Máquina ou Tesoura? O Que é Melhor Para Seu Corte de Cabelo?

0

Máquina ou Tesoura? O Que é Melhor Para Seu Corte de Cabelo?

A diferença de acabamento pode definir um corte de cabelo masculino, deixá-lo mais moderno ou clássico, descontraído ou sério. Um dos elementos que pesam na hora do barbeiro fazer seu ofício é a ferramenta usada para cortar os fios e as vezes os homens ficam em dúvida se a escolhida é realmente a ideal.

Máquina X Tesoura

Estamos falando da tesoura e da máquina, claro, são esses dois itens que mais marcam o estilo no momento do corte, embora alguns profissionais usem até a navalha para conseguir o efeito desejado. Muita gente me pergunta qual dos dois eu prefiro e mais gente ainda me pede o conselho de qual deve escolher na próxima vez que entrar na barbearia. Não é raro receber fotos para ilustrar o tipo de cabelo do leitor e o corte que ele almeja, mas vou deixar bem claro: você está peguntando para o cara errado, embora eu não recuse dar meus pitacos, o seu barbeiro é a pessoa mais apta a opinar.

O que influencia a escolha e quem decide?

Máquina ou Tesoura? O Que é Melhor Para Seu Corte de Cabelo?

Fatores como seu tipo de cabelo, o corte e até o produto usado para finalização e estilização podem (e vão) influenciar, contudo, ainda é o barbeiro que vai dar a palavra final.

Exemplo 1: você usa um produto que deixa os fios bem acentados, logo um corte com tesoura é possível, pois os fios ligeiramente mais longos não vão criar tanto volume.

Exemplo 2: você quer alongar o rosto, então é necessário tirar quase todo volume lateral, para isso a máquina pode ser a melhor escolha.

Alguns cortes foram criados para serem feitos com a máquina, com os tipo undercut, mas ainda vejo muito profissional fazendo seu trabalho 100% na tesoura em alguns casos cuja aplicação do trimmer é optativa, obtendo um resultado admirável.

Outro fator a se levar em consideração é a familiaridade que cada barbeiro tem com os instrumentos disponíveis para executar o trabalho e os estilos de corte de cabelo, é por isso que alguns salões te perguntam antes que tipo de corte você deseja, indicando então o barbeiro mais habilidoso para executar o estilo escolhido.

Na minha opinião as diferenças maiores são:

Máquina ou Tesoura? O Que é Melhor Para Seu Corte de Cabelo?

Máquina – o corte é mais radical, ficando bem definido o formato e o desenho do cabelo, gerando resultados bem modernos. Os fios extremamente curtos parecem demorar mais para crescer, em compensação o design se perde rápido, necessitando um novo corte em três ou quatro semanas na maioria dos casos.

Máquina ou Tesoura? O Que é Melhor Para Seu Corte de Cabelo?

Tesoura – o corte é mais orgânico e natural, as nuances entre as partes que compõem o corte (topo, laterais, franja, etc.) são mais difíceis de notar. O cabelo não fica tão curto, porém os tipos de corte feitos com tesoura geralmente não perdem seu design tão rápido.

Já cortei usando os dois instrumentos e acho que não tem melhor ou pior, as vezes é bacana mudar um pouco o estilo e dar um acabamento diferente do usual ao corte, desde que ele seja versátil o suficiente para ser feito com um ou outro.

Deixe uma resposta