Guia de Como Combinar Cores de Ternos, Sapatos e Meias

20/12/2012 79 Comentários por

combinar_sapatos_destaque

Eis uma das maiores incógnitas de estilo masculino: como combinar as cores entre o terno, o sapato e a meia? Existem algumas pequenas dicas que podem ser dadas, mas de uma maneira geral trata-se de uma matéria decorativa, portanto comece a memorizar, depois de um tempo essa tarefa torna-se tão natural que você nem terá mais que pensar a respeito.

1 – Terno preto

combinar_sapatos_terno_preto

O terno preto não tem segredo, só aceita sapato preto e meia preta, se alguém aparecer com qualquer outra cor pode ter certeza que está querendo inventar moda e errando feio!

……

2 – Terno azul marinho

combinar_sapatos_terno_marinho

O terno marinho pode ser combinado tanto com o sapato preto, quanto com o marrom, mas atenção para as meias no caso do calçado marrom elas combinam obrigatoriamente com o terno.

……

3 – Terno cinza escuro

combinar_sapatos_terno_cinza_escuro

No caso do terno cinza escuro temos a mesma combinação do terno pretoou seja, sapato preto com meia preta, é fácil de lembrar.

…….

4 – Terno cinza

combinar_sapatos_terno_cinza

Atenção aqui: o terno cinza médio pode ser combinado com sapatos pretos e meias pretas ou azuis. Caso prefira, pode usar um sapato marrom com uma meia na mesma cor, o resultado também fica ótimo!

…….

5 – Terno bege

combinar_sapatos_terno_begeO mais eclético em termos de combinação de cores é o terno bege, apesar de alguns não gostarem da cor, ela de tempos em tempos volta a agradar o público masculino. Use com sapatos marrons e meias da mesma cor, sapatos pretos com meia preta ou ainda sapato marrom claro com meia bege.

…….

Dica: Uma dica para facilitar a memorização é notar que no terno preto e no bege, respectivamente o mais escuro e o mais claro, as meias sempre combinam com o sapato, nos restantes, vale o bom senso.

Obs: pode ser uma boa idéia imprimir esta página e tê-la sempre a mão, mas lembre-se que as cores podem sofrer ligeiras mudanças no papel.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

79 Responses to “Guia de Como Combinar Cores de Ternos, Sapatos e Meias”

  1. Eder says:

    Já li que Terno azul marinho com sapato marrom, a meia pode ser marrom.

    Nesse artigo menciona que elas combinem obrigatoriamente com o terno.

    A primeira opção está realmente errada ?

    • Ricardo says:

      Eder,
      muita coisa na moda masculina nunca é exatamente errada, dependendo da cultura local as regras podem mudar e a própria moda se reinventa de tempos em tempos.

      Eu também já ví a mesma afirmação por aí e acabei deixando de de lado esta questão que parece não ter solução, ou seja, use o que te agradar mais.

      Abs.

  2. Eder says:

    Pura verdade Ricardo….obrigado !

  3. Luís says:

    E ternos grafites podem ser usados com sapato marrom

  4. Marcio says:

    Blazer veludo marrom com sapatos pretos podem ser usados juntos???

    • Ricardo says:

      Marcio,
      a combinação de calçados com o restante das roupas só é rígida quando falamos de ternos, quando trata-se de roupa casual a liberdade é muuuuito maior. Neste seu caso, por exemplo, acho melhor se preocupar mais com a cor da calça, se for cáqui, por exemplo, pode ser que um sapato marrom fique melhor.
      Abs.

  5. Maria José says:

    Oi Ricardo,
    Meu marido tem um terno marrom claro e eu queria saber se ele pode usar um sapato azul marinho e qual a cor da meia.
    Atenciosamente,
    Maria José.

  6. João Bosco says:

    Tenho um sapato social azul marinho em verniz, queria saber com que cores de camisa esse look combina?

  7. Leticia says:

    Meu noivo comprou um sapato datelli verniz preto, para usar com terno grafite, no nosso casamento, é póssivel utilizar? Ou é brega usar verniz hoje em dia?

    • Ricardo says:

      Letícia,
      pode usar, o verniz é altamente sofisticado e deve ser sempre usado com trajes formais. Smoking, por exemplo, só é usado com sapatos de verniz. Como ele é o noivo, pode abusar de calçados deste tipo.
      Abs.

  8. Amelio says:

    Olá Ricardo!

    Gostaria de saber que tipo de gravata combina com paleto preto e camisa branca.

    Muito obrigado.

  9. Leonardo says:

    Eu vou me casar e vou usar um meio fraque da cor quase um cinza clarinha,acredito q a cor e areia,gostaria de saber qual a cor de sapato que devo usar?l

  10. Pedro says:

    Boa tarde. Eu vou a um casamento e acabei de comprar um fato slim azul marinho. Pretendo combinar com um sapato mel/camel e cinto da mesma cor. Por fim, pretendo levar camisa branca e uma gravata azul(c/ alfinete dourado). Ricardo poderia dar-me a sua opiniao?

    Com os melhores cumprimentos.

    Pedro.

    • Ricardo says:

      Pedro,
      o traje parece adequado, só tenho receio quanto ao sapato e o cinto, geralmente a cor que cai melhor com o marinho é o marrom (castanho), talvez o camelo seja um pouco claro para este tom de roupa, mas fica um pouco complicado dizer assim, sem ver o resultado final.
      Abs.

  11. Leonardo says:

    Oi ricardo,vou me casar e aluguei um terno modelo shantur areia, gostaria de saber se essa cor areia combina tambem com sapato preto ou qual outra cor? Tambem estive pensando em um sapato da cor tipo branco gelo sera q combina?
    Na sua opiniao qual seria a cor ideal do sapato e do cinto?

    • Ricardo says:

      Leonardo,
      creio que o terno nesta cor pode ser considerado parente do bege ou creme, neste caso, sapatos pretos, marrons ou cor de mel podem ser usados. O cinto combina com o sapato escolhido.
      Abs.

  12. Marcos Aurélio says:

    Boa tarde!
    Meu sapato é marrom,qual a cor do terno(risca de giz),da camisa e gravata,usar?Marcos

  13. Marina says:

    Olá bom dia! Meu irmão vai ser padrinho de casamento, o terno dele é preto, a gravata tem que ser da cor do vestido da esposa que será madrinha (gravata de cor bege), qual cor de camisa ele deve usar. Obrigada

  14. Paulo Renato Maronez says:

    TENHO UM TERNO MARINHO. Posso usar sapato azul de verniz com ele?

  15. João Victor says:

    Boa tarde, Ricardo ! Amigo, me amarrei nesse guia. Parabéns!
    Aproveitando sobre o assunto, queria uma ajudinha sua. Ganhei um blazer de veludo cotelê bege. Como eu poderia usá -lo em um casamento? Estava querende vestir uma camisa branca por baixo, jeans escoro, sapatos preto e cinto preto. Oque acha? Pode me dar uma opinião?

    • Ricardo says:

      João Victor,
      esse traje é muito informal para um casamento, além disso o blazer de veludo cotelê é mais indicado para o inverno. Antes mesmo de pensar em uma combinação, verifique se o evento permite esse tipo de traje, se a resposta for positiva, o look está correto.

      Abs.

  16. marcia says:

    Meu filho vai se formar ele queria usar terno preto e uma camisa com um tom de bege mais escuro qual a cor da gravata e a cor da camisa ficara bem ? ajude me dando dicas

  17. samuel jr says:

    Bom dia Ricardo! Na minha celebração de noivado, sendo algo simples, escolhi um blazer italiano preto, devo usar camisa social ou posso usar camiseta ou polo? posso usá-lo com uma calça jeans de cor clara e um cinto marrom, ou ficaria muito informal?

  18. ricardo says:

    Oi Ricardo, tenho um blazer cinza claro, e quero usa-lo na formatura de meu amigo, mas estou meio confuso com que calça usar e camisa poderei usar. Não queria ir muito informal, pode me ajudar?

  19. Orlando says:

    Olá Ricardo!

    Vou casar no proximo dia 14 e encontro dificuldade em relação a cor do sapato. Meu traje é um cinza bastante claro, estilo gelo. Qual a cor ideal para os sapatos e meias?? Ajude-me, é urgente. E parabéns pelas dicas.

  20. Cristopher says:

    Ricardo, minha namorada irá se formar no próximo dia 13, e cara, eu tô num dilema fod#. Comprei um terno na cor chumbo, e gostaria de saber: qual a cor ideal de sapato, da camisa e da gravata.

    Obrigado.

    • Ricardo says:

      Cristopher,
      está no post, terno cinza escuro (grafite, chumbo, etc) combina com sapato preto. Como a cor do traje é neutra, dá para usar uma camisa da cor de sua preferência, combinando com uma gravata em ton sur ton, ou seja, no mesmo tom da camisa, só que mais escura, mas se a camisa for branca pode combinar com o que quiser e se ficar na dúvida da gravata, vá com uma preta que não tem como errar.

      Abs.

  21. Ranuzia says:

    Ricardo, meu filo vai se formar e comprei um terno azul num tom mais claro da ZARA, muito jovial, porém to perdida no sapato, pois ele calçou um preto para vermos o efeito completo e achei que carregou demais o visual, o que me recomenda. ???

  22. Hilton Alves says:

    Olá Ricardo, gostaria de saber qual cor de camisa combina pra se usar num camisa onde seu par (madrinha) usará vestido bege com detalhes preto? Tenho um terno cinza escuro risca de giz e tb sapato marrom. O que seria ideal? Grato.

  23. Edgar says:

    Ricardo, estou optando por fazer sob medida meus ternos. Gostaria de uma dica de tecidos. Minha intenção é ter peças versáteis. Linho panamá, oxford são boa opções ou devo preferir sempre os tecidos super 100, 150, 200 …?

    Abraço

    • Ricardo says:

      Edgar,
      eu acho a lã fria mais versátil, dá para usar o ano todo sem passar frio ou calor. As numerações superiores (150, 180) são mais leves e frescas, mas é preciso uma boa entretela para que o caimento do terno fique adequado, o alfaiate tem que ser muito bom.

      Abs.

  24. Jander Baptista says:

    Oi Ricardo, me diga o seguinte! Serei padrinho de um casamento, daí pensei em ir de terno preto, sapatos e meias pretas, porem, a camisa vermelha. Quero saber, fica legal, combina? Ou escolhi errado? Se escolhi certo, que cor de gravata usar? E o terno liso ou risca de giz?

    Att: Jander Baptista

    • Ricardo says:

      Troque a camisa vermelha por uma clara e discreta, a gravata pode ser escura e igualmente discreta, do jeito que estava imaginando só ia dar você na cerimônia, lembre-se que o noivo é quem deve chamar atenção, não os padrinhos, a noite é dele.

      Abs.

  25. Jander Baptista says:

    Se eu for com uma camisa azul claro e uma gravata listrada ficaria bom ou cor lisa seria mais interessante? E necessariamente a cor da camisa do padrinho tem de combinar com a cor do vestido da madrinha?
    Att: Jander Baptista

    • Ricardo says:

      Jander,
      a gravata com listras transversais é uma boa pedida neste caso, se conseguir uma que te agrade, pode usar.

      Não há necessidade de combinar qualquer coisa na roupa do padrinho e da madrinha, nesse caso é cada um por sí! ; P

      Abs.

  26. Jander Baptista says:

    Mto obrigado pela ajuda Ricardo, agradeço sua atenção.. tenha um 2014 abençoado!
    Att: Jander Baptista

  27. Diego Coimbra says:

    Olá Ricardo,

    tenho duas duvidas
    1º Vou ser padrinho de um casamento, e meu terno é preto com risca de giz azul quase no tom do terno, gostaria de saber se posso usar um sapato social com cadarço ou se o certo é sem.
    Grato pela ajuda.

  28. William says:

    Ricardo, boa tarde!!

    Tenho acompanhado seus posts a algum tempo e agradeço suas dicas, são ótimas. Parabéns!!

    Vou à uma formatura universitária que acompanharei a formanda, mas não há padrão de cores ou modelos definidos.

    Optei por não utilizar um Smoking, mas sim um terno slim, num tom grafite escuro com riscas quase imperceptíveis, camisa branca e uma gravata e lenço em um tom vermelho/vinho em semelhança com o vestido da formanda.

    Tenho duas dúvidas:
    1- queria arriscar com um colete por baixo, mas não tenho e, dificilmente, encontrarei um no mesmo tom. Cabe alguma outra peça que combine? e;
    2- grava normal, fina ou borboleta?

    Muito obrigado!!
    Abraços!

    • Ricardo says:

      William,
      respondendo suas dúvidas:

      1 – O correto seria usar um colete idêntico ao terno, se você não tem é melhor não usar. Tem também a questão do calor, se a formatura for em um dia quente, você vai passar calor, mesmo usando um terno de lã fria;

      2 – Se o terno é slim a gravata skinny fica mais adequada. Para ter certeza, compare a largura da gravata com a largura da lapela do paletó, se for igual, pode usar.

      Boa festa.

      Abs.

  29. Jhonathan says:

    Olá Ricardo vou ser padrinho de casamento , e aluguei um smoking tem a camisa o colete e o blazer , fika legal se eu usar com uma calça jeans ? e com que tipo de calçado ?

    • Ricardo says:

      Jhonathan,
      não creio que este look seja adequado para um padrinho, use o traje completo, pois sempre é exigido um pouco mais de elegância de quem está ao lado dos noivos. Aliás, não sei se mesmo o smoking é correto, pois é um muito pomposo e pode concorrer com o noivo, eu iria de terno comum, caprichando na camisa e gravata.
      Abs.

  30. gisele says:

    Boa tarde Ricardo,meu filho sera principe de 15 anos,o smoking sera todo branco,q cor de sapatos deve se usar??Obrigado

  31. Lucas says:

    Olá ricardo, tudo bem?
    Mês que vem eu me formo e a roupa exigida para formatura é Smoking completo… Você acha muito absurdo pensar no smoking preto combinando com a camisa preta (ao invés de branco) e aí pensa-se numa variação da gravata (branca por exemplo, ou outra coisa…) o que acha? O que sugere?

    • Ricardo says:

      Oi Lucas,
      sugiro que você vá com a camisa branca que configura o traje clássico e elegante. Está na hora dos homens pararem de tentar enfiar camisa preta em tudo, traje para festa pede camisa clara.

      Abs.

  32. carlos says:

    tenho sapato social preto com algumas tonalidades de azul escuro, posso usa-lo com terno, lembrando que o modelo do sapato é formal, caso seja possível qual a cor do terno mais apropriado

  33. WELLINGTON says:

    Ricardo,

    Parabéns pelo trabalho. Vou me casar nos próximos dias e vou usar um terno cinza escuro, com colete. Pelas suas dicas uso sapatos e meias pretas.
    O indicado neste caso para o sapatos é de amarrar??? Ja estava com um sapato preto preparado, mas não é de cordão.

    Grande abraço!

  34. Marcelo says:

    Oi, tenho um terno creme e quero ir a um casamento a noite bem despojado, e queria saber se posso usar ele vestindo calça, blusa gola v e sapato da cor preta. Ficaria muito “cheguei” ?

    • Ricardo says:

      Marcelo,
      mesmo em eventos mais descontraídos o ideal é usar um traje mais escuro, o terno claro é apropriado para ser usado de dia. Experimente algo entre como o marinho e o cinza chumbo.

      Abs.

  35. Robson says:

    Padrinho pode usar sapato de verniz?

  36. Leonardo says:

    Ricardo,
    Vou me casar de terno cinza claro, porém estou em dúvida sobre a cor do cinto, quanto ao sapato já comprei um preto!
    outra dúvida é combino as meias com o terno ou com o sapato preto?
    Obrigado

    • Ricardo says:

      Leonardo,
      as meias serão pretas e o cinto idem, no traje casual o cinto sempre combina com o calçado e se for usar relógio com pulseira de couro, o correto é que ele também seja preto.

      Boa festa!

  37. PAULO CESAR says:

    Ricardo,

    PRECISO SABER URGENTE !

    Vou ser padrinho de casamento da minha irma e irei entrar com ela na igreja, pois meu terno e cinza nem muito claro e nem muito escuro, tenho uma camisa azul um pouco mais escuro que azul bebe e gravata azul marinho com listras brancas, o que vc acha ? e o sapato e de cor cafe ?
    so que a camisa tem um simbolo do jacare da lacoste no bolso e ruim ?

    • Ricardo says:

      Paulo Cesar,
      para esse tipo de cerimônia o ideal seria um terno um pouco mais escuro, como o grafite, a não ser que o evento ocorra de dia. Já a combinação de camisa e gravata parece boa.
      Abs.

  38. Marilia de Oliveira Lemos says:

    Olá Ricardo,
    Minha sobrinha vai se casar e o meu irmão comprou um terno preto risca de giz por sugestão da outra filha caçula dele, a camisa é creme bem clarinha, ela quer que o pai vista com gravata preta e ele não quer, qual a sugestão que vc dá ?

  39. Ronaldo says:

    Olá Ricardo!
    E os sapatos na cor azul?
    Combinam com quais cores de terno e meias?
    Agradeço desde já, forte abraço!

    • Ricardo says:

      Olá Ronaldo,
      sapatos azuis são usados quase que exclusivamente com terno marinho, com meia marinho combinando, mesmo assim são considerados uma liberdade de estilo, pois, tradicionalmente, os calçados corretos para este tipo de traje são os marrons e pretos.
      Abs.

  40. Nádia says:

    Meu filho tem uma calça chumbo social e uma blusa vermelha. Posso usar sapato e cinto café ou marron?

    • Ricardo says:

      Nádia,
      se for para usar com camisa em um look social voltado para trabalho a combinação é a mesma usada no terno grafite, ou seja, sapato preto com meia preta.
      Abs.

Deixe um comentário