada Levi’s de Supima Cotton do meu acervo pessoal.

Mesmo não possuindo tantas peças de Pima cotton quanto eu gostaria, tenho muito apreço por esse material, pois se trata realmente de algo com qualidade superior, não apenas marketing bem-feito.

Infelizmente, o preço acompanha a qualidade deste algodão, geralmente um item produzido com essa matéria-prima custa o dobro do de algodão comum, é por isso que raramente o vemos em lojas mais populares.

A longo prazo o investimento pode valer a pena, pois tratam-se de roupas com alta durabilidade, mesmo assim não cabem no bolso de muita gente.

Uma última dica: quando for comprar tome cuidado com a nomenclatura; algodão peruano, como o oferecido nesta peça, não quer dizer necessariamente  que se trata de Pima cotton.

…….

Mais sobre tecidos e fibras:

O Que é Cashmere e Porque é Tão Valorizado?

Como Escolher Tecidos Para o Verão: Fibras X Tramas

Deixe uma resposta