Guia de Como Comprar o Jeans Masculino Ideal

09/11/2012 18 Comentários por

Se você tem mais de uma dúzia de calças jeans em seu armário, mas só usa constantemente apenas umas três ou quatro, algo está errado com a maneira como está escolhendo seu denim, provavelmente você está prestando atenção as características erradas destas peças quando vai as compras. Abaixo mostramos as características que podem influenciar a compra do seu jeans:

1 – Fits

A primeira coisa que você deve saber sobre uma calça jeans é como são os caimentos mais típicos, conhecendo-os e sabendo quais favorecem seu corpo, você terá uma base melhor na hora de provar e comprar seu jeans.

Alto, baixo, gordo ou magro, não importa, o straight fit caem bem em todo mundo!

Straight ou Tradicional – o mais básico dos jeans e, justamente por isso, veste bem qualquer pessoa. Seu corte, nem muito justo, nem muito largo, respeita as linhas do corpo, a cintura fica na altura considerada perfeita, ou seja, não é alta como as calças dos anos 90, mas também não é baixa como uma skinny. É a compra mais garantida, desde que você não erre o tamanho. Existe também uma variação muito popular criada pela Levi’s há mais de 1 século conhecida como Levi’s 501, ela tem cintura baixa e é um pouco mais folgada nos quadris.

Bootcut – tem um corte semelhante a straight mas a perna vai se alargando a partir do joelho, pois o modelo foi desenvolvido pensando-se em seu uso com botas, principalmente pelos cowboys. Infelizmente este detalhe também tem um agravante: não ajuda quem tem baixa estatura ou pernas muito grossas.

Loose Fit – larga e confortável, fica devendo um pouco no quesito caimento, principalmente quando usadas por rappers que fazem questão de comprá-las um ou dois números maior. Os gordinhos ficam com cara de relaxados quando usam este modelo e, para ser franco elas só vestem bem quem está com o corpo em dia, como modelos de comercial de cueca, por exemplo. Eu evitaria!

O modelo slim fit é justo mas não chega a marcar a coxa e a panturrilha como a skinny

Slim Fit – não confunda com skinny! A slim fit é, na verdade, o modelo mais visto por aí e que muita gente vende como sendo a skinny, já que na realidade poucos homens gostam ou conseguem usar uma skinny original. Seu corte é mais ajustado ao corpo, destacando sua forma, o que já a exclui da lista de compras de quem está muito acima do peso ideal, já os magros podem usar a peça tranquilamente.

Jeans skinny na versão brasileira (a esquerda) e o modelo vendido no exterior que aqui ficou conhecido como jegging ou super skinny.

Skinny – fora do Brasil ela é praticamente uma legging, mas por aqui o pessoal achou que o público não se acostumaria com a calça logo de cara e lançaram um modelo um pouquinho mais folgado, que desce justo na coxa e fica ainda mais justo na panturrilha. Depois tentaram emplacar a verdadeira skinny com o nome de jegging, mas não pegou, entretanto, se você buscar por fotos das skinnys na Europa verá que elas são inacreditavelmente justas, parecendo uma meia calça! Este fit é um dos mais proibitivos, quem tem coxas grossas fica bizarro, quem tem as pernas muito finas também. Mais uma que eu evitaria!

2 – Tons e lavagens

Hoje as grifes oferecem uma infinidade de tons e lavagens, mas nem todo mundo pode se dar ao luxo de ficar bem em todas, então basta entender como essas características influenciam a maneira como seu corpo é visto e usar essa informação a seu favor. conheça as principais:

Jeans escuro ou sem lavagem – é o jeans em seu estado bruto, tem um ar mais sério, sendo uma boa escolha para combinar com roupas sociais como camisas, blazers e casacos, além disso faz as pessoas parecerem mais magras, ilusão que favorece aqueles que tem pernas muito grossas ou estão acima do peso, mas também pode prejudicar quem tem pernas muito finas ou é extremamente magro.

Jeans de lavagem média – a cor não muito clara, nem muito escura deixa um leque de opções maior, mas pode prejudicar os gordinhos se tiver muitos rasgos, bigodes ou partes mais desgastadas. Use com cuidado!

Jeans claros – são os que expõem mais os defeitos, pernas grossas ou tortas, panturrilhas grandes, quadril largo, bumbum avantajado ou fora de forma, mas ajudam quem tem pernas finas, ganhando a preferência dos magros. Não são populares junto aqueles que não gostam de muito destaque na parte debaixo do look.

3 – Efeitos e detalhes

Calças com lavagens e detalhes bna altura das coxas criam a ilusão de engrossar as pernas.

Quanto mais efeitos, mais seu jeans chamará atenção, portanto, antes de comprar uma calça com bigodes de gato, rasgos, puídos, desgastes, amassados e dobras 3d, lembre-se que a peça ficará muito marcada na memória das pessoas e pesará muito no look, geralmente tirando a atenção dada a outras peças. Os efeitos também tornam o jeans mais informal, restringindo seu uso em determinadas ocasiões. O mesmo vale para etiquetas, tachas, spikes, patchs ou qualquer outra aplicação que o jeans receba.

O jeans resinado tem um efeito visual muito bacana, lembrando em alguns momentos o couro, mas seu uso é mais indicado para o inverno, no verão ele não respira da mesma maneira que o jeans comum, tornando-se abafado e quente.

Bolsos volumosos ou com abas e botões alteram sua silhueta, o ideal é que se evite estes tipos, focando nos modelos mais simples.

Todas estas opções podem ser encontradas aqui na Dafiti, uma das muitas lojas que você encontra no Portal Dsconto, onde há, à disposição, cupons com descontos exclusivos, ofertas e novidades em marcas super desejadas.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

18 Responses to “Guia de Como Comprar o Jeans Masculino Ideal”

  1. Eduardo says:

    Fala Ricardo, muito bacana todas as informações que você coloca aqui.
    Eu tenho uma pergunta e um pedido para te fazer. Não sei se já falou sobre, mas tenho lido muito e mesmo assim ainda me encontro meio confuso, quanto a roupas adequadas a um jovem de estatura baixa e magro.
    Porque para magros servem tais coisas, já para baixinhos outras.
    Sobre o jeans, sempre me sinto estranho, parece que a perna fica mais curta do que o normal.
    Se puder aborde esse tema, até porque muitos brasileiros são baixos.
    Obrigado. Grande abraço!

    • Ricardo says:

      Eduardo,
      pode deixar, o assunto já está em nossa lista, agora só precisamos arranjar tempo para conseguir falar a respeito, pois temos muita coisa que ainda tem que ser abordada, mas creio que em breve teremos um post sobre isso. Obrigado pela sugestão!
      Abs.

  2. magareth says:

    Excelentes informações, busquei e não encontrei calças jeans para barrigudos. Encontro para obesos e nem sempre o barrigudo é gordo, esse mesmo problema para camisas, para fechar na barriga uso n 4 mas o comprimento da manga e da camisa, os colarinhos, ja encontro com diferentes números, camisas com dificuldade diminui se a manga, oque da muito trabalho, mas a calça…. Não tem nada mais feio que o monte de pano sobrado , ja que na calça a modelagem da cintura acompanha o quadril. Procuro locais que comercializem esse tipo de modelo, ou seja qudril menor que cintura, considerando que as barrigas masculinas vieram pra ficar, que pelo menos sejam barrigudos mas adequamente vestidos. MUITO OBRIGADA

  3. luiz Lana says:

    Minha panturrilha é grossa, fui colocar a slin fit e ficou pegada é normal? achei estranha.

    • Ricardo says:

      Luiz,
      geralmente a skinny fica colada na panturrilha, mas a slim fit deve ficar mais confortável e solta. Experimente outras marcas, quem sabe a modelagem da loja que você escolheu era muito justa.
      Abs.

  4. Klein says:

    Olá. Gostei do artigo, porém eu esperava que você falasse um pouco mais sobre as cores(tons e lavagens) do Jeans. Hoje em dia é difícil explicar ao vendedor qual cor você quer. Se pede um jeans claro, trazem uma calça branca. Se puder considerar isso seria de grande proveito. Obrigado.

  5. Costa says:

    Ricardo, a cintura ideal de uma calça no corpo, como seria? Não sei de onde tenho a impressão que uma calça desabotoada fica mais confortável quando o botão fica rente com a abertura onde será colocado, sem a necessidade de puxar um pouco a calça para isso. Dá a impressão de corpo mais magro, sem qualquer excesso de gordura visível. Isso procede ou é apenas impressão minha? rs

    • Ricardo says:

      Costa,
      sim porque se o botão está alinhado com a casa significa que você está magro o suficiente para não forçar o fechamento da calça. O ideal é que você não necessite de cinto para que a calça fique no lugar, mas que ele também não esteja tão apertada a ponto de marcar o quadril.
      Abs.

  6. Hudson says:

    Mais uma página altamente instrutiva.
    Quem sabe você consegue me dar uma dica. Tenho atração por cores mais raras e que não sejam berrantes. Algum tom não muito comum de azul, algum azul meio turquesado (de médio a escuro), algum verde amarronzado meio cinza, tons cáqui, etc. O problema é que qualquer cor menos convencional hoje em dia você só encontra no maldito formato slim fit. Jamais no corte reto. (É que nem armação de óculos, ou a armação é a mais conservadora das conservadoras, ou solta a franga com tudo, pelo menos aqui onde eu moro.)
    A pergunta é: você conhece alguma marca que venda calças jeans em cores mais interessantes, porém com um corte reto?

    • Ricardo says:

      Hudson,
      jeans color geralmente serão slim fit ou até skinny, é quase impossível encontrá-los em corte reto. Aconselho a tentar mudar para calças chino e procurar em lojas como a Aramis ou a Yachtsman. Até a Zara já teve uma coleção de sarja com corte reto e tons mais diferentões, mas não me recordo de ter visto algo assim neste inverno.
      Abs.

  7. Leonardo says:

    Ricardo, Poderia por gentileza me dar uma ajuda?
    Calças que aparentam o veludo (minha avó chama de brim), elas ficam boas de alguma forma em algum tom ?
    Lembrando que tenho um corpo avantajado de quem está acima do peso (cintura larga, coxas e panturrilhas grossas.
    Agradeço imensamente e lhe dou os parabéns pelo artigo.

    • Ricardo says:

      Leonardo,
      esse tipo de calça funciona melhor no inverno e em cores escuras, no verão são mais quentes que as de algodão ou jeans. Não há restrição para quem tem pernas grossas, exceto a cor que, como eu disse, é melhor que seja escura.
      Abs.

  8. Luiz says:

    Sou. Magro quando eu uso essas calça comum fica. Um balão né. Mim muito folgado na coxa e nas pernas , qual seria a melhor calça pra mim ?

    • Ricardo says:

      Luiz,
      quem é bem magro pode usar a slim fit e a skinny, esses dois caimentos só não são aconselháveis para quem está acima do peso, mas os magrinhos se dão muito bem com eles.
      Abs.

  9. Miguel says:

    Eu gosto de usar mais os modelos Slim Fit pois as Skinny apertam demais e deixam um aspecto magro demais nas pernas mesmo eu sendo um frequentador de academia fica estranho.

  10. Jonas Lopes says:

    Olá! Sou baixinho (1,63) e tenho pernas finas e tortas. Se visto calças folgadas nas pernas, fica parecendo as dobras das canelas; se uso calças apertadas, aparece mais ainda as curvas da perna. Qual o melhor tipo de calça pra mim? Obrigado.

    • Ricardo says:

      Jonas,
      se você tem problemas com os dois tipos de calça, fique com as mais justas, elas vão dar uma alongada na silhueta, mas não precisa ser skinny, as slim fit já ficarão muito bem sem marcar tanto as pernas. Outro macete é chamar atenção para o rosto e tirar o foco da parte de baixo do corpo, para isso você pode usar óculos estilosos, cachecóis e echarpes, uma bela gravata, chapéu, enfim, qualquer coisa que faça as pessoas focarem na parte de cima do look.

      Abs.

      Abs.

Deixe um comentário