O Look Certo: Terno Marinho e Gravata Marrom

07/06/2012 2 Comentários por

A maioria dos homens se apavora quando falamos sobre cores e como combiná-las, mas na foto acima vemos uma combinação simples que parece lógica para uns e para outros não.

Quando temos o azul marinho como cor principal é comum tentar coordená-lo com cores análogas, ou seja, variações de azul, pois parece mais seguro e poucos homens gostam de se arriscar nesse campo, mas neste caso a escolha da cor da gravata foi extremamente óbvia, afinal, se podemos usar sapatos marrons com um terno marinho, porque não uma gravata da mesma cor?

Mas para entender realmente o que ocorre aqui precisamos primeiro recorrer a um círculo cromático:

Círculo cromático > Cores análogas > Tríade de cores > Cores complementares

Quando mencionamos cores complementares, estamos falando de cores opostas no disco. Agora olhe para o círculo cromático de novo, qual é a cor que está do lado oposto do azul marinho?

Exatamente, o marrom, por isso o contraste entre os dois tons funcionou tão bem.

Claro que além disso nosso amigo oriental é bastante estiloso, está usando óculos adequados para seu tipo de rosto, um terno bem cortado – com uma pequena ressalva ao acabamento dos ombros – o nó da gravata parece ser um four-in-hand, pequeno e bastante adequado para este tipo de colarinho, que é o italiano, a discreta micro estampa da gravata dá um charme a mais a ela, fazendo que sobressaia sem ficar espalhafatosa, a camisa, com listras da mesma cor do terno, deixa a composição mais interessante, o sapato, obviamente, também é marrom e o correto é que seja usado com uma meia marinho.

Este é um bom exemplo de como alguns detalhes bem pensados podem tirar o traje social do lugar comum e mostrar estilo sem necessidade de muita pirotecnia.

Esse papo de círculo cromático parece complicado? Não se preocupe, aos poucos explicaremos tudo a respeito.

Obs: agora você tem referência de um look bacana para o terno marinho que comentamos aqui.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “O Look Certo: Terno Marinho e Gravata Marrom”

  1. Adler says:

    Olá! Primeiro, obrigado pelas dicas.
    Agora tenho uma dúvida: no post é usada a camisa listrada como exemplo, a clássica camisa branca lisa também se aplica? E se o tecido da camisa tiver textura canelado ou matelado?

Deixe um comentário