Jaqueta de Matelassê: O Que é e Como Usar

0

Jaqueta de Matelassê: O Que é e Como Usar

Curiosamente, as jaquetas de matelassê, que ganham espaço cada vez maior na moda masculina, não são um assunto tão comum nos veículos especializados, talvez pelo matelassê não se tratar de um modelo propriamente dito, mas um detalhe que dá um visual todo especial para a peça de roupa.

Mas afinal, o que é matelassê?

Jaqueta de Matelassê: O Que é e Como Usar

Se você não entendeu ainda do que se trata, eis a definição:

Matelassê é o tratamento dado a uma peça, onde dois tecidos são costurados com um forro no meio (de lã, algodão, fibrane, etc). A costura é espaçada e cruzada, atravessando toda a peça, na maioria das vezes em forma de diamante, criando um efeito acolchoado, muito comum em roupa de cama (colchas, edredons, etc.) e em jaquetas, blazers e casacos, mas que pode aparecer também em calças de agasalho, coletes e blusas.

Esse recurso deixa a roupa estruturada e com um certo volume, além de criar uma peça quente e confortável.

Visualmente o matelassê também contribui para que a roupa fique mais interessante. Em alguns casos as confecções se aproveitam da costura para formar desenhos que vão além da geometria comum, criando padrões e figuras que dão um visual totalmente diferente ao item em questão.

A jaqueta de matelassê masculina

Também conhecida como “quilted jacket”, ela tem esse apelo casual muito presente na puffer jacket, mas um pouco mais refinado e contido. Outra diferença entre as duas está no volume, que é muito menor na jaqueta de matelassê, permitindo que ela seja até sobreposta por um casaco mais pesado, se necessário. Mesmo assim muita gente acaba colocando as duas no mesmo balaio, o que é compreensível, pois em alguns casos elas são bem parecidas.

A peça não precisa ser toda em matelassê, como as partes que recebem o tecido acolchoado se tornam estruturadas, muitas vezes só os ombros, tórax ou braços contam com as aplicações para deixar o usuário parecendo mais encorpado.

Jaqueta de Matelassê – Modelos

Como eu disse, não se trata exatamente de uma modelo de jaqueta, mas de um recurso aplicado ao tecido para tornar a peça mais quente, então você pode ter bombers, truckers, varsities, parkas e até blazers de matelassê.

Uma das marcas mais populares de jaquetas desse tipo é a britânica Barbour, especializada em outerwear, ou seja, roupa para ser usada em ambientes externos e proteger do mau tempo, e é por isso que os modelos feitos por eles geralmente se aproximam da safary jacket e do casaco militar.

Jaqueta de Matelassê – Cores

Jaqueta de Matelassê - Cores

As cores mais comuns para esse tipo de jaqueta são: marinho, grafite, cinza, preto, verde oliva, verde musgo e marrom, mas vez por outra você vai cruzar com uma bege, vermelha, vinho ou até com estampas, como o camuflado ou floral.

Jaqueta de Matelassê – Materiais e tecidos

Jaqueta de Matelassê - Tecidos e materiais

Os materiais que servem para uma boa jaqueta ou casaco de matelassê são variados, o mais comum é o nylon, mas algodão, sarja, gabardine e até couro de bezerro ou cabra são muito comuns na roupa que recebe esse tipo de recurso.

…….

Como usar a jaqueta de matelassê masculina

Dicas para combinar melhor:

Jaqueta de Matelassê com alfaiataria

Tenha em mente que se trata de uma peça casual, portanto sua presença em qualquer look formal vai deixá-lo mais despojado.

…….

Fica bacana contrastar a jaqueta com peças mais sofisticadas como camisas sociais, gravatas e calças de alfaiataria;

…….

Ao contrário do que você pode pensar, as claras são bem estilosas e podem ser mescladas a qualquer tipo de roupa, mas ganham um charme especial quando combinadas com calças de alfaiataria cinza e tênis brancos.

…….

Você pode usar uma versão com pouco volume por baixo do paletó, como o pessoal faz com o colete, ou por cima, como quando usamos uma parka ou casaco sobrepondo o traje social. Ao chegar no local de trabalho, o correto é tirá-lo;

…….

Jaqueta de Matelassê - Texturas

Cuidado na hora de escolher uma peça para ficar por baixo com uma textura muito vistosa, a jaqueta já tem o matelassê, evite o excesso de informação em um só look

…….

A jaqueta também pode substituir o blazer ou paletó se essas peças não fizerem parte do dress code do trabalho. Nos dias frios o matelassê protege bem e não é tão pesado ou volumoso quanto outros materiais típicos de roupas de inverno.

…….

Combine cores como combinaria de qualquer outro tipo de jaqueta, na dúvida fique com as neutras preta, marinho e cinza.

…….

Quem curte um visual mais rústico encontrou a companheira ideal, ela fica ótima com camisas xadrez, jeans e botas, mesmo em ambiente urbano.

…….

O look básico também ganha muito com ela, já que o visual do matelassê tira o outfit do lugar comum.

…….

Quem é muito magro parece mais encorpado com essa peça, mas quem está acima do peso pode ficar um pouco incomodado, a solução é procurar um modelo que seja feito com matelassê bem fino, mesmo com o forro.

…….

Onde comprar jaqueta de matelassê masculina

Eu encontrei uma bomber bem bacana na Zara, a rede costuma ter alguns modelos desse tipo em toda coleção de inverno e até em algumas mini coleções de meia estação.

Lojas como a Renner, Riachuelo e C&A também costumam ter peças assim, mas não é algo constante, algumas coleções tem poucas peça disponíveis, é mais fácil encontrar esse recurso em coletes de nylon.

Crawford (foto), Richards, Siberian, VR, Aramis, Vila Romana e Brooksfield tem um perfil mais urbano, mas sempre se preocupam em colocar itens de inverno com um certo nível de sofisticação para uso em locais abertos e próximos a natureza, vale a pena dar uma olhada nessas lojas ou procure em multimarcas on line como a Dafiti.

Deixe uma resposta