A Estampa Liberty na Moda Masculina

30/03/2014 7 Comentários por

estampa_liberty_moda_masculina_ft01

Muitos homens tem um certo preconceito com estampas florais, mas a verdade é que trata-se de algo ligado a mentalidade do brasileiro, pois estampas com a Liberty fazem sucesso no mundo inteiro e ninguém se sente mais ou menos macho por ostentar flores em seus trajes, entretanto mesmo por estas bandas este pensamento retrógrado está vindo abaixo.

Um pouco da história

Este tipo de estampa foi assim batizado por ter se tornado célebre graças a Liberty & Co., empresa fundada em 1875 pelo inglês Arthur Lasenby Liberty. Os tecidos com um padrão formado por pequenos florais eram uma das marcas registradas da loja que também oferecia objetos de arte e peças de decoração, alcançando sucesso em pouco anos e tornando-se referência em artigos de luxo na cidade de Londres.

estampa_liberty_moda_masculina_ft02

Entre o xadrez e o poá, você tem a opção do Liberty!

Hoje o Liberty pode ser encontrado em diversas peças do vestuário masculino, sendo mais comum em camisas, além de gravatas e lenços, embora o apelo clássico da estampa tenha levado a empresa a fazer parcerias com diversas marcas, designers e lojas, gerando uma diversidade de produtos com apelo pop, como os tênis da Vans, por exemplo.

Dicas de como usar

estampa_liberty_moda_masculina_ft05

O Liberty é ideal para criar um pouco de “textura” em um look de cores chapadas e mesmo um costume, se usado em ocasiões informais, pode ganhar um charme a mais quando combinado com uma estampa adequada (foto acima).

estampa_liberty_moda_masculina_ft03

No inverno o Liberty pode ser uma boa idéia para valorizar aquele sweater simples.

A infinidade de combinações criadas pela Liberty & Co. garantem a presença da estampa durante todo o ano, as cores mais vibrantes e claras ficam para o verão e os tons escuros e pesados funcionam bem no inverno.

estampa_liberty_moda_masculina_ft06

Camisas com esta estampa são bem comuns fora do Brasil. Esta, com o padrão aplicado no jeans, tem um resultado bem bacana.

O Liberty também faz maravilhas como complemento, caindo bem, principalmente, em acessórios como gravatas e lenços, mais uma vez servindo para abrandar o tédio de combinações com cores chapadas ou neutras, dando algum estímulo visual ao observador.

estampa_liberty_moda_masculina_ft07

É sucesso também nos casamentos, o tema floral empresta leveza ao evento festivo!

Mais informações: www.liberty.co.uk

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

7 Responses to “A Estampa Liberty na Moda Masculina”

  1. Couto says:

    Essa é a vantagem de morar em uma cidade como Fortaleza: posso utilizar bastante esse tipo de estampa…

  2. Leandro says:

    Olá Ricardo.
    Você sabe onde podemos achar aqui no Brasil?

    • Ricardo says:

      Leandro,
      Vez por outra aparece alguma camisa na Riachuelo ou na C&A, a Zara e a Topman também costumam ter alguma coisa, mas não custa dar uma olhada em outras lojas de moda masculina como a Siberian, a TNG e a Sidewalk.
      Abs.

  3. Rodrigo says:

    Leandro,
    Na Renner aparece algumas as vezes.

  4. Alexandre says:

    Eu estou indo para uma festa tropical e comprei um loock com esse tipo de estampa em cima na camisa e uma bermuda floral na parte de baixo estou na dúvida se está coerente ou não

    • Ricardo says:

      Alexandre,
      até dá para misturar, mas o tamanho da estampa e cores devem ser levados em consideração para saber se a combinação realmente vai dar certo. Na dúvida, use uma peça lisa e a outra estampada.
      Abs.

  5. vitor says:

    Fatto a mano tem esse tipo de roupa, eu comprei a uma vez.

Deixe um comentário