O Look Certo: Para Quem Valoriza um Bom Sweater

2

O Look Certo: Para Quem Valoriza um Bom Sweater

Graças a cultura do moletom que vigora no Brasil, o sweater de tricô é uma das peças mais subestimadas, mesmo tendo preços semelhantes e uma grande variedade de estilos, além de toda a elegância que uma boa malha traz para o look masculino, principalmente em algo mais profissional, como você pode ver acima.

Por que funciona?

Um sweater com bom caimento deixa a silhueta enxuta e o visual clean, dois elementos importantes para quem quer criar um visual atemporal e classudo, embora a peça também faça bonito em combinações casuais.

A opção aqui foi destacar um look para trabalho com roupas de caimento perfeito com quase nenhuma sobra de tecido além do necessário para que elas fiquem confortáveis sem sacrificar a estética.

Note como o colarinho da camisa se destaca, mesmo com o uso da gola careca, ponto para o rapaz que escolheu a camisa com precisão e conseguiu destacar o rosto com naturalidade e estilo. Os punhos aparecendo são outro elemento positivo, mesmo que algumas pessoas pensem que não, eles ajudam a dimensionar o comprimento dos braços, como ocorre com o paletó bem cortado.

A calça grafite é neutra e não interfere no combo, uma decisão sábia, pois deixa o destaque na parte superior e torna o conjunto sofisticado e profissional, diferentemente do jeans, bem mais casual.

O calçado pode ser um ponto de dúvida para algumas pessoas, afinal a regra mais severa diz que alfaiataria preta ou grafite deve ser pareada com calçados pretos. Mais uma vez temos um exemplo de como toda regra tem exceção! Mas não para por aí! Muita gente não concorda que o sapato use a malha, blazer ou camisa como referência, todavia vemos que o tom de marrom levemente avermelhado ficou muito bem encaixado no contexto geral, sem nenhum prejuízo na harmonia do combo, muito pelo contrário.

Experimente…

ser ainda mais ousado e escolher um sapato vinho, talvez um oxford ou até mesmo manter os monk straps, modelo que me agrada muito e tem lugar garantido em looks do tipo “business casual”.

Caso você tenha ficado encanado com a cor do calçado, experimente chelsea boots pretas, elas vão alongar a silhueta, mantendo o estilo.

Não seria a mesma coisa se…

trocássemos o sweater por um cardigã, embora as duas peças sejas semelhantes, a segunda não deixa o visual tão alinhado e clean.

Resumindo:

  • O sweaters de tricô são subaproveitados no Brasil, onde o moletom tem a preferência popular;
  • É o tipo de roupa indicada para quem quer um visual casual clean e elegante de outono ou inverno, sobretudo no trabalho;
  • Nesse caso os itens que compõem o look tem que ter caimento ajustado ao corpo, sem apertar;
  • Use o colarinho da camisa para dar destaque ao rosto, mesmo em blusas com gola careca, basta saber escolher a peça ideal;
  • Os punhos aparecendo são apenas um detalhe, mas eu acho uma boa maneira de dimensionar o comprimento dos braços;
  • Calças de alfaiataria grafite são a melhor escolha para um business casual de respeito;
  • Sapatos, pela regra, deveriam ser pretos, mas o marrom avermelhado, em harmonia com a malha, mostra que as regras podem ser quebradas;
  • Um oxford vinho também ficaria ótimo;
  • Sou fã do cardigã, mas admito que ele não é tão cool e elegante quanto um tricô como esse, básico e clássico.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, Ricardo!

    Sou fã do blog pois ele é informativo conforme as necessidades do homem moderno.

    Agora uma dúvida sobre o colarinho gola careca e camisa:

    Deixar aberto o último botão do colarinho da camisa em blusas com gola careca ou deixa-lo totalmente abotoado?

    Sucesso!

Deixe uma resposta