Duvida do Leitor: Posso Usar Sapato Social com Jeans?

2

Como usar sapato social com calça jeans

Mais uma dúvida frequente que pode gerar uma resposta inesperada para alguns que não gostam de misturar os estilos, mas a verdade é que podemos sim usar sapato social com jeans, quer dizer, na realidade a resposta correta seria um imenso “depende”.

Mas depende do que exatamente?

Depende de estilo, bom senso e habilidade na hora de criar o look, mas não é nada demais, basta seguir as dicas abaixo para usar sapato social com jeans e dificilmente vai errar:

Como usar sapato social com jeans

  • Não use modelos muito formais como um oxford wholecut (indicado para traje black-tie) ou algo que traga verniz, prefira modelos um pouco mais casuais como o oxford/derby wingtip brogue ou um loafer;
  • Sapatos em cores como caramelo, vinho, castor, pinhão e marinho ganham pontos no quesito casualidade, logo, são mais próximos do jeans, o mesmo vale para os que possuem fivelas ou brogues;
  • Entre o preto e o marrom a cor mais indicada é o marrom, por ser ligeiramente mais casual do que preto, além de fazer um bom contraste com o azul da calça;
  • Por falar em calça, escolha jeans escuros e com pouquíssimos detalhes, eles fazem um visual mais sério e discreto que fica perfeitamente alinhado com o tipo de calçado citado acima;
  • Cuide também das peças que vão te vestir da cintura para cima, evite combinações com camiseta e jaqueta descolada, procure uma camisa bacana e um blazer ou casaco comportado.

Veja abaixo alguns looks que combinam bem sapato social com jeans.

Como usar sapato social com calça jeans
Sapato de cor clara efeito queimado faz uma boa companhia para o jeans.

 

Cor forte e brogues neste sapato deram até espaço para que ele fosse usado com uma camiseta. Não é algo que dê para fazer sempre, mas dá para arriscar.

 

Um exemplo de como o calçado social, mesmo sendo preto, pode se encaixar no look casual com jeans, graças ao estilo elegante das peças escolhidas.

 

Apesar de ter um pouco de brilho, o sapato se mostra casual o suficiente para integrar esse combo devido a sua cor e os efeitos no couro.

 

Faltou dar uma acertada nessa barra, mas este look está perfeito, com todas as peças bem alinhadas na questão do estilo.

 

Monk straps e loafers são mais casuais que os oxfords, portanto podem ser combinados com jeans, desde que você mantenha uma certa coerência no look.

…….

Existem exceções?

Sim, muitas, existem até casos onde um oxford mais formal vai funcionar com o jeans ou que um calçado com verniz vai integrar uma combinação casual e não vai parecer deslocado. A moda não é uma ciência exata e muito vem da experimentação, mas se você não quer se arriscar pode seguir as dicas acima que dificilmente vai se dar mal na hora de usar sapato social com jeans.

Você também pode consultar este post onde foi mostrado o nível de formalidade de cada tipo de sapato masculino.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Ricardo, td bem?
    Cara, não se vc conhece, mas tem uma marca de sapatod chamada Jorgito Donadelli que vem fazendo uns modelos MUITO legais e ousados e de preço bem acessível. São casuais, não rola com terno, mas com jeans (tema do post) casa muito bem.
    Abs

Deixe uma resposta