Meias Masculinas Coloridas: Como e Onde Usar?

02/10/2012 10 Comentários por

Parecia óbvio que assim que as barras das calças começaram a subir, as meias não mais seriam um mero acessório para proteger nossas canelas do frio, ao contrário, o homem moderno, sem medo de ousar, inovar e quebrar paradigmas, achou muito mais divertido tornar seu uso uma espécie de brincadeira, onde cores, padrões e formas podem surgir por baixo de uma roupa sisuda ou de um visual informal neutro e comportado, revelando um pouco da personalidade de seu usuário.

Neste caso da camisa xadrez e terno de tecido com padrão window pane, as meias lisas foram uma escolha inteligente.

Como você pode usar

Essa é a melhor parte: não há uma regra específica para se usar meias coloridas ou com desenhos, basta apenas saber o efeito desejado. Por exemplo, quem quer que elas chamem atenção pode usar tons fortes e contrastantes, entretanto se a intenção é apenas dar um toque a mais no look, um tom parecido com o da calça ou bem escuro já serve. Outra variável é a barra da calça que dobrada deixa a peça a mostra mesmo quando você está de pé, já a barra normal só vai revelar alguma coisa quando você se sentar.

Com um sapato um pouco mais clássico o efeito fica ainda melhor!

Onde você pode usar

Sua única limitação será o ambiente a ser frequentado: se for o ambiente corporativo clássico, aparecer de meias azul celeste com listras amarelas não é uma opção, prefira os modelos costumeiros em preto, marrom, cinza chumbo e azul acompanhando seu terno de maneira impecável. O  mesmo vale para uma festa black tie.

O terno neutro deu liberdade para todo mundo escolher a meia com a cor que mais agradasse.

Em festas de amigos, baladas e até mesmo trabalhando em locais mais liberais, você pode soltar a imaginação, combinar as cores e padrões de acordo com seu gosto e humor, apenas tome cuidado para não exagerar e misturar muita informação em um look só.

Nas fotos abaixo você vê como homens do mundo todo estão usando este tipo de meia:

Resumindo:

  • Meias coloridas e/ou estampadas vão bem com qualquer tipo de roupa;
  • Use-as para dar um toque divertido àquele look formal ou para um casual muito comportado;
  • Quer destacá-las? Use cores fortes e contrastantes;
  • Se tem a intenção de apenas dar um toque a mais, fique nas cores próximas ao tom da calça;
  • Não se meta a engraçadinho, se sua empresa nao permite este tipo de traje, respeite o dresscode corporativo;
  • Ambientes informais são ideais para soltar a criatividade e ousar nas cores e padrões;
  • Cuidado para não exegerar e pesar a mão no look, mesmo nestes casos menos é mais.

Opinião do autor:

Uma das coisas que me agrada no uso de meias coloridas é que não parece se tratar de mais uma modinha hipster, e sim uma maneira de expressar como o homem se relaciona com seu vestuário e o ambiente que frequenta. Diferentemente da moda das gravatas com personagens de desenho animado que possuía uma conotação muito mais infantil e escapista nos anos 90, ficando conhecida como mania de publicitário com necessidade de atenção, este tipo de “tendência” mostra muito mais o amadurecimento, não só da moda masculina, mas dos homens em relação ao universo fashion.

Leia também:

Destaques, Estilo, Galerias de Fotos

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

10 Responses to “Meias Masculinas Coloridas: Como e Onde Usar?”

  1. Luiz says:

    Olá Ricardo! Depois que descobri o site visito todos os dias, parabéns! o conteúdo é diversificado e com ótimas sugestões. Quero aproveitar esta passada por aqui e comentar que estou com dificuldade para encontrar calças no tecido sarja; isso faz parte da época, como posso entender isso? Percebi que apenas uma loja de departamento tem sarja com preço legal, mas o corte não é dos melhores… o que me sugere?( Minha área de busca por este item, abrange o apenas o centro do Rio, como trabalho nesta região não disponho de muito tempo)Forte abraço!

  2. Paulo says:

    Comprei uns modelos essa semanas, da West Coast, e aindei pensativo em como usa-las usando bermuda, tem alguma sugestao?

  3. PH says:

    Opa! Meu baile de formatura será realizado neste sábado e o dress code é smoking para os rapazes, claro. Daí, pra dar um toque de estilo frente a todos que estarão iguais, vou utilizar suspensório; abotoaduras e meias azuis royal… Hahaahaha. As meias vão quebrar totalmente a “regra”, mas penso que ficará bacana/original/bem-humorado porque esta é a cor do nosso curso (Administração). O que acha, Ricardo?

Deixe um comentário