O Look Certo: Alfaiataria em Tons Pastel

24/01/2014 1 comentário por

look_certo_alfaiataria_tons_pastel

falamos anteriormente sobre tons pastel, mas em roupas casuais masculinas, agora é hora de voltar ao assunto sob a ótica da alfaiataria, principalmente nesta época do ano, quando o alto verão pede roupas em tons lavados.

Rosa e Azul

O curioso aqui é que foram misturadas (ou combinadas) duas cores que na cabeça de muita gente são direcionadas a dois públicos distintos, afinal azul claro é cor de menino e rosa cor de menina, certo? Errado! Não há nenhuma explicação plausível para tal convenção, na verdade os padrões no início do século 20 eram invertidos, pois o rosa era considerado mais forte e, portanto, direcionado aos homens. Só entre as décadas de 20 e 50 que as lojas começaram a sugerir o novo conceito para agitar as vendas, ou seja, o que muitos consideram um tabú, na verdade é um golpe de marketing sem muito fundamento.

Cor + tecido

A verdade é que as cores claras funcionam muito bem para abrandar o calor desta estação escaldante e podem ser aliadas do homem que prefere ou precisa de peças de alfaiataria para o dia a dia. Também é importante destacar novamente o papel dos tecidos leves e que conduzem bem o calor, não adianta sair na rua vestido de branco com um monte de roupas em poliéster que esquentam por qualquer motivo. No exemplo acima o algodão foi o material escolhido, mas nós já falamos diversas vezes das opções que o homem tem em tecidos para o verão.

Quando usar

É importante frisar que a combinação acima só é adequada para ocasiões informais por 2 motivos: ocasiões formais exigem cores neutras e sérias como marinho, cinza ou preto e misturar duas cores em um mesmo traje o transforma em roupa casual automaticamente!

Complementos

O cinto, apesar de fino e discreto é totalmente casual com seu couro sem nenhum polimento e já dá a dica do calçado que é, provavelmente, um sapato de amarrar tipo Oxford ou Derby, mas também há espaço para um mocassim ou um boat shoe.

Opções

Para um visual com cara de fim de semana troque o cinto em couro por um de lona ou cordão, seja ele colorido ou off white, nos pés um tênis em lona leve e sem muitos detalhes, a cor vai do gosto, mas branco ou azul marinho funcionam bem, principalmente nas cidades costeiras onde o clima praiano combina com essa “navy soft”.

Resumindo:

  • Alfaiataria em tons pastel é uma opção para o verão de quem gosta ou precisa estar alinhado;
  • Rosa e azul funcionam bem e não tem nada a ver com cor de menino ou menina;
  • Além da cor, também privilegie tecidos que não te fazem passar tanto calor;
  • Complemente com sapatos e cintos casuais em couro para ficar elegante;
  • Se preferir algo mais leve escolha um cinto em lona ou cordão combinado com um tênis leve de lona.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “O Look Certo: Alfaiataria em Tons Pastel”

  1. Christian says:

    Onde se encontra uma calça como esta!!! Quero!!

Deixe um comentário