Guia de Como Combinar Terno Azul Marinho, Camisa e Gravata

7

Como as combinações usando alfaiataria parecem ser um dúvida comum entre os homens, montamos um guia de como combinar terno azul marinho, camisa e gravata, dos looks mais básicos aos um pouco mais ousados.

Acredito que mesmo quem tem experiência na área acaba precisando de novas ideias para não se tornar repetitivo ou para fazer bonito naquele evento especial que pede um traje bem pensado e elegante.

Aproveite para selecionar as as fotos que gosta mais e salvar no celular ou computador para usar de referência no futuro!

Guia de Como Combinar Terno Azul Marinho, Camisa e Gravata

Se você tem problemas para combinar estampas e padrões diferentes, antes é melhor dar uma lida neste post aqui que é muito mais específico nesse assunto.

1 – Como combinar terno azul marinho: O básico

Em primeiro lugar precisamos deixar claro que o azul marinho é este tom bem escuro e sério, em alguns casos ele pode parecer mais claro devido a iluminação ou filtros aplicados na foto.

Este exemplo acima é perfeito e nele temos nossa primeira combinação básica: camisa social branca e gravata preta, provavelmente a mais óbvia, com exceção desta outra, abaixo, com gravata marinho.

A camisa branca na alfaiataria é um curinga e sempre dá um ar elegante e classudo ao traje, o preto do primeiro exemplo é neutro, portanto combina com tudo e a gravata marinho… bem, parece um pouco óbvia, não é?

…….

2 – Não tão básico assim

Uma simples mudança na camisa já deu outra pegada para o combo e os pontos (ou petit pois) sempre dão um ar descontraído sem tirar a elegância do traje.

Mas você pode ser ainda mais ousado e optar por um vistosa gravata vermelha com pontos ou micro estampa, lembrando que o marinho também é considerado neutro na moda masculina, então dá para pareá-lo com tudo, mas é necessária muita atenção na hora de misturar camisa e gravata ou quando for inserir um acessório, como o lenço de bolso, por exemplo.

…….

3 – Terno ou costume marinho com camisa azul claro

A segunda opção, no que diz respeito a camisa social, é a peça de tom azul claro muito apreciada em ambiente de trabalho por manter o visual bem profissional. As cores de gravata mais usadas com esse tipo de combinação são marrom, vermelho, vinho, azul marinho, azul cobalto, amarelo e laranja, além das neutras cinza e preto. No entanto existem outras cores que podem funcionar se você encontrar o tom correto, como o roxo ou o verde.

Gravatas listradas podem deixar o visual mais interessante, assim como uma camisa xadrez que misture tons de azul ou que seja predominantemente azul, mas tenha discretas linhas brancas (xadrez tipo grid). Se você tem dúvida quanto a gravata, escolha uma como a da foto, que não foge a palheta de que já existe no traje ou que traz cores neutras, além do roxo ou qualquer outra matiz que tenha escolhido.

Não é a toa que esse conjunto é tão popular entre os homens, praticamente tudo combina com ele. Veja como essa gravata multicolorida se adaptou ao look sem problemas.

…….

4 – Terno ou costume marinho com camisa cinza

Não tão popular, a camisa cinza tem seu lugar garantido ao lado do costume marinho devido ao visual austero, apenas tome cuidado com tonalidades muito escuras, elas podem deixar o visual muito pesado.

A combinação com gravata preta, azul marinho ou cinza chumbo com esse combo neutro são as mais óbvias, mas também é possível parear a camisa com cores como o aubergine (roxo bem escuro) vinho, marsala, laranja queimado e verde.

Tons claros podem não funcionar ou tornarem-se impróprios para ambiente de trabalho, mas alguns deles, como o prata e o lilás, podem ser uma boa opção para casamentos que tenham um dress code mais tolerante.

…….

5 – Terno ou costume marinho com camisa rosa

Uma alternativa para quem gosta de um pouco de cor no traje social é a camisa em um tom de rosa bem suave. Embora alguns homens tenham preconceito com o rosa, as combinações com terno marinho ficam extremamente interessantes e modernas. Para uma escolha certeira na gravata, opte por um acessório com fundo marinho e micro estampa próxima ao tom da camisa.

Para algo mais vistoso, gravatas vinho caem bem e vão do escritório ao casamento com a mesma elegância.

Quer usar rosa, mas deixar o traje o mais discreto possível? Então tenha sempre a mão uma gravata neutra e escura, as na cor cinza e grafite são perfeitas para isso, as pretas ou totalmente marinho (sem as estampas que citamos acima) também.

……..

6 – Terno ou costume azul marinho com camisa bege

Pessoas de pele clara geralmente evitam as camisas bege, mas quem não sofre desse problema pode usá-la numa boa, apenas capriche na gravata. Vinho, vermelho, roxo, marinho e até mesmo marrom funcionam bem aqui.

A seda, com seu tecido rico visualmente falando, dá um toque mais sofisticado, enquanto o poliéster pode dar uma empobrecida no look, isso acontece em qualquer caso, mas a camisa bege parece potencializar esse efeito, então tome cuidado.

…….

7 – Como combinar terno azul marinho com camisa lavanda

O lavanda, esse tom bem claro de lilás, é indicado, assim como o rosa, para quem quer dar um toque de cor no traje social se fazer nada espalhafatoso.

As melhores combinações podem ser feitas com gravata preta, cinza chumbo, azul marinho ou utilizando o tom sobre tom, ou seja, adicionando uma cor um pouco mais escura que a da camisa, como o próprio lilás ou o roxo.

…….

8 – Terno azul marinho com camisa amarela (?!)

Acendeu a luz de alerta? Sim, você está certo, essa é a cor menos usada na paleta de tons claros e necessita de gravatas muito bem escolhidas para não ficar agressiva aos olhos, um detalhezinho a mais na cor errada e o combo fica arruinado.

Se você for se arriscar tente ficar nas cores neutras apenas. Mesmo assim eu aconselho a analisar muito bem o ambiente a ser frequentado antes de vestir algo assim.

…….

9 – Terno azul marinho com camisas com listras ou xadrez

Quando a escolha é uma camisa xadrez ou listrada as regras se mantém, uma peça branca com listras azuis equivale a um azul claro, por exemplo, portanto as mesmas combinações devem funcionar aqui também.

Evite apenas juntar peças com o mesmo padrão ou ou dois padrões com o mesmo “peso”, ou seja, duas peças com xadrez vichy do mesmo tamanho ou com listras da mesma largura, é importante que os padrões não se misturem, criando um visual confuso.

…….

10 – Terno ou costume azul marinho com camisas escuras

Mais um combo perigoso não recomendado para ambientes corporativos ou casamentos e outras festas que exijam traje formal. Necessita de um conjunto de peças de boa qualidade, acabamento e caimento para dar certo, o que já exclui aquela gravata ou aquele terno de poliéster.

…….

11 – Para os mais ousados

Gravatas no mesmo tom ou mais claras que a camisa são sempre rejeitadas nas regras de harmonização de alfaiataria, mas, como toda regra, ela pode ser quebrada sem maiores prejuízos, como você pode ver no exemplo acima, contudo devemos observar que o look ganha um caráter levemente mais casual.

Gravatas prateadas são muito usadas em casamentos, sobretudo por noivos, até aqui tudo bem, apenas certifique-se, caso seja convidado e vá usar uma, que o noivo não estará com o mesmo acessórios, pois pode rolar climão.

Alto contraste chama atenção e pode ficar bacana, porém necessita de um ambiente que comporte um look forte. Para o marinho a cor mais contrastante é o laranja, seguido de perto pelo amarelo.

Combinar estampas de proporções similares é tarefa para quem tem um olho muito bom para moda, no caso da foto acima o fundo escuro em uma peça e claro na outra salvou o traje do caos visual. Quando for fazer algo assim avalie se os dois itens são plenamente discerníveis.

Você já havia pensado em misturar cinza com rosa acompanhando um terno marinho? Não? Nem o autor do traje acima! O fotógrafo usou um filtro que deixou a camisa branca acinzentada. Mas não é que ficou bom?

…….

Inspirações para o dia a dia

Exemplos de combinações com terno ou costume marinho para casamentos (noivos)

Estes exemplos são mais apropriados para casamentos, alguns deles vão funcionar melhor durante o dia e em locais abertos, como aqueles que apresentam padrões florais ou outro tipo de estampa leve.

Clique para ver a imagem ampliada!

Exemplos de combinações com terno ou costume marinho para trabalho

Nem é preciso dizer que escritórios mais sérios dão preferência para trajes sem muitos detalhes, estampas e afins, então se seu local de trabalho se encontra nessa descrição, o melhor é optar por algo liso e com cores sóbrias.

…….

Também vale a pena ler:

Como Combinar Camisa e Gravata Se Você Trabalha Sem Paletó

Guia de Como Combinar Gravatas e Camisas Que Tem Padrões e Estampas

Dúvida ao Combinar Camisas, Gravatas e Ternos? Use Tom Sobre Tom

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ricardo. Tudo bem?
    Excelente post. Quando pensava que já sabia tudo sobre o “básico” marinho, me surpreendi.
    Eu sempre presto atenção em cada detalhe que você escreve e agora tenho mais um xadrez para a coleção rs. Esse xadrez “grid” que você colocou é o que alguns chamam de “grid print”? Você nunca mencionou esse xadrez antes… Não sei se encontrei certo, mas nas imagens do Google ele é muito semelhante ao window pane. Você poderia, por favor, me dizer qual a diferença entre o dois?
    Obrigado.
    Abraço.

    • Olá Rafael, tudo bem?
      Muitos o chamam de window pane também, mas convencionou-se chamar de grid o padrão em tamanho pequeno (geralmente em camisas) e window pane quando é grande, como o xadrez usado em ternos e costumes.

      Abs.

  2. Ricardo, bom dia.

    Excelente, estou vendo diversas matérias suas há mais de uma hora,

    Tenho uma grande dúvida de qual cor de sapato usar com terno azul-marinho, existe uma regra?

    • Ronaldo,
      para ternos e costumes azul marinho você pode usar tanto o preto quanto o marrom, mas se for um casamento ou uma ocasião mais formal o preto é o mais indicado. No trabalho ou em outro momento que não seja tão formal você pod usar o marrom ou até um calçado vinho, se quiser arriscar.

      Abs.

Deixe uma resposta