Gravata de Tricô: 10 Dicas de Como Usá-la

0

Gravata de Tricô: 10 Dicas de Como Usá-la no Dia a Dia

A gravata de tricô é um acessório muito ligado a combinações de roupa casuais, embora alguns homens insiram a peça no traje formal, contudo, até essa atitude se dá pelo desejo de deixar o visual levemente descontraído.

No Brasil o acessório tem pouco adeptos, ainda mais se compararmos com países como Unidos, Itália, França e Inglaterra, em compensação, aqueles que optam por usá-lo acabam se destacando dos demais e mostrando que sabem fazer boas opções de estilo.

É tricô ou crochê?

Temos um impasse nos nomes aí, alguns dizem tricô, outros dizem crochê (o que lembra algo feito pela sua avó), mas a verdade é que os dois podem estar corretos, pois a diferença básica entre as duas técnicas, segundo o que pude encontrar sobre o assunto, está no ponto (maior no crochê) e na maneira de criar a malha. Para facilitar vamos chamar tudo de tricô, mas que fique claro que você poderá encontrar os dois tipos por aí.

Gravata de tricô: 10 dicas de como usá-la no dia a dia

1 – Gravata de tricô com cardigã

Gravata de tricô com cardigã

O cardigã junta o melhor dos dois mundos, pois é confortável, mas ainda assim elegante. Sua combinação com gravatas de tricô parece até meio óbvia, já que as duas peças são fruto do mesmo meio de produção.

Apenas lembre-se que quanto mais itens desse tipo você adiciona ao combo, mais casual ele fica, então, se a ideia é apenas dar um toque descontraído, escolha um ou outro.

…….

2 – Gravata de tricô com a camisa por fora da calça

Gravata de tricô com a camisa por fora da calça

Esse exemplo mata duas dúvidas de uma vez só: se é possível usar camisa por fora da calça, coisa que eu já comentei aqui, e se é possível usar a gravata de tricô nesse look.

Na verdade a peça é ideal para isso, sobretudo as de ponta reta, pois seu visual é ainda mais casual.

…….

3 – Gravata de tricô com peças de matelassê

Esse tipo de gravata também serve para dar um up naquele combo com camisa e jaqueta ou casaco de matelassê. É interessante aqui que o acessório, que comumente serve para deixar o traje mais casual, acaba dando um ar ligeiramente mais profissional e sério, uma boa opção para o ambiente de trabalho, quando se trata de uma empresa liberal.

…….

4 – Gravata de tricô com jaqueta de couro

Uma excelente opção para o amigo roqueiro de escritório que quer um look ousado, mas que mostra respeito pelo local de trabalho. Para evitar exageros fique com uma camisa bem comportada e um jeans escuro, uma chino marinho ou calça de alfaiataria cinza, combinando com calçados elegantes.

…….

5 – Com camisa jeans/chambray

Gravata de tricô

Tecidos com visual mais rústico também são uma boa opção para combinar com esse acessório, mais uma vez se equilibrando entre o sofisticado e o casual. As camisas jeans ou com um tecido um pouco mais leve, o chambray (ou chambrê)- mas cujo efeito visual é bem parecido – ficam perfeitamente alinhadas com a proposta da gravata de tricô, permitindo aí uma imensa gama de combinações no que diz respeito às outras peças, mas se a ideia é ficar na mesma vibe eu diria que um blazer de algodão para o trabalho (como na foto) ou uma jaqueta/casaco de sarja são uma sacada de mestre.

…….

6 – Camisas de mangas curtas com gravatas de tricô

Gravata de tricô

Você pode estar se perguntando se no calor de sua cidade (afinal estamos no Brasil) é possível usar camisas de mangas curtas com esse tipo de gravata. Sim, é possível, desde que a peça tenha um bom caimento e a ocasião comporte esse tipo de visual.

…….

7 – Com suspensórios

Gravatas de tricô

Tanto em uma combinação formal (dentro do possível) quanto na casual a gravata de tricô fica bem com suspensórios. O melhor aqui é escolher uma peça que não contraste tanto a fim de montar um look coeso.

…….

8 – Terno ou costume com gravata de tricô

Existem gravatas desse tipo com trama mais fechada e ponta triangular, essas eu considero ideais para o uso com terno ou costume. Elas vão deixar o resultado um pouquinho mais descontraído, mas ainda serão bem elegantes e modernas.

…….

9 – Gravata de tricô com colete

A esta altura você já deve estar se perguntando se a gravata de tricô com colete é uma boa escolha. Bem, não há nada que deponha contra, na verdade eu acho bem bacana, seja com colete de alfaiataria (os de lã mescla são os melhores) ou com o gilet, o colete esportivo, em uma empreitada mais despojada.

…….

10 – Com casacões no alto inverno

Gravata de tricô

Pea coats, sobretudos, casacos chesterfield, trench coats, praticamente todo casaco de alto inverno permite o uso com a gravata de tricô. Como de costume vou aconselhar a deixar o look minimalista, dessa maneira o acessório não pesa no visual e se torna um detalhe interessante que chama atenção para o rosto.

…….

Galeria de fotos

Inspire-se com mais estas imagens!

…….

Opinião do autor:

Nos anos 90 as gravatas com este tipo de malha ficaram esquecidas, muitas vezes sendo relacionadas com pessoas mais velhas ou de gosto duvidoso, mas isso foi fruto de uma década onde a moda não viveu seus melhores dias. Atualmente este acessórios tem sido cada vez mais valorizado por quem gosta de um visual elaborado e sofisticado, mas sem ser muito formal.

Deixe uma resposta