A História das Yellow Boots da Timberland

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A História das Yellow Boots da Timberland

Apesar de terem se tornado um ícone da moda, a história das Yellow Boots da Timberland está intimamente ligada aos trabalhadores americanos e suas necessidades nos afazeres do dia a dia, o que não chega a ser uma surpresa quando falamos de peças clássicas do guarda-roupas masculino, pois funcionalidade e resistência são comuns nesse contexto.

Tecnologia Inovadora

O grande ponto de virada para a criação desse calçado foi em 1965 quando a família Swartz, então proprietária da The Abington Shoe Company, que mais tarde seria batizada de Timberland, introduz a moldagem por injeção, algo completamente novo na indústria calçadista, uma tecnologia que permitia a produção de solas de tal maneira que elas podiam se unir hermeticamente aos cabedais de couro (nobuck) tornando os calçados a prova d’água.

A criação das Yellow Boots

Foi então que Sidney Swartz teve uma ideia: criar uma bota de couro resistente e funcional, que atendesse as necessidades dos trabalhadores braçais. Os lenhadores da Nova Inglaterra, no nordeste dos EUA, foram o principal público alvo, pois o clima do local fazia com que eles frequentemente enfrentassem neve e chuva.

Em 1973 chega às lojas uma bota de nobuck amarela robusta e totalmente a prova d’agua com a marca Timberland (terra da madeira, em inglês), oferecendo garantia a seus compradores, coisa inédita no mercado calçadista. O sucesso foi tamanho que em 1978 a The Abington Shoe Company passou a se chamar Timberland e este calçado se tornou a base da empresa.

Sucesso na moda masculina

Para a Yellow Boot se tornar um elemento fashion faltava apenas um empurrão, e este foi dado pelos paninaros, jovens italianos que nos anos 80 adotaram-na como elemento de estilo. A expansão da Timberland para a Itália foi uma questão de tempo, fazendo assim com que sua fama atingisse níveis mundiais pouco depois disso.

Nos anos 90 rappers e outros artistas pop passaram a introduzir as Yellow Boots em seu visual, o que aumentou ainda mais o desejo nos jovens de possuir seu próprio par.

O design icônico das Yellow Boots conquistou tanto trabalhadores quanto fashionistas e hoje é fácil encontrá-la em um show de rock, em um editorial de moda ou nos pés de alguém que trabalha pesado. As 80 etapas de produção, juntando 39 componentes, mostra que a excelência da Timberland em seus calçados recebeu o devido reconhecimento. Sendo copiada em todo o mundo, mas nunca igualada, hoje ela se mostra tão versátil e jovem quanto no dia em que foi parar nos pés dos italianos e universitários.

Onde comprar as Yellow Boots da Timberland?

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2 COMENTÁRIOS

    • The brazilian Conan,
      no seu caso realmente o fator climático pode reduzir demais o uso, pois é um calçado quente e que deve ser calçado com meias longas.

      Na minha opinião é um bota cara demais para comprar e não usar.

      Abs.

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