O Look Certo: Alfaiataria em Duas Cores

12/10/2013 4 Comentários por

look_certo_alfaiataria_em_duas_cores

 

Na maior parte do tempo falamos de ternos e de como fazer combinações para trabalho, mas falamos pouco do mix de alfaiataria + alfaiataria com peças que não façam parte do mesmo traje necessariamente. A foto desta semana traz um bom exemplo de como isso pode ser feito saindo do tradicional preto e cinza, inserindo um pouco de cor (mesmo que discreta) e mantendo um look apropriado para trabalho, entre outras atividades.

Por que funciona?

Deixar a peça mais clara na parte de cima é, praticamente, garantia de sucesso, principalmente quando ela faz um grande contraste de claro-escuro com a calça. As peças com silhueta slim dão um toque moderno ao combo, mas isso não quer dizer que o caimento tradicional não cairia bem, muito pelo contrário, mas fique atento ao comprimento do blazer, quando ele é “cropped”, ou seja, mais curto, como o da foto, dê preferência para calças onde não sobra muito tecido, isso faz parecer que você é mais alto e tem pernas mais longas, além de promover um certo equilíbrio entre as duas partes. A camisa de colarinho italiano e a gravata com micro-estampa caíram muito bem com o combo que tem a intenção de ser alinhadinho, só o sapato, um pouco surrado, não é bem vindo em alguns ambientes. O óculos clássico e o relógio comportado só vem para adicionar mais elegância a este look.

Não seria a mesma coisa se…

Excluirmos a gravata, pois o visual ficaria bem mais casual, mas se for a intenção, ou se depois do dia de trabalha o intenção seja um programa noturno com os amigos, é só guardar o acessório!

Experimente…

um calçado mais clássico, como um Oxford preto com um bom polimento se tiver que ir a algum lugar mais conservador e sisudo. Um lenço branco no bolso, só com a pontinha de fora, também é um excelente recurso para dar ainda mais charme ao traje.

Resumindo

  • Se o terno não é exigido, criar um combo com peças em alfaiataria de cores diferentes pode ser bacana;
  • Deixe o preto e o cinza um pouco de lado, na primavera cores discretas dão o tom e mostram personalidade;
  • Cropped blazer fica melhor com calças de corte mais seco, alongando a silhueta;
  • Tire a gravata e solte dois botões da camisa para um visual mais descontraído;
  • Precisa impor respeito? Um Oxford preto bem polido vai deixar o traje mais sério e clássico.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “O Look Certo: Alfaiataria em Duas Cores”

  1. Lucas says:

    Ricardo, perdão a ignorância, mas ‘calça em alfaiataria’ seria a mesma coisa que a calça social? E onde encontrar boas opções, sem parecer que estamos usando uma peça separada do terno ou costume?

    Parabéns pelo site. Tem o meu acesso diário.

    Abraços

    • Ricardo says:

      Lucas,
      sim a calça em alfaiataria é. basicamente, a calça social, mas existem modelos feitos sem um paletó para acompanhar. Na Zara, por exemplo, você pode comprar a calça separada do paletó ou mesmo comprar uma calça nesse estilo que nem pertence a um traje completo.
      Abs.

  2. marcio says:

    Ricardo, primeiramente parabéns pelo site.

    Queria tirar uma duvida com você , onde encontrar peças de roupa do modelo na foto acima? Para se vestir bem é necessário usar roupas caras?

    Obrigado

    Abs.

    • Ricardo says:

      Marcio,
      para se vestir bem é preciso procurar qualidade, caimento e estilo, estas características não são exclusividade das marcas caras, tudo o que você precisa é ter paciência e procurar por lojas e grifes que se enquadrem no seu gosto.

      As peças que vê na foto podem ser encontradas em lojas especializadas em roupas masculinas como Zara, VR, Vila Romana, Richards, TNG, Brooksfield, Via Veneto e Crawford, por exemplo.

      Abs.

Deixe um comentário