Dúvida ao Combinar Camisas, Gravatas e Ternos? Use Tom Sobre Tom

167

ton_sur_ton_ternos_camisas_gravatas_01A opção mais segura sempre é a camisa branca e a gravata preta, mas chovem e-mails de leitores que, por um lado, querem sair da zona de segurança e, por outro, tem medo de errar na combinação e por tudo a perder. Mas existe uma segunda escolha certeira neste caso, nós já falamos sobre ela neste post, trata-se do famigerado “tom sobre tom“.

Na foto em destaque (topo) temos um bom exemplo do “ton sur ton” mais básico: terno marinho, camisa azul claro e gravata em uma cor muito semelhante à do paletó, é possível até colocar alguns padrões ou estampas na camisa e na gravata sem prejudicar o resultado final, o importante é que as cores predominantes nestas peças sejam nos mesmos tons de azul, como no exemplo abaixo:

ton_sur_ton_ternos_camisas_gravatas_02

Nos trajes formais (e até nos casuais) a coisa funciona bem, a insegurança de estar juntando cores desastrosas desaparece e a harmonia flui bem, mas por outro lado, tudo fica mais monótono, trabalhar sempre com a mesma cor e seus tons não oferece o contraste que marca o estilo dos homens mais ousados e provavelmente quem usa este recurso não será tão notado por suas roupas, mas é um bom começo para quem quer abandonar o visual preto e branco, ganhando, pouco a pouco, um guarda-roupa mais colorido, o que pode ser um bom começo para relacionar-se melhor com as cores no futuro.

ton_sur_ton_ternos_camisas_gravatas_03Outra dica que já foi citada neste post é aproveitar a combinação de cores de uma peça para saber o que pode ser usado nas outras, ou seja se uma gravata combina azul com vermelho, está gravata também pode ser usada com um terno marinho, pois já é sabido que o tom de vermelho da gravata não terá problemas com o restante. Pronto, temos um quase “tom sobre tom”, mas agora menos monótono!

ton_sur_ton_ternos_camisas_gravatas_06Voltando aos trajes sociais, também podemos aplicar esse “macete” com um terno com padrão window pane ou Príncipe de Gales em fundo cinza. A harmonia fica por conta dos detalhes da padronagem combinada com a camisa e a gravata.

ton_sur_ton_ternos_camisas_gravatas_04Na roupa casual o “tom sobre tom” também gera bons resultados, mas você tem a chance de ousar mais, pois o traje inteiro não tem que manter as mesmas cores. No caso acima, por exemplo, o recurso funciona maravilhosamente bem na parte de cima, mas em baixo o autor do look preferiu optar por cores contrastantes. Não queimou muitos neurônios para escolher as peças da cintura para cima, porém optou por uma calça que deixasse o combo extremamente marcante. Se você não curte esse contraste todo, troque a calça por um jeans ou uma chino azul e seja feliz!

ton_sur_ton_ternos_camisas_gravatas_05No meio caminho entre o casual e o formal, o “tom sobre tom” não faz feio. Combine as cores entre um casaco, camisa e gravata para um look sério e profissional, mas não abuse muito das cores escuras, evitando deixar o visual muito pesado. Tente guardar estas combinações para os dias frios.

167 COMENTÁRIOS

  1. Ton sur ton?!?! Usei hoje!!!!! 😀

    Uma coisa que percebi: Vermelho combina com quase (QUASE!) tudo, principalmente quando em gravatas. É verdade ou é coisa da minha cabeça?

    • Leonardo,
      pelo que pude entender esta camisa é um pouco casual, tome cuidado para não usá-la em ocasiões que necessitem de um traje mais formal, como casamentos, por exemplo.

      Preto e branco são cores neutras, combinam com tudo, escolha uma gravata que tenha a ver com o ambiente que você vai frequentar, se for uma festa, pode ser colorida e alegre, se for trabalho, algo mais conservador.

      Abs.

  2. Olá. Bem, vou ser padrinho de um casamento e estou precisando de uma boa dica. Tenho um terno preto básico e uma gravata cinza claro lisa de seda. Qual cor de blusa melhor ficaria para esse caso? Tenho olhado em alguns sites e muitos recomendam a camisa branca, mas confesso que não me agradou muito. Obrigado pela atenção e boa noite

  3. Ricardo um amigo vai ser padrinho e a madrinha é uma pessoa desconhecida, sabe-se q ela vai usar um vestido azul com flores amarela(q por sinal ele achou horrivel) Faz se de bom tom usar a camisa ou gravata p acompanhar o vestido da madrinha ou ele deve usar o q achar melhor? o q combinaraia com terno preto?Obrigada

    • Alessandra,
      não há necessidade de combinar a roupa do padrinho com a da madrinha.

      No caso do terno preto, por ser neutro, pode usar qualquer cor de camisa, desde que seja clara, para não errar escolha uma gravata que seja da mesma cor da camisa, mas em um tom mais escuro ou então uma camisa branca com uma gravata a sua escolha.

      Abs.

  4. Ricardo, tenho um terno cor grafite com listras de giz e gostaria de saber algumas opções de camisas a serem usadas com esse tipo de terno. Que tipo e cor de gravata seria mais indicado?

  5. Ricardo,
    Tenho um terno preto com risca de giz.
    Gostaria de usar com uma camisa toda preta lisa. Sei que qualquer gravata ficaria bem, mas por qual você optaria?

    Também pensei em usar esse mesmo terno com uma camisa azul clara lisa. Por qual gravata vocês optaria nesse novo cenário?

    Muito obrigado!

    • Ives,
      eu optaria pela camisa clara e uma gravata azul marinho com listas ou microestampa. O combo com camisa preta não me agrada muito, fica muito pesado e é muito difícil de fazer funcionar do jeito esperado.

      Abs.

    • Thiago,
      o mais adequando para eventos deste tipo (incluindo casamentos) é a camisa clara com uma gravata um pouco mais escura. O visual com paletó preo e camisa preta fica muito pesado para a ocasião.
      Abs.

    • SMG,
      uma camisa marinho combina com terno preto, mas a combinação fica um pouco pesada e não é muito aconselhável para casamentos ou formaturas, onde o traje deve ser mais leve. Você pode combinar com uma gravata marrom que dá um bom contraste com o azul ou uma vermelha.

      Abs.

  6. Vou na formatura do meu filho, meu terno é preto, estou pensando no jantar colocar uma camisa branca, que gravata posso usar?
    E no baile ir com camisa preta, qual gravata posso colocar?

    • Marcello,
      com este terno neutro você pode usar a gravata que quiser, mas evite aquelas prateadas, com cara de casamento, essas só ficam bem no noivo.

      Para o baile mantenha uma camisa clara, em festas desse tipo (incluindo casamentos) a camisa preta não cai muito bem, deixe a peça para uma balada ou um evento mais simples.

      Abs.

  7. Ricardo , será que combinaria se eu usasse uma gravata amarela?

    Porque o fardamento de todos os adolescentes terá uma cor padrão , e os meninos irão usar terno preto , camisa social roxa
    sendo que ainda não sabemos a cor da gravata.
    a cor padrão de todos é roxo e amarelo (clarinho)
    meninas : saia roxa e blusa amarela
    meninos :terno preto , camisa social roxa

  8. Olá gostaria de saber q cor de camisa usar com terno preto? pois o vestido da minha mae e vermelho há necessidade de combinar? que cor vc me recomendaria?

  9. Ricardo vou amanha em uma formatura e quero usar um terno preto, camisa vermelha, que cor de gravata vc acha mais adequado?? pensei em uma gravata preta oq vc acha??
    Obrigado

    • Peter,
      então essas pessoas acreditam que a única gravata que pode ser usada neste caso é a preta? Acho exagero!

      Acredito que se você conseguir equilibrar as cores das peças restantes pode conseguir um bom resultado.

      Abs.

    • Andrew,
      na dúvida apele para cores neutras como o preto ou cinza, mas também dá para fazer como foi dito no post, usar um tom mais claro ou mais escuro que a camisa.
      Abs.

  10. Estou com dúvida, tenho um casamento para ir, a madrinha vai de vestido azul Royal, eu tenho um terno preto, estou na dúvida entre uma camisa azul e uma gravata cinza, ou melhor usar uma camisa preta ou branca com uma gravata azul Royal?

  11. Bom dia Ricardo.
    Vou na formatura da minha esposa daqui alguns meses, e queria usar o terno preto, com camisa e gravata pretos. Tenho algumas dúvidas…rsrs. Primeiro, queria sua opinião se fica legal. Segundo, gostaria de saber se fica bom com colete, se ficar, qual cor. E por último, também pensei numa camisa vinho escuro, então preciso saber qual a cor da gravata. Agradeço desde já. Abraços.

  12. Gostaria saber , em que ocasião posso usar, gravatas lenços, aquelas que tem uma pedrinha brilhante no nó? poderia usar por exemplos em congressos de cultos ou é só casamentos etc ??? abraços

  13. Ricardo, bom dia!

    Gostaria de saber se fica bem usar camisa azul caneta, com terno preto e gravata azul royal, na maioria dos posts vc diz que é melhor uma camisa mais clara, mas uma azul caneta q é uma cor escura fica muito ruim pra um casamento, sendo q a gravata é azul royal por q foi estipulada pelos noivos, e se colocar um colete preto ?

    • André,
      sempre é bom que haja algum contraste entre a gravata e a camisa, mas no seu caso os tons são bem próximos. Acredito que os noivos pediram a gravata azul royal imaginando que você ia usá-la com uma camisa branca ou, no mínimo, bem clara e se cada padrinho for com uma cor de camisa, qual será o propósito disso tudo?

      Colete é outro item controverso em casamentos, muita gente acha bacana, outros pensam que pode ajudar a confundir com o traje do noivo que é sempre mais elaborado.

      Na minha opinião você deveria conversar a respeito do traje com os noivos antes de qualquer coisa.

      Abs.

  14. Quero usar um terno preto com uma camisa acetinado da cor kaki com uma gravata vermelha. Gostaria de saber se está moderno e se combina.

  15. Ricardo, bom dia. Como vai?

    Gostaria de dicas de cor de gravata para combinar com camisa azul marinho.

    Obrigado e parabéns pelo trabalho!

  16. Boa tarde, gostaria de saber cores de terno e gravata para usar comuma camisa roxa em um casamento, mas que fugisse um pouco do tradicional, vlw.

    • Marcos,
      os básicos: preto, marinho ou cinza chumbo. A gravata pode ter o mesmo tom da camisa, mas com listras em outras cores, assim o visual não fica muito chapado.
      Abs.

    • Gustavo,
      pode ser a preta que é neutra e combina com tudo ou algum tom semelhante ao da camisa mas mais escuro. Também pode investir em um modelo que com micro padrão que traga em sua estampa uma gama de vermelhos que façam um tom sobre tom com a camisa.
      Abs.

  17. Ricardo gostaria de saber se uma calça cinza chumbo social combina com qualquer camisa social de cor clara ou escura? tipo: sapato social preto, cinto preto, calça cinza chumbo e a camisa qualquer cor?

    • Luan,
      em casamentos o melhor é ficar nas cores mais discretas como marinho, preto e grafite durante a noite, de dia cores mais claras são aceitas, mas aí o vinho não entra também.
      Abs.

  18. Boa Noite, Ricardo!

    Seria inadequado ir ao um casamento à noite só com colete social + gravata slim, mas sem o terno? Se não, gostaria de saber que tipo de colete social( mais aberto ou fechado em cima) combinaria com uma gravata slim, e também dicas de cores e tipos de camisas sociais para moreno escuro. obg!

    • Lucas,
      o casamento pede o terno ou costume, se você for só de colete vai ficar parecendo que esqueceu o paletó em casa. A gravata slim deve combinar com o terno/costume, se o caimento for slim, use-a sem problemas, se for tradicional, opte pela gravata convencional. Para pessoas bem morenas um cor que costuma ficar bem é o rosa bem claro, se você não gosta dessa cor pode ir de branco mesmo, é comum, mas elegante e clássico. É difícil falar sobre escolher roupas pelo tom da pele, no Brasil existem dezenas de variações de tons graças a nossa miscigenação, temos muitos tipos de moreno escuro, o ideal é visitar uma loja e provar algumas cores de camisa e prestar atenção em qual destaca mais seu rosto.
      Abs.

    • Rodrigo,
      a melhor escolha é sempre uma camisa clara, o visual black on black é muito perigoso, nem sempre fica bem e não é aconselhável para festas de casamento e formaturas.
      Abs.

    • Luck,
      na maioria das vezes eu não aconselho o terno preto com camisa preta, me lembra roupa de segurança de boate e, para funcionar, as peças tem que ter muita qualidade e estilo, qualquer deslize põe tudo a perder. Uma camisa branca ou de alguma cor bem clara fazendo tom sobre tom tem um resultado bem mais agradável.
      Abs.

    • Fernando,
      se for uma pessoa muito encorpada o costume slim fit pode ficar desproporcional, talvez seja melhor optar pelo corte tradicional. O mesmo vale para a camisa.
      Abs.

  19. Bom dia, Ricardo.

    Vou em casamento no final do mês. Tenho um terno preto, pensei em usar uma camisa branca com listras finas e gravata vermelha lisa, num tom mais vivo. Vai ficar bom?

    Meu sapato é um marrom mais escuro, tudo certo se eu usar essa combinação.

    Obrigado.

    • Rodolfo,
      em eventos assim o mais indicado é usar um sapato preto, o sapato marrom é considerado casual e inadequado para o terno preto. No restante o look está ótimo.
      Abs.

  20. Bom dia Ricardo,

    Tenho um casamento num final de semana e gostaria de saber qual cor de gravata e camisa combinam com uma pele mais morena. O terno que tenho é preto e o sapato tambem.

    No mais, o texto foi excelente e eclarecedor, parabéns !

    Abraços

    • Victor,
      os morenos costumam se beneficiar de cores fortes, portanto você pode escolher uma camisa branca com uma gravata de cor bem forte ou fazer o tom sobre tom, com uma camisa clara (rosa, lilás, azul) com uma gravata com uma cor mais vibrante como vermelho, roxo ou marinho. Como o terno é preto você pode combiná-lo com qualquer matiz que te agrade.
      Abs.

    • Lucas, você pode usar camisas lisas, ou com xadrez pequeno, no caso das listradas, evite aquelas cuja listra parece o padrão do terno, prefira as mais grossas ou com menor espaçamento entre as riscas.
      Abs.

  21. BOA TARDE AMIGO TENHO ALGUMAS DUVIDAS CRUEIS AO COMBINAR TERNO CAMISA E GRAVATA.
    MAS DESSA VEZ GOSTARIA DE SABER TENHO UM TERNO CINZA NÃO CLARINHO CINZA MAIS FORTE E QUERO COLOCAR COM UMA CAMISA ROSA QUAL COR DE GRAVATA FICARIA LEGAL PRA MIM USAR.

    JUNINHO
    SÃO CARLOS – SP

    • Olá Juninho,
      a melhor maneira de lidar com este tipo de impasse é fazer o tom sobre tom, ou seja, usar uma gravata da mesma cor da camisa, só que em um tom mais escuro, neste caso pode ser vermelha.
      Abs.

    • Thiago,
      comece trocando as camisas, são tons muito escuros para um casamento, escolha um azul bem claro, rosa ou lavanda e combine com gravatas na mesma cor, mas em um tom mais escuro, como foi aconselhado no texto acima, ou seja básico e aposte em uma camisa branca combinada com uma gravata que te agrade, afinal o traje está neutro e permite um acessório de qualquer cor, desde que seja sóbrio.
      Abs.

    • Lucas,
      Como eu disse no post acima, a melhor solução é usar tom sobre tom, ou seja, camisa azul clara com gravata azul marinho, mas ela não precisa ser lisa, se quiser pode usar as listradas, desde que o azul esteja presente.
      Abs.

    • Pedro,
      troque a camisa, use uma cor bem clara, vermelho e preto só na festa do Flamengo. Quanto a gravata, combine segundo as dicas do post que você não vai errar.
      Abs.

    • Angelo,
      o terno bege é neutro, a cor da gravata vai depender da camisa, se for branca você consegue combinar com qualquer uma, se for de algum tom bem claro o melhor é repetir a cor na gravata, mas em um tom mais escuro.
      Abs.

    • Elucimar,
      usar o traje social sem o paletó dá aquela impressão de que você esqueceu uma peça em casa, além de perder muito de sua elegância. Em alguns ambientes de trabalho até é aceitável, mas em festas não é recomendado.
      Abs.

    • Marcos,
      o preto e o cinza são neutros, então não têm problema com a gravata vermelha, o problema é que o visual pode ficar pesado demais. Troque a camisa cinza por uma branca, funciona bem e dá leveza ao visual.
      Abs.

  22. Ricardo to precisando de uma opinião. Vou participar de um coral que vai usar camisa azul marinho e colete preto. Para gravata, vc acha que ficaria bom uma gravata no ton de azul meia-noite nâo lisa? E usar esse traje com gravata borboleta ficaria bom?

    • Andrew,
      uma gravata marinho deve funcionar bem, assim você combina com os detalhes e não sobre carrega o visual com violeta. Aliás essa é uma dica que nós já demos aqui: quando estiver com uma camisa estampada combine a gravata com alguma cor presente na estampa.
      Abs.

  23. boa noite
    vou ser padrinho de casamento o casamento vai ser durante o dia tenho um terno rica de giz preto sapatos pretos e gostaria de usar uma camisa vermelha qual gravata seria a cor ideal ou deveria usar outra camisa vinho , roxa, branca com listras azuis finas.

  24. Boa tarde, Ricardo.

    Tenho um terno cinza médio. Gostaria de usar uma camisa azul marinho, porém estou com dificuldade de combinar uma gravata. O evento é um casamento noturno.

    Quais as cores possíveis para a gravata? Posso combinar com cores um pouco mais claras do que a camisa, tipo um cinza ou um azul mais claro do que a camisa?

    • Cristiano,
      o ideal para um casamento noturno seria um terno grafite, mas caso não esteja em condições de comprar um costume novo, dá para quebrar um galho com o cinza médio, porém uma camisa clara com uma gravata escura seria bem mais aconselhável.

      Também é possível fazer um tom sobre tom ao contrário, com a camisa escura e a gravata mais clara, mas não é considerada uma combinação das mais elegantes para um evento deste tipo.

      Abs.

  25. Olá! Irei me formar no final deste ano, meu terno é chumbo bem escuro e a camisa é vermelha escura(praticamente vinho); gostaria de saber qual cor de gravata ficaria melhor?

    Obrigado pela atenção

    • Luiz,
      como tanto a camisa quanto o terno são escuros e neutros, você pode escolher qualquer coisa desde que seja também em tom escuro como violeta, vinho, marinho, além do vermelho puro que tende a combinar com tudo.
      Abs.

    • Alan,
      até pode usar, mas não em eventos que peçam um traje formal, como casamentos e formaturas, nesse caso o melhor é ficar mais próximo do clássico, usando uma camisa clara e uma gravata escura.
      Abs

  26. Caro Ricardo, desde já, agradeço sua disponibilidade e sua solicitude quanto à reposta de uma dúvida minha anteriormente, porém, tenho outra questão: tenho uma camisa rosa pink “forte”, com a gola branca, posso usa-la com um terno preto e uma gravata preta em um casamento?

  27. Boa tarde,

    Vou ser padrinho de casamento e a madrinha (minha esposa) vai com um vestido cor coral.

    Meu terno é preto e ela quer que a gravata combine com o vestido, sendo assim utilizarei uma gravata cor coral, a dúvida é:

    – Que camisa combina com a gravata coral, além do branco ou de tom sobre tom.

    • Olá Israel,
      em primeiro lugar quero deixar claro que não há nenhuma obrigação do homem combinar seu traje com o da sua acompanhante, na verdade muita gente considera isso cafona, como não fere o dress code do evento, não acho errado, mas também não incentivo. 😉

      Neste caso acredito que uma camisa branca seja a melhor opção, o traje vai ficar austero, mas a gravata em uma cor mais viva vai garantir um toque de leveza.

      Abs.

  28. Bom dia, gostaria de sanar uma dúvida: Irei a um casamento logo mais e tenho duas camisas, uma cor vinho bem escura e a outra com características de xadrez(leve em forma de quadrados) de cor azul marinho predominante e branca em pequenas proporções(dentro dos quadrados), vestiu melhor a primeira opção, uma dica de gravata para esta?(receio que a gravata preta iria ficar pesado. Tratando-se da segunda opção de camisa, sugestão para gravata ou sem iria cair bem? Obrigado, aguardo resposta!

    • Pedro,
      preto com vermelho não é uma combinação considerada adequada para um casamento, escolha uma camisa clara ou até branca e uma gravata em tom mais escuro, como foi dito no texto.

      Abs.

  29. O baile da minha formatura de 3º ano do EM está chegando e não tenho idéia do que usar. Tenho um terno preto meio marrom escuro. o que vc acha melhor pra blusa e gravata?

  30. Ricardo, bom dia!
    Vou a um casamento à noite.
    Estou em dúvida na escolha da gravata.
    Não usarei terno e sim um Bläser cinza ou preto.
    A calça será de sarja, slim na cor cor azul marinho, assim como a camisa.
    Gostaria de usar também uma gravata slim, porém estou em dúvida na cor!
    O que você me sugere?
    Obrigado
    Inácio

    • Inácio,
      você pode optar por uma gravata em um tom mais claro do que a camisa ou em um tom contrastante como marrom,laranja queimado, vinho ou vermelho. Alguns tons de verde também podem funcionar, mas nesse caso você tem que experimentar a gravata com o restante da roupa para saber se vai mesmo funcionar.

      Aqui cabem 2 alertas:

      1 – Não é aconselhável usar uma camisa escura em casamentos, a clássica branca ou alguma outra cor bem clara como azul, rosa ou lavanda sempre caem melhor para a ocasião.

      2 – Você dispensou o terno, mas é bom ressaltar que isso só deve ser feito se o dress code do evento liberar trajes casuais, caso contrário o terno ou o costume ainda são a roupa ideal.

      Abs.

Deixe uma resposta