Dúvida do Leitor: O Que é um Perfume “Flanker”?

0

Essa dúvida surgiu após a citação desse termo no post sobre o L’Eau Super Majeure D’Issey da Issey Miyake (veja aqui), pois cito este perfume como sendo um flanker do flanker, o que parece ter bugado a cabeça de muita gente!

O que é um perfume flanker

Apesar desse nome parecer diferentão para quem não está habituado a ouví-lo, no universo dos perfumes ele é bem comum, pois se trata, a grosso modo, de uma fragrância que é derivada de outra mais famosa, geralmente recebendo um nome complementar.

O Kouros Silver, por exemplo, é um flanker (ou marca de flanco) do Kouros clássico, ou seja, ele traz elementos que remetem ao original, mas tem algo distintivo que pode te levar a querer comprá-lo.

Flanker - Kouros Silver - Yves Saint Laurent
O Kouros Silver é um flanker do clássico Kouros de Yves Saint Laurent

Qual é q diferença entre o perfume clássico e o perfume flanker?

É comum que um flanker seja uma versão mais fresca ou mais invernal do seu irmão mais velho, assim, se um perfume se destaca no calor, é criada uma versão mais “quente” e forte para os dias frios.

Outra atitude comum das maisons é adicionar elementos que deixam a fragrância mais sexy, picante, doce, amadeirada ou até mais feminina, neste último caso o intuito não é de vender para as mulheres, mas criar um odor mais delicado que, apesar de tudo, mantém seus elementos masculinos.

Dessa maneira nascem também as versões esportivas dos perfumes, além das noturnas, urbanas, aventureiras e o que mais possa agradar a um certo grupo de pessoas que partilha de um mesmo lifestyle.

Flanker do flanker? Pode isso?

No caso do flanker do flanker, como eu citei, pode acontecer de uma marca lançar uma versão mais esportiva de um perfume e depois aproveitar essa fragrância, deixando-a mais especiada, para criar um produto mais sexy, voltado para o homem esportivo que a noite parte para a conquista – só para citar um desses cenários imaginados nas propagandas desse tipo de fragrância! ; )

É melhor ou pior?

Muitas vezes o perfume original não te agrada, mas o flanker pode trazer alguma característica que acaba te conquistando, como um odor mais leve, mais forte ou até mesmo mais carismático!

O sucesso do Acqua di Gio trouxe o Acqua di Gio Profumo, ambos ótimos, mas para ocasiões diferentes!

Existem alguns originais que não me conquistaram, mas eu gosto e tenho suas derivações e uso constantemente. Em outros casos ambos me agradam como é o caso dos excelentes Acqua di Gio e do Acqua di Gio Profumo de Giorgio Armani.

Também é comum ouvir a fragrância original de “fragrância pilar”, o que de certa forma faz sentido, já que as derivações se apoiam sobre esta para alcançar um público maior.

…….

Importante:

Há quem chame perfumes “inspirados” em fragrâncias de sucesso de flankers, alguns até usam essa terminologia para definir falsificações daquele grande sucesso que todo mundo está atrás mas pouca gente pode pagar, inclusive já vi atendentes de perfumarias de moral duvidosa se referindo a cópias grosseiras como flankers. Não caia nessa!

…….

Conclusão:

Muitas das nomenclaturas usadas no universo perfumístico podem parecer redundantes ou até pouco úteis, mas na verdade ajudam na identificação ou definição do produto, embora algumas vezes cheguem a causar confusão devido a linhas de flankers muito extensas ou com nomes similares, mesmo assim dependemos delas para encontrar a fragrância que mais nos chama atenção e, muitas vezes, saber o nome exato do perfume é a única coisa que pode nos salvar de fazer uma escolha (ou compra) errada.

Deixe uma resposta