Mais 7 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo

05/12/2016 1 comentário por

Mais 7 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo

Como prometido neste outro post, eis aqui mais uma lista com mais sete itens que já foram considerados erros de estilo no passado, mas hoje são plenamente usáveis, gostando você deles ou não. É interessante notar como a maioria foi atualizado em nome da liberdade e da criatividade, afinal alguns costumes e regras de etiqueta até devem ser mantidos, entretanto existem muitos que precisam acompanhar não só a moda, mas a necessidade de praticidade e mobilidade do dia a dia.

…….

1 – Tênis com calça de alfaiataria ou terno

Mais 7 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo - Tenis com alfaiataria

Há duas décadas as pessoas não eram tão tolerantes com a mistura de estilos como são hoje, era cada macaco no seu galho, poucas roupas ou acessórios se intrometiam em trajes que não eram a sua praia, mas o tempo se encarrega de mostrar o que continua sendo tabu e o que pode ser incorporado ao nosso cotidiano sem ferir nossas retinas, o uso de tênis com alfaiataria é uma dessas coisas e está ganhando força a cada ano.

…….

2 – Costume ou terno sem cinto (ou suspensórios)

Mais 7 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo - Calça social sem cinto

Seu pai e avô não conseguiriam colocar um terno ou costume sem pensar por alguns momentos em que cinto combinaria com os sapatos escolhidos. O traje social (ou passeio) completo até hoje é montado dessa maneira, entretanto em ocasiões um pouco mais tolerantes é possível abdicar do cinto, algo que é considerado bem moderno e até clean.

Se você quer aderir a tendência, saiba que é possível usar a calça de alfaiataria dessa maneira fazendo ela ou não parte de um costume, só não transforme isso em regra, usa quem se sente a vontade e tem a oportunidade para tanto.

Obs: algumas calças possuem uma alça com fivela na lateral que acerta a cintura de acordo com seu corpo, garantindo que ela fique bem presa, dispensando a necessidade do cinto.

…….

3 – Tênis brancos

Mais 7 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo - Tênis Brancos

Essa é a terceira peça da trindade fashion masculina dos dias atuais, juntamente com a camiseta listrada navy e a calça de alfaiataria. Se quando você era criança tinha medo de usar tênis branco porque a galera ia pisar sem dó nele quando chegasse na escola ou na roda de amigos na rua, hoje ele simboliza o visual cool e minimalista que marca o final desta década.

Obs: nada de sapatênis, por favor, opte por um modelo de lona ou couro que tenha uma pegada mais clássica e simples, a ideia é dar um toque levemente esportivo e descolado ao visual.

…….

4 – Barra dobrada ou mais curta

Mais 7 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo - Barra dobrada

Essa é uma mania que ainda é tabu em alguns lugares, ainda recebo muitos e-mails de homens perguntando se está tudo bem não gostar de dobrar a calça ou usá-la mais curta, pois “parece que vão pular brejo” – termo muito usado para esse tipo de indumentária nas décadas passadas. Não tem problema, como eu já disse, não gostou, não use, mas pelo menos pense a respeito, principalmente no verão!

Só para constar: essa tendência não surgiu do nada, foi um recurso usado para contornar um problema das calças mais justas (skynny, slim fit), cujas barras entram dentro ou embolam no calçado, já que a abertura não é suficiente para cobrí-lo, dessa maneira esse problema desaparece!

Nota do autor: mesmo tendo seus motivos para existir, não sou simpático a calça dobrada no meio das canelas em ambiente urbano, acho que um dedo de perna aparecendo está ok, muito mais que isso me parece exagero.

…….

5 – Acessórios que não combinam entre si

Mais 7 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo - Não combinar acessórios

Não recordo quando essa regra libertadora passou a valer para looks casuais, mas lembro como as pessoas olhavam feio para quem não combinava o sapato com cinto, ou a bolsa com o restante dos acessórios. O resultado era meio entediante e muito certinho, as vezes claustrofóbico, parecia que você estava usando um kit que não podia ser desmembrado.

Hoje é completamente possível usar um sapato de cor diferente do cinto, a bolsa pode ficar completamente desconectada em termos de cor e material, desde que tudo isso combine em estilo.

…….

6 – Listras horizontais

Mais 7 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo - Listras horizontais

Listras horizontais engordam! Simples assim! E por causa disso você não devia usá-las nunca, mesmo pesando menos que um esquilo!

Não sei muito bem de onde saiu esse conceito, mas há algumas décadas pode ter sido bem pertinente, a moda mudou muito, principalmente do início dessa século para cá e atualmente dá para usar listras estando elas na vertical ou horizontal sem dores de cabeça, basta ter bom senso, aliás, nós até fizemos um post sobre isso.

…….

7 – Misturar alfaiataria com roupa casual demais

Mais 7 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo - alfaiataria e casual

Desde que o blazer foi parar nos trajes mais informais o homem se permite dar uma misturada nos estilos contanto que isso não diminua a elegância, podemos até dizer que existe uma zona fashion cinzenta onde muito tempo atrás existia apenas os extremos do estilo, antes mesmo do Slash resolver colocar uma cartola e uma jaqueta de couro. ; P

No Brasil ainda temos o agravante do preconceito com a roupa social que muitos acreditam que deve ficar dentro do escritório apenas, porém isso não está escrito na constituição, no código civil ou na na bíblia, então quem pode te impedir? 🙂

…….

Não deixe de ler o post anterior:

8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “Mais 7 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo”

  1. Arnaldo Teodoro says:

    Parabéns bem legal as observações!

Deixe um comentário