O Look Certo: Para Saudar o Outono!

20/03/2015 3 Comentários por

look_certo_saudando_outonoAmanhã tem inicio o outono no hemisfério sul e ao contrário dos outros anos, quando temos aquele calor que dura até o final de março (pelo menos no sul e sudeste do Brasil, pois no norte e nordeste é bem diferente), desta vez a temperatura já se mostra bem mais amena na metade de março, Aqui em São Paulo já dá para sair com uma malha leve ou uma jaqueta/blazer de algodão durante a noite. O look dessa semana é simples e parece bastante adequado para as condições climáticas que se apresentam.

Por que funciona?

No outono a temperatura mais baixa e o sol moderado fazem com que as peças de cores muito fortes percam um pouco de sua força, já os tons outonais, com seus beges, marrons e laranjas avermelhados parecem mais adequados e mais fáceis de combinar quando as sobreposições de roupas começam a parecer viáveis. Para segurar a queda no termômetro que costuma ocorrer no período noturno uma peça leve como um cardigã faz o serviço muito bem e usá-lo com apenas alguns botões fechados dá um ar descolado e jovem. Outro item que ganha as ruas nesta estação é a calça chino, justamente por apresentar diversas opções dentro das cores citadas acima e enquanto o frio mais intenso não vem você pode usá-la dobrada e arejada, se quiser. O tênis branco de lona ou couro está em alta e traz a leveza adequada para a combinação.

Experimente…

Usar a calça com a barra comum se isso te agrada, além disso um acessório no pescoço pode ajudar a manter o clima descontraído seja ele uma echarpe leve ou apenas uma fina corrente de metal envelhecido com um pingente bacana.

Não seria a mesma coisa se…

Colocássemos um jeans ao invés da calça, o look ficaria comum demais, apesar de ainda estar correto. O mesmo vale para a malha gola V, ele é adequada, mas um pouco simples, sem o charme do cardigã pouco abotoado.

Resumindo:

  • Aproveite o outono para fazer sobreposições de peças leves e confortáveis;
  • Cores outonais não tem esse nome a toa, use-as a vontade na estação;
  • Peças simples funcionam bem nessa época, mas é sempre bom ter algo como um cardigã para arrematar o look ;
  • Calça chino clara e tênis brancos são uma combinação incrível, use sem medo;
  • Acrescente um acessório no pescoço, pode ser uma corrente fina com pingente;
  • Cuidado as combinações fáceis, um jeans funciona com todo, mas neste caso a calça de algodão se saiu melhor.

Dicas complementares:

Para gordinhos – cuidado com o caimento do cardigã, se estiver muito justo pode ficar com os botões estourando, neste caso, talvez a malha V seja melhor opção.

Para baixinhos – A combinação é boa para vocês, mas talvez um sapato em uma cor próxima a da calça seja melhor para alongar a silhueta.

Para os muito altos – distanciar os tons pode ajudar a “fatiar” o corpo, ou seja, usar uma calça um pouco mais escura, ou o cardigã um pouco mais claro.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

3 Responses to “O Look Certo: Para Saudar o Outono!”

  1. Lucas Cassiano de Oliveira says:

    Bom dia, Ricardo !

    Excelente composição, de bom gosto e muito bem elaborada.

    Tenho uma indagação a lhe fazer: Estou revendo as roupas do meu guarda-roupa,e vi que poucas são as coisas que posso usar pois grande maioria não tem caimento correto para meu corpo, e muitas delas ainda são de quando era pré adolescente então imagina né…
    Vou seguir check list de roupas básicas que você postou anteriormente, planilhei todas as peças informadas e estou ticando as que já comprei. Estou com dificuldade em encontrar cardigã pesado e o leve, o casaco estilo Trench Coat, o casaco tipo Pea Coat em lã e o brogue de camurça.
    Ricardo você poderia me dar uma força ?
    Reputo indispensáveis essas peças, mas os melhores que estou encontrando são os importados e fico receoso de não chegar entende…

    desde já agradeço.

    • Ricardo says:

      Lucas,
      estou escrevendo um post a respeito do tempo necessário para montar um guarda roupas completo, mas antes de publicá-lo, vai uma dica de antemão: não fique obcecado com isso! Essas peças não são fáceis de achar mesmo, mas um dia, mais cedo ou mais tarde, elas acabam aparecendo!

      Trabalho com moda há 7 anos, 3 anos exclusivamente com moda masculina, só no mês passado consegui comprar uma jaqueta de couro como eu queria e de uma marca de qualidade. O pea coat eu dei sorte, há uns 4 anos consegui um modelo clássico de lã na Zara, o mesmo aconteceu com o trench coat. O cardigã com gola xale acabou aparecendo na C&A (!) e o cardigã leve só comprei há uns 2 anos atrás. Só há 2 semanas consegui encontrar uma calça de alfaiataria do jeito que eu queria!

      Montar um guarda roupas com tudo o que a gente quer leva tempo e quando conseguimos surgem novas peças que nos fazem repensar se aquilo é o suficiente mesmo. Então deixe rolar e não se preocupe se alguns itens demorarem para aparecer.

      Tente nessas lojas:

      – Brogue de camurça – CNS, Sapataria Cometa, The Craft Shoes Factory, Rich, Louie São Paulo (virtual), Jorgito Donadelli (virtual), Dafiti (virtual);
      – Trench coat e Pea Coat- Zara, Topman, Crawford ou Brooksfield;
      – Cardigã pesado – Reserva, lojas de fast fashion, Dafiti e outros e-commerces multimarca;
      – Cardigã leve – Luigi Bertolli, Siberian, lojas de fast fashion, Dafiti e outros e-commerces multimarca.

      Abs.

Deixe um comentário