O Estilo das Tribos: Mods

27/07/2013 Sem comentários por

estilo_das_tribos_mods_ft01

Os Teddy Boys não foram só o embrião do Rockabilly, mas também deram início a outra tribo que chamou atenção por seus costumes e seu estilo entre o final do anos 50 e o começo dos anos 60: os Mods, termo que vem de “modernists”.

estilo_das_tribos_mods_ft06

Montados em suas Lambrettas ou Vespas com uma quantidade absurda de espelhos retrovisores, usando ternos italianos de caimento justo, ouvindo The Who e tomando anfetaminas para ajudar a suportar sua agitada vida noturna, eles eram os “irmãos mais novos” dos Teddy Boys que não mais queriam ouvir o rock’n’roll tradicional e sabiam que haviam novidades no cenário da música e da moda que lhes interessavam. Enquanto isso os Rockers, que também haviam despontado há pouco, iam no caminho contrário com suas motos possantes, jaquetas de couro e discos do Elvis. Não é a toa que o encontro dessas duas tribos geralmente acabava em briga!

estilo_das_tribos_mods_ft03

A origem social dos Mods também se diferencia do restante das tribos da época, geralmente compostas por jovens de classe baixa, pois desta vez eram os garotos de classe média, com pais trabalhando no comércio de tecidos, o que nos leva a crer que é daí a origem de seu gosto pela moda. Pouco tempo depois do surgimento, seu modo de vida já era seguido por adolescentes ingleses de diversas classes econômicas, provando que o estilo tinha grande apelo com qualquer um.

estilo_das_tribos_mods_ft07

Os Mods passavam a maior parte do seu tempo em pubs, assistindo aos shows e mostrando suas roupas e passos de dança ao som de Ska, Soul, Blue Beat e Jazz. Como retornavam para casa em horários avançados, quando não havia mais transporte público disponível, as estilosas Vespas eram seu meio de transporte prático e barato, onde adicionavam mais de uma dezena de espelhos como forma de zombar da lei britânica que obrigava o uso deste item de segurança.

estilo_das_tribos_mods_ft04

Na metade dos anos 60 a cultura Mod já começou a se mostrar desgastada, o surgimento dos hippies e da psicodelia não deixava espaço para quem vivia uma vida tão conturbada e ativa, mesmo as bandas que um dia foram ícones do movimento mudavam seu direcionamento musical gradativamente.

estilo_das_tribos_mods_ft02

Existia também uma facção mais violenta dos Mods que resistiu ao tempo e as mudanças do cenário cultural, chamada de Hard Mods ou Gang Mods, eles tinham menor interesse em moda, mas mesmo assim acabaram misturando elementos de seu estilo como camisas Ben Sherman, calças Levi’s e ternos de 3 botões, com peças usadas pela classe operária como suspensórios e botas Dr. Martens. Mas o principal era o cabelo totalmente raspado ou cortado bem curto o que lhes valeu o apelido de… skinheads… e o resto é história!

estilo_das_tribos_mods_ft09

Elementos característicos do estilo Mod:

  • Ternos italianos bem justos;
  • Camisas Ben Sherman e Fred Perry;
  • Lambrettas e Vespas como meio de locomoção;
  • Cabelos bem cortados no Mods e totalmente raspados ou curtíssimos nos Hard Mods;
  • Utilização do símbolo da Força Aérea Britânica como ícone de identificação;
  • Coturnos Dr. Martens.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Estilo das Tribos: Mods”

Deixe um comentário