Guia de Como Comprar a Camiseta Básica Perfeita

01/03/2017 2 Comentários por

Como Comprar a Camiseta Básica Perfeita

Aparentemente é uma coisa tão simples, mas por incrível que pareça recebo muitos e-mails perguntando sobre como comprar a camiseta básica perfeita. De certo modo isso é compreensível, uma peça que está tão presente na nossa vida merece toda atenção, além disso a camiseta é uma roupa que tem facilidade em dar destaque a certas características corporais, sejam elas boas ou ruins.

Não é necessário nenhum doutorado para se virar na hora de comprar a sua, basta observar alguns detalhes e usar o bom senso.

Guia de como comprar a camiseta básica perfeita

1 – Caimento

Costuras – O mais importante é que as costuras estejam bem em cima das pontas de seus ombros, no local onde eles se encontram com o braços (as articulações), elas formarão um desenho com as linhas do tórax que vai te deixar ligeiramente mais encorpado.

Modelagem – Se você quer uma peça um pouco mais justa, não tem problema, mas não exagere, se a t-shirt parece um “camisinha” experimente uma de um tamanho maior, o ideal é que o tecido só encoste levemente na pele, sem apertar. Também dá para investir nos modelos mais soltos e confortáveis, sobretudo para quem tem uma barriguinha, desde que você não pareça desleixado.

Mangas – As mangas que terminam na metade do músculo do braço (o bíceps) são ideais e pequenas variações desse comprimento são ok, mas muito mais curtas parecem babylook e mais longas vão encurtar os membros superiores, não é essa a ideia aqui!

Comprimento – As camisetas compridas no dorso (longlines, bauladas e afins) alongam demais o tronco e tendem a encolher as pernas. O pessoal mais moderno curte, mas elas podem frustrar quem quer uma silhueta equilibrada e elegante. O comprimento ideal fica 10 a 15 cm acima do final do seu quadril, não encurtando as pernas nem espichando o tronco.

…….

2 – Tecido

Aqui não tem muito a discutir, as de puro algodão são as melhores! Versáteis, frescas e confortáveis, elas só precisam de cuidado ao escolher a gramatura do tecido, pois os muito finos podem não durar muito, mas certamente não esquentarão tanto, os mais grossos são resistentes, entretanto seu uso no verão não é aconselhável. O ideal é ficar no meio termo.

Existem também tecidos mistos que colocam um pouco de fibra sintética e maleável misturada ao algodão. Nesse caso temos camisetas confortáveis, mas um pouco mais quentes e que perigam criar as indesejadas bolinhas se não tiverem boa qualidade. Pense bem antes de comprá-las!

As totalmente sintéticas não são aconselháveis, provavelmente vão esquentar e causar mal estar. Fique longe!

…….

3 – Cores

Se estamos falando de camisetas básicas então também temos que tratar de cores básicas inicialmente. Preto, branco, marinho e cinza-mescla são suas primeiras escolhas, sobretudo se existe a opção de vesti-las por baixo de outra peça. Para sobrepor por uma camisa social clara branca e a cinza-mescla devem funcionar, para cores escuras tente a preta ou a marinho e mantenha sempre a t-shirt escondida (pode apelar para golas V, veja mais aqui).

Essas cores citadas vão combinar com praticamente tudo que você vestir, mas antes de sair comprando várias de cada veja qual te agrada mais ou que serve melhor para seu dia a dia.

…….

4 – Acabamento

As costuras devem estar retas, principalmente as laterais, caso contrário toda a camiseta ficará torta e nunca cairá perfeitamente em seu corpo. A gola deve estar impecável, sem os puídos ou esgarçados muito comuns quando a peça fica tempo demais em um cabide da loja sendo manipulada e provada. A barra no final da camiseta deve estar reta e bem feita. É importante também virar a t-shirt do avesso e verificar a qualidade dos pontos e se não há nenhum deles solto.

…….

5 – Golas

A gola careca é a mais comum e clássica em uma camiseta básica, mas também podemos considerar a gola V como uma opção, particularmente por ser indicada para os gordinhos ou quem tem pescoço curto, pois tendem a alongá-lo. Quem tem o pescoço delgado vai se dar bem com a gola careca, embora um V não muito exagerado não vai prejudicar.

…….

Onde comprar a camiseta básica perfeita

Nos shoppings

Isso vai depender muito do caimento de cada marca, muitas lojas tem boas camisetas, mas nem sempre elas se encaixam em seu corpo como uma luva, o ideal é experimentar em vários lugares sempre que for comprar.

Mesmo a Hering, o nome mais tradicional no assunto, muda a modelagem das camisetas de tempos em tempos, então não dá para confiar que você ira sempre comprar no mesmo lugar. Apenas uma coisa é certa: não se engane, não é porque uma marca é super cara e bombada que suas camisetas serão a quintessência da perfeição, as vezes é na Renner ou na Zara que você vai encontrar uma bela t-shirt básica na promoção e vai usá-la como se fosse uma Armani.

Para comprar pela internet

Nas lojas on line é importante observar as dimensões da peça e saber as medidas de seu corpo (tórax, tronco e ombros), o resto é obra do destino, se ficar boa, ótimo, se não ficar, lembre-se que você pode trocar o produto dentro do prazo de 30 dias. Dafiti, Kanui e Passarela trabalham com diversas marcas, então fica mais fácil escolher.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Guia de Como Comprar a Camiseta Básica Perfeita”

  1. Junior says:

    Muito bom o guia! Como você citou, parece simples, mas a equação corte/tecido/caimento dá um certo trabalho pra quem quer se vestir bem.
    Abs.

Deixe um comentário