Google Agora Dá Dicas de Estilo Na Busca de Imagens

13/04/2017 2 Comentários por

Google Agora Dá Dicas de Estilo Na Busca de Imagens

O aperfeiçoamento da ferramenta de buscas do Google é constante, as vezes são detalhes tão pequenos que muita gente nem nota se não for avisado, mas cada pequena nova funcionalidade sempre é útil para alguém e nesse caso temos um novo recurso interessante para que é ligado em moda.

Dicas de estilo by algoritmo do Google

Ideias de estilo para imagem selecionada em busca por blazer marinho

Os usuários de dispositivos móveis rodando Android (sorry, galera do iOS) agora contam com o item “ideias de estilo” onde um mosaico de fotos tipo Pinterest mostra fotos de looks relacionados quando uma busca por peça de roupa ou acessório é feita, nessas imagens é possível ver sugestões de uso para o item, de uma maneira que vai bem além das fotos similares apresentadas na versão desktop do buscador, na verdade quando ele mostra itens semelhantes desta vez estará mostrando produtos para compra que podem interessar ao usuário, pois se assemelham ao resultado escolhido (veja abaixo).

Além das “ideias de estilo” você tem “itens semelhantes” que podem ser comprados online.

A nova função foi implementada após analise de comportamento dos usuários e não aparece em todas as fotos clicadas, mas dependendo da palavra buscada pode surgir como complemento em várias imagens, bastando rolar a página para ver as informações adicionais.

Nem tudo são flores

As vezes as imagens não parecem ter muita relação. Este resultado apareceu para a imagem de uma camisa social azul.

A ideia é ótima, mas o funcionamento e os resultados são outros quinhentos. As imagens que deveriam ser uma inspiração de estilo – pelo menos é o que me parece – muitas vezes são equivocadas ou não acrescentam muita coisa! Os links de e-commerce atiram para todos os lados, mostrando lojas de qualquer parte do mundo e com preços que variam de 15 a 300 dólares para um simples colete, sem levar em conta o poder aquisitivo de quem está buscando – e eu creio que o Google até tem essa informação, mas ainda não sabe muito bem como usá-la para essa funcionalidade específica.

Em suma: a iniciativa do Google é ótima, mas ainda precisa de aperfeiçoamento, quando as arestas estiverem aparadas será de grande ajuda para quem precisa de referências de estilo. Vamos aguardar…

Leia também:

Tecnologia

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Google Agora Dá Dicas de Estilo Na Busca de Imagens”

  1. Rafael Machado says:

    Ricardo, tudo bem?

    Sites gringos, de onde você costuma tirar referências, de modo geral?

    • Ricardo says:

      Rafael,
      atualmente o Pinterest e o Tumblr são os melhores recursos para quem quer buscar novidades. O Lookbook.nu também é uma boa, mas tem que fazer uma triagem nos perfis, tem uns caras muito fora da realidade por lá.

      Abs.

Deixe um comentário