Efeito Halo, Seu Estilo e as Primeiras Impressões

2

Efeito Halo, Seu Estilo e as Primeiras Impressões

O título pode até te confundir, mas não se deixe enganar, esses assuntos estão intimamente ligados, todos dizem respeito a você e maneira como o mundo te enxerga, principalmente.

Apesar dos homens que consideram qualquer assunto ligado a moda como sendo algo inútil, saber se vestir de maneira adequada, mesmo que essa não seja a sua praia, pode influenciar sua vida e as pessoas a sua volta. Não é exagero dizer que conhecimentos sobre moda masculina e o desenvolvimento de seu estilo vão servir de parâmetro para avaliadores e contratantes, sem contar que isso pode ajudar no processo de conquista amorosa, entre outras coisas. Parece muito para algo tão simples? Mas não é!

O Efeito Halo

Efeito Halo, Seu Estilo e as Primeiras Impressões
O que você diria sobre esse homem baseando-se apenas em seu corte de cabelo e no estilo de sua barba?

Para você entender melhor precisamos falar de sobre o efeito halo, ou seja, a maneira como a opinião de uma pessoa pode ser alterada por sua percepção visual. Um bom exemplo é quando alguém acha que você parece inteligente e vai tentar, a todo custo,  corroborar essa imagem inicial, se apegando a tudo que sair da sua boca que seja ou pareça inteligente, fazendo vista grossa para todo o resto.

Se você preferir temos a definição da Wikipédia:

“O efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item, produto ou indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral. Por exemplo, nos processos de avaliação de desempenho o efeito halo é a interferência causada devido à simpatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada.”

Resumindo de maneira grosseira, o efeito halo é o mesmo que dizer que “alguém foi com a sua cara”, só que não é apenas a cara que conta, a avaliação geralmente leva em conta seu visual de uma maneira geral, tom de voz, tiques e manias, entre outros quesitos.

Primeiras impressões

Efeito Halo, Seu Estilo e as Primeiras Impressões

Isso quer dizer que se você vai em uma entrevista de emprego e diz que é muito organizado e limpo, mas sua roupa conta outra história, provavelmente terá um entrevistador pouco empenhado em acreditar na sua afirmação, caso ele se deixe levar pelo efeito halo, o que não é raro.

Por mais que se fale que julgar os outros pela aparência é errado, em certos momentos isso é tudo que temos como referência de um indivíduo, então tentamos reunir as informações disponíveis e traçar um perfil do sujeito, depois vamos colhendo mais informações

O que aprendemos com isso?

Efeito Halo, Seu Estilo e as Primeiras Impressões

Que estar bem vestido e com o grooming bem cuidado é a melhor maneira de causar uma boa impressão logo de cara, se aproveitando do efeito halo para aumentar a simpatia do seu interlocutor. Isso vale também para redes sociais, caprichar nas fotos do Facebook, Instagram e afins só vai ajudar a melhorar sua imagem, sobretudo porque muita gente usa esses meios para saber mais sobre alguém que acabou de conhecer, então não é uma boa você causar uma boa impressão em um primeiro momento e depois queimar seu filme com uma foto tosca, usando crocs com meia branca e uma pochete atravessada no peito. ; P

Como tirar proveito disso?

A resposta é simples: tente estar com o visual impecável em momentos chave, ou seja, não precisa estar perfeito a todo tempo, ninguém consegue isso, mas em eventos decisivos, onde a simpatia de terceiros podem abrir portas e te favorecer de alguma maneira, capriche nas roupas, cuide do grooming e tente ser o mais simpático possível.

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei da abordagem deste assunto. Mais uma evidência que reforça a necessidade de caprichar em momentos decisivos. Já dizia vovó: “a primeira impressão é a que fica”.

  2. Concordo Ricardo. Acho que a simpatia acompanhada de uma roupa elegante e sem exageros é fundamental para deixarmos uma boa impressão.

Deixe uma resposta