Guia de Como Usar a Calça Social Sem Cinto

0

Guia de Como Usar a Calça Social Sem Cinto

Pode parecer estranho para alguns, mas o uso de calça social sem cinto é comum e correto do ponto de vista do dress code, ainda que no Brasil a ausência do acessório não seja tão comum.

Mesmo assim, cada vez mais homens optam pelo visual sem o cinto como uma maneira de alongar a silhueta e criar uma imagem mais “clean”, além disso a exclusão desse item faz parecer que o caimento da roupa está perfeito dando a entender que se trata de um costume feito sob medida (ou até bespoke), o que valoriza não só o traje, mas também seu usuário, já que algumas pessoas podem ver nele um homem elegante e sofisticado.

Quantas impressões pode causar um simples detalhe de seu vestuário, não é mesmo? A moda masculina é assim, repleta de sutilezas, nos resta apenas saber explorá-las. Aliás, que tal saber do que é preciso para usar a calça de alfaiataria sem cinto? Vamos lá:

Guia de como usar a calça social sem cinto

Com ou sem passantes?

Guia de Como Usar a Calça Social Sem Cinto

O visual sem os passantes é ainda mais limpo e elegante, mas há quem use a peça com eles sem maiores problemas. Contudo algumas pessoas afirmam que a presença dos passantes faz parecer que tem algo faltando no traje. Eu acho isso um pouco exagerado, se isso fosse tão aparente ninguém usaria suspensórios sem calças apropriadas para tal acessório.

…….

Caimento

Guia de Como Usar a Calça Social Sem Cinto

A calça pode ser com corte tradicional ou slim fit, o “style move” funciona para os dois, mas o caimento mais ajustado parece deixar o traje moderno e arrojado nesse caso.

O ideal é que a calça esteja perfeita na cintura, já que você não pode ajustá-la ou segura-la (trabalho do cinto e dos suspensórios).

…….

Ajustes laterais

Guia de Como Usar a Calça Social Sem Cinto

Algumas calças sociais possuem cintas na lateral do cós (ou na parte de trás) que ajustam a peça para sua cintura graças a uma pequena fivela de metal. Não são tão comuns por aqui, mas também não são impossíveis de encontrar nas lojas especializadas em roupa social masculina. As cintas (trousers adjusters, em inglês) garantem que você continue usando suas calças mesmo que perca alguns quilos.

Existem também modelos ajustados com botões, ou seja, você tem a opção de abotoar a calça em locais diferentes ou usar uma pequena cinta abotoada para criar uma pense nas laterais e tirar a folga da peça – existe algo similar na maioria das jaquetas jeans tipo trucker, caso você queira ter uma ideia melhor de como funciona esse sistema.

Cores da sua calça de alfaiataria ou do traje completo

Guia de Como Usar a Calça Social Sem Cinto

As cores do traje não importam, é possível usar esse recurso de estilo de qualquer maneira, mas é bom destacar que a falta do cinto ficará bem mais aparente em um costume claro do que em um escuro.

…….

Com ou sem colete?

Se você quiser pode adicionar o colete ao look, não há problema, apenas certifique-se de que ele tem o comprimento correto, ou seja, passando um pouco do cós da calça, sem deixar a camisa aparente na parte de baixo. Que fique claro que desta maneira a ausência do cinto é bem mais discreta.

…….

Beltless com look casual pode?

Guia de Como Usar a Calça Social Sem Cinto

Pode, aliás, muita gente é fã, seja com chinos, sarja ou alfaiataria. Como já disse, muitos gostam da sensação de alongamento na silhueta que a falta do cinto acaba proporcionando.

…….

Mais alguns exemplos:

…….

Obs: usar a calça de alfaiataria sem o cinto no traje formal te livra de ter que combiná-lo com o sapato, então se você quiser usar um oxford vinho com uma calça ou terno marinho não precisa sair por aí tentando encontrar um cinto na mesma cor.

…….

Nota do autor

Eu sei que eu vivo insistindo para que vocês valorizem os acessórios e sempre dou ênfase em como eles melhoram o look, mas de vez em quando é possível excluir um ou dois deles em nome de um visual mais leve e limpo, a escolha é sua.

Deixe uma resposta