O Look Certo: Terno Claro Com Camisa Escura

6

look_certo_terno_claro_camisa_escuraA maneira mais segura de usar terno é sempre combiná-lo com uma camisa clara e uma gravata mais escura, é claro que também existe a possibilidade de montar o look com uma camisa escura, mas o grau de dificuldade muda, as peças tem que casar bem e as cores não podem ser muito agressivas.

O exemplo da foto nos mostra uma combinação bem simples, neutra e elegante, que faz uso de preto e cinza para alcançar um visual bacana, aliás este foi um dos maiores acertos, jogar com um terno em um tom claro e neutro, para jogar a camisa por baixo, equilibrando os tons de maneira eficiente. Já falei várias vezes que tenho um pé atrás com o uso do preto como cor de fundo na alfaiataria, porém sua aplicação aqui foi inteligente, a prova disso é a gravata escolhida que promove a integração de todo o look por conter cores tanto do terno, quanto da camisa. Geralmente isso não é necessário em um traje social, mas aqui foi uma tacada de mestre! Outro que não precisa combinar é o lenço no bolso, mas como ele veio para reforçar o papel de gravata, acabou funcionando bem.

Uma coisa que deve ser destacada é a utilização deste traje, pois a cor do terno indica uso diurno, a camisa indica uso noturno e a maioria das pessoas me pergunta se algo assim faria sucesso em um casamento ou formatura. Então vamos por partes: o costume realmente serve muito bem para o dia e a camisa preta dá a ele uma certa versatilidade, sendo aceitável em um happy hour ou uma balada mais arrumadinha, ambos sem gravata, mas só! Em um casamento o melhor é sempre deixar os malabarismos de estilo para o noivo, você, como convidado, deve caprichar, mas não inventar muito, siga o protocolo e tudo vai ficar bem! No caso da formatura, eu acredito que uma ocasião tão festiva merece uma camisa mais alegre e uma gravata com um toque de cor, caso você queira sair do básico e ousar um pouco mais.

Resumindo:

  • Terno claro faz um bom meio de campo para a camisa escura;
  • Os acessórios misturam as cores do look e acabam fortalecendo a ideia;
  • A mistura do claro com o escuro dá uma certa versatilidade ao traje que pode dar uma esticada até uma balada mais arrumada, mas pode ser melhor dispensar a gravata;
  • Camisa escura e acessórios com tons pesados não caem bem em casamentos ou formaturas, eventos festivos pedem camisas claras e toques de cor nos acessórios

6 COMENTÁRIOS

  1. Pra uma festa de 15 anos, o exigido e um passeio completo, mas muita gente vai de esporte fino, entao a festa e meio descontraida.
    Eu particularmente vou de passeio completo e tenho um terno Chumbo. Que combinacoes de camisa e gravata posso usar com o terno pra nao ficar tao contraido? Obrigado

    • Pedro,
      como o terno é neutro busque cores quentes e vibrantes ou combinações que tragam um bom contraste como laranja e azul em um padrão de listras diagonais. Um toque de core vai deixar seu visual mais leve e, caso queira, pode adicionar um lenço no bolso, mas não há necessidade de que ele seja no mesmo padrão da gravata, aliás a preferência é que ele seja diferente combinando apenas as cores.

      Abs.

    • Hugo,
      acho a camisa preta muito pesada para o altar, aliás não encorajo nem os convidados a irem dessa maneira, afinal o dia é festivo e pede uma roupa com visual um pouco mais leve. Pense a respeito de uma camisa clara, senão a branca, algo como lilás, azul ou rosa.
      Abs.

Deixe uma resposta