Dress Code: Cuidado Com o Casual Friday em 9 Passos

06/05/2013 4 Comentários por

casual_friday_dress_code

O “casual friday” foi criado nos Estados Unidos na década de 70 como uma maneira de descontrair os empregados no último dia da semana e motivá-los a trabalhar quando a grande maioria, provavelmente, só pensava no churrasco de hamburger do domingo.

Apesar dessa liberdade cedida no ambiente de empresarial, sempre há o grande perigo de interpretá-la de maneira errada optando por roupas que podem ser improprias, mesmo no seu dia casual, algo que pode prejudicar sua imagem profissional, a menos que você siga as dicas abaixo:

1 – Não exagere no quesito casual

Casual não significa que você pode vestir uma bermuda cargo e um par de crocs, se sua empresa tem um dress code rígido dê uma aliviada apenas, troque a calça de alfaiataria por um jeans, o paletó por um blazer casual e a camisa branca por uma listrada ou com um padrão em xadrez pequeno. Se o ambiente é muito sério e conservador, há quem não abra a mão nem da gravata, até nesses dias.

2 – Seja discreto

Mesmo em uma combinação casual, cores sóbrias e/ou amenas vão te dar um ar profissional que você não deve dispensar. Azul marinho, cinza, cáqui, bege e marrom são boas bases para um look comportado, mas confortável e estiloso.

3 – Manere no jeans

Quando pensamos em casual o jeans parece a primeira opção, mas ele deve se restringir a calças sem grandes lavagens (foto) ou detalhes espalhafatosos e camisas leves, ou uma ou outra, nada de jeans com jeans. As jaquetas em denim, por exemplo, tem um estilo muito juvenil e relax para um ambiente de trabalho, prefira algo em sarja com um corte bem feito ou até mesmo um casaco sem muito volume.

4 – Evite as camisetas

Você pode optar por uma camisa estilosa ou uma bela pólo, ambas vão deixá-lo alinhado, já camisetas, especialmente as que possuem estampas pouco discretas, não são apropriadas para o escritório. Use-as, no máximo, por baixo de outra peça.

5 – Mantenha os acessórios úteis

Não é porque você está no seu dia casual que vai aparecer segurando todos seus pertences debaixo do  braço. O ideal aqui é usar uma pasta mais durante a semana e trocar por uma carteiro em couro na sexta, mantendo a organização de seu material e facilitando seu transporte.

6 – Livre-se dos acessórios inúteis

Colocar uma roupa casual para trabalhar não significa que você pode finalmente aparecer na “firma” usando aquela correntona de prata no pescoço. Um bom relógio será seu companheiro sofisticado que pode receber companhia de um belo cachecol ou até uma pulseira discreta.

7 – Não faça intercâmbio de roupas

Já falamos sobre isso, mas não custa reforçar: usar as peças de seu terno em separado pode desgastá-las de maneira desigual. Se a idéia é usar um blazer, não pegue o que veio com o costume, aumentando seu tempo de uso, invista em um modelo mais esportivo e faça as coisas do jeito certo.

8 – Sapatos… sempre!

Com sapatos, mesmo que os mais casuais, você está sempre elegante. Então para que arriscar?

9 – Preste atenção na imagem da empresa

Por mais que seus colegas insistam que não tem nada demais em vestir a camiseta do time preferido na sexta feira, o melhor é ignorar este tipo de idéia e basear-se na imagem que a empresa quer passar para o público, mantendo este perfil sempre, isso te ajudará a ter um panorama de opções de roupa fora dos dias onde o formal é regra.

Peças para se ter sempre:

  • Camisas com micropadrão, xadrez pequeno ou listradas;
  • Pólos;
  • Calças em algodão ou alfaiataria
  • Cardigans e malhas leves para sobrepor;
  • Cachecóis e luvas de couro para os dias de frio;
  • Pasta nos dias normais e uma bolsa em couro (de preferência preta ou marrom escuro) para a sexta;
  • Blazers em sarja, lã fria ou tweed;
  • Um relógio para todos os momentos;
  • Jeans escuros com pouca ou nenhuma lavagem.

O que evitar:

  • Camisetas;
  • Correntes, jóias e afins;
  • Calçados esportivos e com muita informação visual;
  • Gravatas com estampas engraçadinhas;
  • Qualquer coisa com estampa engraçadinha;
  • Casacos com muito volume;
  • Jeans detonados.

Opinião do autor:

Sabemos que muitas das empresas que adotam o casual friday não são tão formais assim, entretanto elas se sentem na obrigação de dar uma folga para seus funcionários quando o assunto é o traje de trabalho, permitindo que o indivíduo expresse seu estilo e personalidade. As dicas acima foram pensadas com base em um ambiente em que terno e gravata é obrigatório, mas muitas delas são universais, pois tratam-se de cuidados com a sua imagem e ajudam a expressar como você quer ser visto e respeitado profissionalmente.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “Dress Code: Cuidado Com o Casual Friday em 9 Passos”

  1. Tiago says:

    E o cinto? Por que não optou por ele?

  2. Dieison says:

    Não se se estou errado, mas achei o uso do cachecol um pouco exagerado, sei lá, muito colorido. (foto)

    • Ricardo says:

      Dieison,
      o cachecol da foto é composto por tons sóbrios e até cores neutras, para um casual friday está coerente, mas nada impede de optar por uma peça de cor única e neutra como preto ou cinza, o importante é sair do óbvio e não passar frio.
      Abs.

Deixe um comentário